segunda-feira, 22 de março de 2021

Primeiro dia do Setenário das Dores de Maria Santíssima

Neste sábado, 20 de março, deu-se início as celebrações do Setenário das Dores de Maria Santíssima, na paróquia de Nossa Senhora de Nazaré. O primeiro dia foi marcado pela Santa Missa às 18h no Santuário, e em seguida deu-se início aos ritos do Setenário. As celebrações estão acontecendo sem a presença dos fiéis, somente com transmissão pelo Facebook e pela rádio. 
Pe. Márcio foi o presidente das celebrações, e em sua reflexão disse que a todos que o caminho de Nossa Senhora é um caminho de luz, e essa luz que a guia é Deus Todo Poderoso. Maria caminha sob a palavra do anúncio de Deus, e seus passos não foram em vão pois quem caminha sob a palavra do Evangelho não caminha atoa, e durante seu caminhar descobre assim o seu destino.

Maria acolheu a missão de Deus, e carregou Jesus a quem Ele confiou para guiá-lo. Nos braços carregou Jesus e no coração certezas e agonias. As certezas nos dão ânimo, e nos movem para construir a nossa história. E Maria carrega a certeza da missão belíssima Deus, a certeza de um compromisso tão grande. As agonias também fazem parte do nosso ser, elas afligem a todos. Nem mesmo o Senhor foi poupado dos sacrifícios, mas isso não significa derrota. Maria não foi poupada de nada, sofreu como todos, até mesmo como Jesus, "A cruz não significou derrota para Jesus, mas significou fidelidade até o fim", disse Pe. Márcio.

O sacerdote também disse que os sofrimentos pelos quais todos passam, são significados de que estão no caminho, pois, "quem não ama não conhece a cruz".  Maria levava Jesus ao templo sagrado em Jerusalém, e lá procedeu a sua educação. Ela fez de Jesus assíduo na oração e nas festas do templo, como por exemplo a Páscoa.


O padre terminou dizendo que a cada Santa Missa, também se recorda o gesto de Simeão, ao qual apresenta Jesus ao Pai. E Maria ergue as mãos em prece, e por isso ela nunca ficou sem Jesus, e este gesto foi perpetuado na Igreja, quando erguemos as mãos e dizemos: "Ele está no meio de nós". A espada que Maria recebeu segunda a profecia de Simeão, foi uma consequência de uma vida cortada para o amor, e somente quem ama é capaz de fazer isso.

Nossa Senhora das Dores, rogai por nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário