terça-feira, 26 de dezembro de 2017

Solenidade do Natal de Nosso Senhor Jesus Cristo

E o Verbo divino se fez carne e habitou entre nós 
Entoada solenemente na Santa Missa do Galo às 22h30min, no Santuário de Nossa Senhora de Nazaré, a Kalenda Natalina proclamava o encontro de Deus com os homens na pessoa do Menino Jesus que veio ao mundo em meio ao frio de uma noite santificada e recordada com júbilo nas terras nazarenenses. 
Em nenhuma outra religião ou filosofia, nunca ouviu-se falar de um Deus que se fez tão próximo do seu povo. O amor nasceu em meio aos homens e a eles se igualou. Palhas para deitar e ao seu redor os animais que ali moravam. 
Os anjos cantaram 'amém' quando, aos 25 dias do mês de Março, em Nazaré da Galileia, Maria disse sim ao plano salvífico do Pai onde, por ação do Espírito Santo, ela conceberia em seu ventre o Emanuel, filho de Deus. O Anjo Gabriel acompanhou como sublime mensageiro todo esse mistério da encarnação, desde a anunciação de Maria até a noite santa em que Ele pode entoar "Glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens por Ele amados". 
A estrala do Oriente tremeluziu no céu até que os paroquianos de Nossa Senhora de Nazaré se reunissem no Santuário em três celebrações para que, de forma solene, pudesse festejar o Natal de Jesus. Foram essas, no dia 24 às 22h30min e às 10h30min e 19h do dia 25. 
Padre Rondineli Cristino foi o presidente das 3 celebrações que contaram com a participação de muitos fiéis, sendo que a na das 10h30min do dia 25, as crianças participaram de forma afetiva. 
Após a Missa das 22h30min, no dia 24, a imagem do Menino Jesus foi transladada até o presépio montado com toda dignidade no interior do Santuário. Pelas mãos do pároco e reitor o Menino foi depositado na manjedoura e pode ser venerado por todos que passarem por ali.
São Francisco de Assis foi o primeiro a construir ao ar livre um presépio para que todos pudessem contemplar como teria sido aquela noite santa e venturosa que pastores, reis magos e animais foram à porfia adorarem o Salvador nascido em Belém.
Santa Missa do Galo 
A expressão "Missa do Galo" é específica dos países latinos e deriva da lenda ancestral segundo a qual à meia noite do dia 24 de dezembro, um galo teria cantado fortemente, como nunca ouvido de outro animal semelhante, anunciando a vinda do Messias. 
Santa Missa às 10h30min
Durante os dias da Novena do Natal, as crianças da Catequese junto às demais da redondeza da Igreja de São Sebastião prepararam um teatro sobre o nascimento de Jesus que foi encenado nessa Missa.
Santa Missa das 19h
O presépio construído pelas mãos de muitos paroquianos
Te peço menino Jesus
ponha na mesa de alguém
o que esse alguém sempre quis e não tem
Felicidade também

Matéria : Rodrigo Augusto
Fotos: Cássia Pereira, Karine Santos, Marliere Santos, Pâmella Neri, Rodrigo Augusto.


Nenhum comentário:

Postar um comentário