terça-feira, 28 de novembro de 2017

Assembleia de abertura do Ano Nacional do Laicato na Paróquia\ Santuário Nossa Senhora de Nazaré por ocasião da Solenidade de Cristo Rei

Com o objetivo geral de celebrar a presença e a organização dos cristãos leigos e leigas, a Igreja no Brasil abre oficialmente na Solenidade de Cristo Rei do Universo o Ano Nacional do Laicato.
Na Paróquia Nossa Senhora de Nazaré a abertura se deu por meio de uma Assembléia Paroquial, que reuniu 176 leigos e leigas dos mais diversos ministérios, movimentos e pastorais, juntamente com o Pároco Reitor Rondineli Cristino. Fábio da Silva, Leigo Engajado da Paróquia do Senhor Bom Jesus de Matozinhos e Presidente da Cáritas Diocesana, assessorou o evento. 
A Assembleia teve inicio às 15h,no salão da Igreja do Rosário com o hino do Ano do Laicato e oração de abertura contemplando o lema: "Sal da terra e Luz do Mundo"( Mt 5,13-14).
logo em seguida Padre Rondineli fez a introdução do tema convocando todos os leigos,"forças vivas da paróquia", a renovação do chamado Batismal para " construir a história mediante o Sacerdócio comum dos fiéis". O Padre fez memoria de tantos paroquianos que deixaram suas marcas na vida da comunidade por meio de uma atuação perseverante e dedicada nos mais diversos setores. " O tom da vida paroquial não seria vivo sem a participação dos leigos e leigas com a diversidade de seus dons e carismas", afirmou padre Rondineli.

Foi apresentada ainda a base documental para as reflexões a longo do ano com enfase no Documento 105 "Cristãos leigos e leigas na Igreja e na sociedade", da CNBB  e no Diretório da Vida Sacramental da Diocese.

Fábio apresentou o trabalho da Cáritas na Diocese explicando sua importância enquanto organismo de ação social da Igreja. O palestrante falou sobre o papel do Católico dentro da Igreja e de sua missão na sociedade, pois a Igreja, partindo do Concilio Vaticano II, é chamada a estar inserida no mundo em suas diversas realidades. 
Para melhor assimilação das explanações foi realizado trabalhos em grupos com apresentação em plenário. 




Houve um momento de confraternização e lanche e assim abastecidos espiritual e fisicamente os participantes da Assembleia caminharam em oração, canticos e muita alegria até o Santuário para a Celebração Eucarística de encerramento das atividades.


Matéria- Carmen Nogueira
Fotos- Karine Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário