terça-feira, 28 de agosto de 2018

"Ser sal e luz" (Mt 5, 13-16)

Neste inspirador Ano Nacional do Laicato, o último domingo de Agosto que é dedicado aos leigos e leigas atuantes na vida da Igreja teve um olhar e um brilho especiais. Através do Concílio do Vaticano II, homens e mulheres passaram a atuar mais na Igreja nas diversas pastorais que cada Paróquia cria e engloba para contar com o auxílio dos leigos. 
A Paróquia/Santuário de Nossa Senhora de Nazaré rende graças a Deus pela participação de inúmeros leigos que atuam nas mais diversas pastorais da Igreja e contribuem imensamente para o bom êxito de todas as atividades paroquiais. Pastorais e Movimentos do Santuário.
Por providência, a liturgia do 21º Domingo do Tempo Comum retratou em sua primeira leitura sobre a iluminada fala de Josué: "Eu e minha casa serviremos ao Senhor" (Js 24,5) ressaltando a atuação da família Igreja povo de Deus na propagação do Reino aqui na Terra. Na Segunda leitura, São Paulo falou sobre a cabeça da Igreja que é Cristo a quem todos devem seguir e se inspirar. 
A Igreja, em suas inúmeras atividades laicais deve procurar sempre levar os fiéis ao conhecimento de Cristo, seja na Palavra (Ministério da Palavra), na formação (Catequese, Curso de Noivos), nos sinais da presença de Deus nos sacramentos (Pastoral do Batismo), na presença de Cristo perpetuada na Eucaristia (MECE), no serviço aos fiéis (Pastoral da Acolhida, Sociedade de São Vicente de Paulo, Ceb's), na oração (Grupo de Jovens, RCC, Apostolado da Oração, Terço dos Homens e das Mulheres), na canção (Ministérios de Música), no serviço à sociedade (Pastoral Ecológica), no zelo pela casa do Senhor (Confraria de Nossa Senhora de Nazaré, Pastoral do Dízimo, Ministério do Acolitato), atravessando as fronteiras do mundo através da comunicação cristã e autêntica e levando às comunidades o Cristo peregrino (PASCOM, Cenáulo com a Rosa Mística) e nas tantas outras atividades que podem ser realizadas para que os homens se encontrem com Deus em seu dia a dia. 
A Virgem de Nazaré é o grande exemplo do serviço ao Deus em meio aos homens. Ela aceitou o plano salvífico do Senhor e fez com que o Cristo viesse ao mundo. Nossa Senhora não negou auxílio à sua prima Isabel e apresentou o Cristo a todos aqueles que gostariam de vê-lo e adorá-lo como fez com os pastores e reis magos.
A servidão e Maria e o modelo que ela é para os leigos e leigas serão meditados no 154º Jubileu de Nossa Senhora de Nazaré a iniciar-se no dia 30 de agosto. O tema dessa grande festa será: "Maria de Nazaré, a primeira discípula, é modelo para os leigos se serviço ao reino de Deus". E o convite que tem a programação para as festividades da padroeira faz uma grande homenagem aos leigos engajados na vida da Igreja. Confira clicando AQUI
O último domingo de agosto é dedicado ao Catequista, esse importante leigo que ajuda os cristãos em sua formação e iniciação cristã. Os catequistas de Crisma e Primeira Eucaristia em suas diversas etapas participaram da Santa Missa das 10h30min e receberam uma bênção especial para continuaram nessa Missão de serem como um cupido entre o catequizando e Jesus Cristo.
"Não percamos o brilho, não percamos o sabor. Mesmo em tempos difíceis, sigamos firmes com nosso trabalho, tendo Cristo, aquele que é Rei do universo, mas se fez lavador de pés, servidor dos pobres e promotor da vida, como modelo a ser seguido." ( Pe José Antônio de Oliveira – Assessor do Conselho do Laicato da Arquidiocese de Mariana (CLAM))
"Um evangelizador não deve ter constantemente uma cara de funeral" (Papa Francisco, Evangelli Gaudium)
Matéria: Rodrigo Augusto
Fotos: Rodrigo Augusto e arquivos da PASCOM

Nenhum comentário:

Postar um comentário