segunda-feira, 8 de janeiro de 2018

Mesmo sendo Rei, pobre se fez, só por amor

Presépio: o sentido envolvido desde a preparação até a visita dos fiéis

Durante o tempo do Natal é comum virmos nas igrejas o presépio, que tem o sentido de relembrar o Nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo.
Dentre os personagens presentes, está em destaque Jesus, deitado na manjedoura, rodeado em posição genuflexa por Maria e José. Pastores, crianças, e animais compõem a cena secundária.
O presépio de nossa Paróquia/ Santuário de Nossa Senhora de Nazaré buscou neste Tempo do Natal transmitir de forma mais intensa o nascimento do Menino Deus. Para isso dependeu do intenso trabalho de muitos leigos da paróquia, e do pároco Padre Rondineli Cristino, que dirigiu todo a processo de construção do mesmo.  
A capela do Santíssimo deu lugar a um estábulo, preparado conforme um original, estrutura e cercados feitos em bambu e barba de pau, telhado revestido em sapé. Foram colocadas coisas típicas de se encontrarem em lugar desses, como arreios, objetos destinados a plantações, alimentos para animais, cabaças, pedras, plantas, galinhas, ovos e rodas de carroça.
Após toda estrutura pronta, as peças que compõem o antigo presépio foram introduzidas. O Menino Jesus foi introduzido solenemente na noite do Natal. Durante os dias da Oitava até a Epifania, dia em que foram introduzidos os Santos Reis com seus camelos, muitas foram às pessoas que por lá passaram, a sensação é que estamos vivendo aquele momento, devido a sua originalidade.        
 Matéria: João Vitor
Fotos: Pastoral da Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário