quarta-feira, 2 de janeiro de 2019

Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus

“Ave Maria, gratia plena. Dominus tecum.”
(“Ave Maria, cheia de graça. O Senhor é convosco.”) (Lc 1,28)
Depois de ter aguardado ansiosamente nove meses chegou a hora tão sonhada de ter em seus braços aquele que foi anunciado por João Batista como o salvador da humanidade. A maternidade divina de Maria foi proclamada em 431 no concílio de Éfeso. Maria é a mãe de Deus.
Quando é criado um dogma de fé como este que afirma que Maria é a mãe de Deus ele passa por vários anos de estudo para que este mesmo não tenha nenhuma possibilidade de ser quebrado. Todos as pessoas são obrigadas a acreditar nos dogmas como se estivessem escritos e confirmados na Bíblia.
Quando Nossa Senhora visita sua prima Santa Isabel ela já é saudada como a mãe do Salvador nestas palavras “donde me vem esta honra de vir a mim a mãe do meu Senhor?” Nossa Senhora é a Rainha, coroada de doze estrelas e sendo mãe de Deus também é mãe de todos os povos. O anúncio de Maria como mãe possui uma alegria tão grande que chega a contagiar Deus, os anjos, Jesus Cristo e a todas as pessoas que amam e reconhecem que Maria é a “tota pulchra” (“toda bela”), a escolhida de Deus.
Para celebrar a Virgem Maria como mãe de Deus a comunidade paroquial de Nossa Senhora de Nazaré, de Nazareno, se reuniu em três missas, na véspera do ano novo às 20h e no dia 1º às 10h30min e às 20h. As missas foram presididas pelos padres Rondineli e Juvenal Vaz que em suas homilias falaram sobre o amor de Deus por cada um de seus filhos.
Nas vésperas da solenidade, os paroquianos guardados pela Mãe de Deus, Virgem de Nazaré, se reuniram para agradecer o ano que se passou e suplicar do Pai celeste as bênçãos para o ano novo que já despontava.
A primeira Missa do ano de 2019, aconteceu na Igreja do Rosário e foi presidida pelo Monsenhor Juvenal que em sua homilia disse que Nossa Senhora deu a carne para Jesus e Deus deu a divindade e desejou a todos as bênçãos de Deus que são narradas no livro dos números e proclamada nas liturgia da Santa Mãe de Deus.
O dua de guarda foi encerrado com a Santa Missa às 20h, no Santuário, também presidida pelo reverendíssimo Monsenhor Juvenal que contou com a participação de muitos paroquianos e visitantes movidos pela graça que Deus deu ao mundo, seu único filho nascido de Maria.
Dom Henrique Soares, bispo de Palmares-PE, explica que Maria é a mãe de Deus filho e jamais de Deus pai e de Deus Espírito Santo. Se Jesus é Deus então pode-se dizer com toda a certeza que ela é a mãe de Deus. Negar que Maria é a mãe de Deus é negar que Jesus é Deus. Ele nasceu de uma mulher. É Homem-Deus.

Matéria: Josiédson Pereira.
Fotos: Francisco Miguel, Karine Santos, Rodrigo Augusto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário