segunda-feira, 22 de janeiro de 2018

Não lhe tiraram o estandarte da Fé

Paróquia festeja o glorioso mártir de Cristo São Sebastião
O nome de Deus Pai todo poderoso foi bendito por devotos que agradecem ao Criador por ter colocado em meio aos homens um ser humano diferente, de carne e osso, mas com alma celeste, Sebastião o soldado romano que abdicou de grandes cargos aos olhos dos viventes para lutar no exército de Nosso Senhor. 
No sábado, 20, os paroquianos do Santuário de Nossa Senhora de Nazaré se reuniram na Praça que rodeia a Igreja de São Sebastião para iniciarem os festejos ao grande mártir às 18h30min. A veneranda e belíssima imagem do Santo de Cristo saiu em procissão pelas ruas da cidade para que o povo de Deus professasse sua fé na intercessão do mártir que livra os homens da fome, da peste e da guerra. 
O povo de Nazareno guarda há gerações a devoção a São Sebastião, essa por sua vez, é herança de muitos pais, avós, sitiantes e agropecuaristas que louvam o santo por sua proteção constante. 
À chegada da procissão, no interior da Igreja foi celebrada a Santa Missa pela memória de São Sebastião. Destacava-se a cor vermelha fazendo menção ao sangue que o soldado derramou, pois optou por não abrir mão da fé em Jesus Cristo, nosso Senhor. 
A Santa Missa também foi rezada pela alma do pastor diocesano, Dom Célio de Oliveira Goulart de quem a diocese se despediu na manhã desse mesmo dia 20. 
No final da Santa Missa, houve a bênção do sal e da água e posteriormente o leilão de prendas na porta da Igreja. 
A festa continuou no dia 21, domingo. Para tal estavam marcadas três missas, às 8h, 10h e 19 horas. Com o falecimento do bispo da diocese, Dom Frei Célio de Oliveira Goulart, as duas primeiras missas do dia foram canceladas, mas mesmo assim, os paroquianos não perderam o clima de oração e se reuniram para a Santa Missa de encerramento. 
Houve também a partir das 13 horas um grande leilão de gado em prol da festa do santo mártir. Tanto os doadores dos animais quanto os arrematadores responderam positivamente a este convite.
A celebração das 19 horas foi presidida pelo pároco que, em sua homilia, falou que Cristo é o Senhor que nos chama à conversão e espera que cada um de nós responda positivamente ao seu convite. Deus enviou o profeta Jonas à cidade de Nínive para que despertasse naquele povo o desejo de fazer as coisas conforme o desejo do coração de Deus, e eles procuraram não desobedecer mais a Deus, e Deus suspendeu o mau que havia prometido fazer-lhes. 
No final da homilia o padre mencionou a vida de São Sebastião, que poderia ter tido honrarias se adorasse ao imperador Diocleciano, mas preferiu ser torturado e desfigurado até a morte sem jamais abandonar o único Deus que é Jesus Cristo, que merece toda a glória e todo o louvor.
O lema do Ano Nacional do Laicato diz a cada um para serem sal da terra e luz do mundo. O sal, muito além de tempero, serve para curar dores, feridas e inchaços e após abençoado no fim da celebração todos puderam levar para casa para que todas as vezes que fizerem uso ou nele fitarem os olhos se lembrem do exemplo do mártir que foi sal no mundo padecente e luz para os carentes de amor.
São Sebastião, rogai a Deus por nós!

Matéria: Josiédson Expedito, Rodrigo Augusto,
Fotos: Carmen Nogueira, Helder Costa, Luan Braz, Rodrigo Augusto

Nenhum comentário:

Postar um comentário