domingo, 13 de janeiro de 2019

Solenidade do Batismo do Senhor


Batizado o Senhor, os céus se abriram e o Espírito Santo pairou sobre ele sob a forma de pomba. E a voz do Pai se fez ouvir: Este é o meu Filho muito amado, nele está todo o meu amor! (Mt 3,16s).
A Santa Igreja marca, através da Solenidade do Batismo do Senhor, o encerramento do clico do Natal. E esta grande festa, onde todos contemplam a revelação de Jesus aos judeus com a frase dita pelo próprio Pai celeste: "Eis o meu filho amado, nEle coloco todo o meu bem querer" (Mt 3,16), foi marcada nas terras nazarenenses através da celebração dos Batizados.
Crianças receberam através da unção no peito e na testa a identidade de cristãos, novas criaturas semelhantes ao Cristo que caminharam no mundo nas pegadas deixadas por Jesus.
O Batismo de Jesus é uma manifestação do sentido de sua missão: ser amor. Por isso, se manifesta o Espírito, que é o Amor. O Batismo dos cristãos tem essa característica: entrar nesse movimento do amor. Inicia-se uma transformação. Por isso, não é só m rito, uma água que jorra. Através do Batismo, todo o povo de Deus recebe também a missão de ser sal e luz do mundo.*
A celebração do Batismo aconteceu no domingo (13) às 9h, no Santuário de Nossa Senhora de Nazaré e foi presidida pelo pároco. As crianças levadas pelos pais e padrinhos até a pia batismal nasceram para uma Igreja Missionária por isso é dia de festa e de júbilo. Nas terras marianas, os neo-batizados foram consagrados a Virgem de Maria para que guiados pelo exemplo da primeira cristã sejam imitadores de Nosso Senhor Jesus Cristo nesse mundo que tanto necessita da luz que ilumina o caminho e ajuda a todos a seguir.
 Registros fotográficos: 
 Dai-nos, ó Pai, a graça de ouvir fielmente o vosso Filho amado, para que chamados filhos de Deus, nós o sejamos de fato.

Matéria: Rodrigo Augusto.
* Texto do folheto Deus Conosco com autoria de Pe. Luiz Carlos de Oliveira.
Fotos: Anna Luíza Oliveira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário