sexta-feira, 13 de outubro de 2023

4ª Romaria a Pé Para a Imagem de Nossa Senhora Aparecida

 Nesse dia 12 de outubro, a Paróquia Santuário Nossa Senhora de Nazaré realizou sua 4ª peregrinação a pé para a Imagem de Nossa Senhora Aparecida às margens da BR 265. Desde o início, o movimento reúne centenas de peregrinos, não apenas de Nazareno, mas também das regiões vizinhas. A participação e devoção da comunidade  têm sido cada vez mais expressivas.

A caminhada mobiliza toda a comunidade nos preparativos e durante o evento, com todos gratos por poder oferecer sua ajuda. Durante a caminhada, os participantes encontram momentos de oração, silêncio e conversa. Cada grupo de peregrinos aproveita o trajeto à sua maneira. Na chegada, todos desfrutam de um café da manhã, resultado da partilha da comunidade. Em seguida, ocorre o momento ápice: a Eucaristia. Cada pessoa se aconchega como pode ao redor do altar, aos pés da Imagem.

Na homilia, Padre Mácio trouxe o simbolismo presente na Imagem de Aparecida. Ela foi encontrada quebrada, com o corpo separado da cabeça. Ao se encaixar perfeitamente, representa a união do cristão em Cristo. A cor negra manifesta a diversidade e beleza de Deus expressas em cada rosto humano. O ventre elevado é um sinal da gravidez que proporcionou a Encarnação de Jesus, Deus que caminha em meio à humanidade. As mãos unidas representam a oração, uma prática importante na vida diária e que Jesus mesmo não dispensava, pois a oração é o primeiro ato da Igreja. O manto azul, cor do céu, mostra a santidade de Maria e sua união com Deus, simbolizando o encontro da imagem num cruzamento, o Vale do Paraíba, lugar de encontro das várias regiões do país. Isso simboliza o chamado para o encontro e a comunhão.

Todos puderam rezar, oferecendo preces de súplica e gratidão, e retornam para suas casas desejando mais um ano de bênçãos e saudosos dessas horas de caminhada, oração e partilha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário