terça-feira, 12 de dezembro de 2017

O Céu se encheu de luz, pois vai nascer Jesus

Dias de guarda preparam o coração dos fiéis para a chegada do Natal do Senhor 
Em um tempo onde a preparação para o Natal do Senhor se destacam a vigilância e transformação do coração para que nele o Senhor Jesus encontre uma digna morada. O tempo do advento também é marcado por liturgias poéticas e atuais que, ano após ano, permanece como trilhos para que, quem segui-lo encontre a manjedoura com o menino Jesus o céu cantando as glórias da salvação. 
A liturgia do 2º Domingo do Advento fala sobre os caminhos que precisam ser preparados. A pregação de João Batista, aquele que clamava no deserto para que as veredas sejam endireitadas era ouvida por todos, como um leão que ruge. 
Mais uma vela que se acende na coroa do advento, assim como as luzes podem ser vistas nas casas daqueles que ornamentam suas moradas materiais para o Natal do Senhor. A Eucaristia e os demais sacramentos preparam, portanto, a morada espiritual; o coração. 
A coroa do advento ornada no presbitério do Santuário de Nossa Senhora de Nazaré traz em seu centro a Bíblia Sagrada remetendo ao prólogo do Evangelho de São João, onde o mesmo diz que o Verbo estava com Deus, o Verbo era Deus. Esse projeto, o da encarnação do verbo foi realizado graças ao sim da menina dos olhos do Altíssimo, a Virgem Maria que estampa a capa da Bíblia ao centro da coroa do advento. 
O primeiro caminho a ser preparado para a chegada do Senhor naquela noite venturosa do Natal foi o ventre de Maria. Para que o Filho do Homem encontra-se Mãe que fosse digna dEle, Deus preservou a Virgem Maria da mancha do pecado original, fazendo dela a Imaculada e sua concepção foi celebrada solenemente na Igreja no dia 8 de Dezembro.
A data 8 de Dezembro tem sentido biológico, pois são exatos 9 meses até o dia 8 de Setembro, onde a Natividade de Maria é celebrada. Dia santo de Guarda e Solenidade na Igreja Católica, a Festa da Imaculada Conceição marca o grande início do encontro de Cristo com a humanidade. 
Em nenhuma outra religião, filosofia ou crença, nunca se ouviu dizer de um Deus que tanto se aproximou de seu povo. Deus, na pessoa de Jesus Cristo se encontrou com os homens ao ser concebido no ventre daquela que deu carne ao Verbo Divino. 
Intensificando ainda mais a preparação para o Natal, as festas marianas da Imaculada Conceição e da Padroeira da América Latina colocam Maria como personagem importantíssimo nesse caminho que o coração do homem deve seguir para ser a morada de Cristo nascido em Belém. 
Nossa Senhora de Guadalupe é festejada por toda a Igreja no dia 12 de Dezembro. Sua devoção é enraizada, especialmente, na América Latina onde sua aparição foi registrada no poncho do índio Juan Diego. Seus detalhes são minuciosamente pintados por Deus que quis que naquela singela imagem os povos se reconhecessem na pupila dos olhos de Maria. 
Que a Virgem de Guadalupe, concebida de forma imaculada, ajude a todos nessa caminhada rumo à grande festa do Natal do Senhor 

Matéria: Rodrigo Augusto.
Fotos: Marliere Santos, Rodrigo Augusto.
Foto de Nossa Senhora de Guadalupe disponível em :http://outraspalavras.net/maurolopes/2016/12/page/2/

Nenhum comentário:

Postar um comentário