terça-feira, 16 de fevereiro de 2021

QUARESMA.


Convertei-vos a mim de todo o vosso coração; e isso com jejuns, e com choro, e com pranto. (Jl 2:12-13)

A solenidade cristã mais importante é o Tríduo Pascal, em vista disso, a Quaresma antecede a Páscoa, pois esses 40 dias nos fazem preparar dignamente para a memória celebrativa de um grande único mistério: a morte e a ressurreição do Senhor Jesus.

A Quaresma é um tempo de conversão e penitência, o período se inicia na Quarta-Feira de Cinzas, no qual ocorre uma cerimônia onde os presentes recebem a imposição de com um pouco de cinza proveniente de ramos queimados. Esses ramos são abençoados no ano anterior no Domingo de Ramos.

Durante 40 dias, somos obrigados a participar de um grande retiro, tempo privilegiado de conversão e combate espiritual, de jejum medicinal e caritativo. Devemos, acima de tudo, escutar a Palavra de Deus.

O período quaresmal se encerra na Quinta-Feira Santa, antes da Missa de lava pés, já que dentre os 40 dias não são contados os domingos, pois nesse dia não se faz penitência.

 

CURISOSIDADES E FATOS SOBRE A QUARESMA.

A expressão “Quaresma” é originária do latim, quadragesima dies (quadragésimo dia). Na Bíblia, o número quarenta é frequentemente citado, para representar períodos de 40 dias ou 40 anos, que marcaram fatos importantes. Alguns exemplos são: 40 dias de dilúvio da Arca de Noé; 40 dias de Moisés no Monte Sinai; 40 dias de Jesus no deserto, antes do início do seu ministério; 40 anos de peregrinação do povo de Israel no deserto.

. A Igreja nos propõe, na Quaresma, o jejum como uma maneira de nos educar, de aprendermos a dominar o nosso corpo e também as nossas inclinações. A penitência é uma reorientação radical de toda a vida, um retorno, uma conversão para Deus de todo o nosso coração.

. Cobrir as imagens de santos e outros ícones sacros durante a quaresma é fundamentado no luto pelo sofrimento de Nosso Senhor Jesus Cristo, levando os fiéis a uma reflexão profunda, ao contemplar estes objetos sagrados cobertos do roxo, cor símbolo da tristeza, dor e penitência.


. Existe também a Quaresma de São Miguel, foi criada por São Francisco de Assis. É um período que se inicia dia 15 de agosto e se encerra dia 29 de setembro, é uma época de jejuns e orações, inspirado pelo Arcanjo Miguel.

  Que nossa Quaresma seja útil, que fique de pé, revendo nossos relacionamentos com Deus e com nossos irmãos e irmãs. Devemos refletir, ficarmos mais próximos do Senhor, fazendo sacrifícios, perdoando, arrependendo de nossos pecados e usando esses 40 dias para CONVERTER!



Nenhum comentário:

Postar um comentário