terça-feira, 19 de julho de 2016

Infinitas graças vos damos, Soberana Rainha

A comunidade paroquial da Jaguara festejou nos dias do mês de Julho sua padroeira, Nossa Senhora do Carmo. Fé, amor , simplicidade e afeto marcaram a festa que teve início dia 07 e findou-se com o dia consagrado à Virgem Maria, sábado dia 16. O Ministério Extraordinário da Comunhão Eucarística participou afetivamente da Novena preparatória levando aos habitantes da Jaguara e demais visitantes a graça do alimento salutar que é o Corpo de Cristo. Todos os dias membros do Ministério realizavam na Capela dedicada à Virgem do Carmelo a Celebração da Palavra com distribuição da comunhão. No sábado, (9), o seminarista Renan celebrou a novena junto aos devotos ali reunidos. Foram dias de grande espiritualidade e partilha da Palavra de Deus enriquecendo e preparando o coração dos homens para se transformar em sacrários vivos de Jesus.

O Tríduo preparatório teve início No dia 13 os sacerdotes agiram in persona Christi e presidiram as celebrações da Santa Missa. Monsenhor Juvenal, Padre Sílvio Firmo e Padre Admilson proferiram palavras de conselho e meditação da Sagrada Escritura. Firmados pelo exemplo de Maria, os devotos deixavam a singela capela repleta de calor humano. As orações da Novena contavam da graça de Deus derramada aos homens no alto do Monte Carmelo, primeiro através das manifestações do profeta Elias e posteriormente pela aparição da Virgem Maria que entregou o escapulário a São Simão Stocky.
O Coração Sagrado de Jesus foi festejado e coroado pelo Grupo Hulma que abrilhantou a Festa como uma maravilhosa apresentação fazendo com que os olhos se voltassem para o cuidado com o planeta, casa comum. São Vicente de Paulo, discípulo da caridade e da Misericórdia foi lembrado no dia 15, sua procissão e memória feita na Santa Missa exaltam a devoção popular ao santo que passou pelo mundo dando de comer aos homens e acolhendo os necessitados.
A Igreja consagrou o dia 16, à Nossa Senhora do Carmo e a comunidade rural festejou com alegria a Rainha do Céu. As ruas estavam enfeitadas e pintadas para que a Mãe de Deus passasse por ali, encantavam os olhos as velas acessas e os ornamentos preparados pelos próprios moradores. Padre Rondineli presidiu as duas celebrações do dia, as 13h e às 19h, visto que a última aconteceu após a procissão com a veneranda imagem de Nossa Senhora. A liturgia fazia com que o amor de Deus para a humanidade fosse perceptível por meio das qualidades da Menina de Nazaré que alcançou graça diante do Senhor e cantou a Ele o mais lindo cântico de Louvor.
A bênção e queima da tradicional fogueira finalizou a festa que com certeza deixou marcas naqueles que dedicaram um pouco do seu tempo para preparar e participar desses dias tão preciosos da comunidade da Jaguara.
"Em Fátima apareceu para os pastorinhos, em Lourdes para os doentes, no Carmelo, Ela veio mostrar que está junto às almas padecentes no purgatório. Tudo isso pra ficar mais perto de nós" !


Matéria-Rodrigo Augusto
Fotos - Cássia Pereira e João Vitor Abreu

Nenhum comentário:

Postar um comentário