segunda-feira, 4 de julho de 2016

Solenidade dos Apóstolos Pedro e Paulo


No domingo,03, a Paroquia/Santuário Nossa Senhora de Nazaré, celebrou, com toda a Igreja, a Solenidade de São Pedro e São Paulo.Dois grandes Apóstolos considerados colunas da Igreja Católica.Na figura de Pedro, como escolhido por Jesus para dar continuidade a seu pastoreio, está representada a unidade da Igreja.Em Paulo,grande pregador do Evangelho, encontra-se a dimensão do anuncio do Reino a todos os povos.A Comunidade Paroquial pode refletir sobre o testemunho de fé dos dois Santos e celebrou ainda o Glorioso São Jorge, venerado por muitos, de modo especial por cavaleiros e amazonas da cidade e região. Os destaques da solenidade foram: a apresentação e bênção das imagens restauradas de São Pedro e do Divino Espírito Santo, a animada quadrilha dos crismandos, a procissão em honra a São Jorge e a apresentação dos novos casais da Pastoral Familiar.

Apresentação das Imagens e quadrilha dos jovens
A missa vespertina, celebrada no Santuário às 19h, abriu em grande estilo a Solenidade de São Pedro e São Paulo.A liturgia da Palavra, contendo o testemunho de fidelidade dos Apóstolos do Senhor, alimentou o coração do povo de Deus.Segundo Padre Rondineli, na vida e missão de Pedro e Paulo, o cristão pode encontrar todos os exemplos de que necessita para uma caminhada autentica na fé e para a vivência de um cristianismo sólido e convincente.
Ao final da celebração o Pároco abençoou e entregou a comunidade as imagens de São Pedro e do Divino Espírito Santo. Estas passaram por um serviço de restauração que trouxe de novo a sua beleza e valor artístico.A imagem de São Pedro é uma obra, segundo estudos do restaurador, do final do século XIX. Agora ambas as imagem poderão encantar e elevar o espírito de todos os que buscam inspiração para sua oração.
A alegria da noite pôde ser extravasada, após a missa, junto aos jovens crismandos e seus catequistas. Estes apresentaram um casamento caipira e dançaram uma animada quadrilha. Com muita criatividade e descontração enriqueceram o momento com musicas e coreografias cristãs.Os presentes tiveram ainda outras formas de recreação como pescaria, rifas instantâneas e a gostosa conversa entre amigos saboreando guloseimas típicas do evento.

Procissão de São Jorge

A missa de 10h30min, do domingo, foi celebrada na Igreja do Rosário.Missa sertaneja com a presença dos devotos de São Jorge. As bênçãos de Deus foram invocadas em favor de todos os que lutam contra os dragões da vida.
Sendo também um fiel discípulo do Senhor, este Santo deixa claro que é possível viver os ensinamentos de Jesus mesmo em meio a provações e dura perseguição.Viveu em tempos diferentes dos atuais, mas a mensagem do Evangelho é a mesma em qualquer tempo e circunstância. E os dragões opositores do bem podem assumir em cada tempo uma nova roupagem,porém tem de ser enfrentados com a mesma audácia, em nome de um mesmo Senhor.
Terminada a celebração Eucarística, os devotos acompanharam,à cavalo pelas ruas da cidade, a imagem de São Jorge. Ato de louvor a Deus pelas maravilhas realizadas na vida dos seus Santos. Na porta do Santuário, Padre Rondineli abençoou cavaleiros e amazonas. Foi realizado também um sorteio de brindes.
Apresentação de novos casais da Pastoral Familiar
As celebrações da Solenidade de Pedro e Paulo se concluíram com a missa das 19h no Santuário. Esta celebração contou com a participação especial da Pastoral Familiar, a qual,tem o prazer de acolher 19 novos casais. Estes participaram do ultimo Encontro de Casais com Cristo e agora querem oferecer sua contribuição à edificação da família por meio dessa Pastoral tão necessária na vida da Igreja.
A Proclamação da Palavra ficou à cargo dos membros da Pastoral Familiar.Estes se aproximaram da Mesa da Palavra acompanhados por seus cônjuges. Tal atitude se revestiu de um bonito significado dentro da celebração. A palavra de Deus é o fundamento do lar cristão e juntos, esposa e esposo, devem alimentar-se dela e anuncia-la, não só para os seus, mas também no seio da comunidade.
As famílias unidas em oração, rezaram também pelo Papa Francisco, digno sucessor de Pedro e por todos os Pastores da Igreja. Que a mão do pescador da Galileia, continue guiando os caminhos da Igreja no cumprimento de sua missão.
Matéria e fotos- Cássia Pereira e Carmen Nogueira





Nenhum comentário:

Postar um comentário