segunda-feira, 8 de janeiro de 2018

Solenidade da Epifania do Senhor

“As nações de toda a terra hão de adorar-vos, ó Senhor”! (Sl 70)
A igreja católica celebra no dia de hoje, sete de janeiro, a Solenidade da Epifania do Senhor, ou seja, a manifestação de Jesus Cristo como Deus encarnado. Essa data é marcada pela visita de três reis magos à família de Nazaré. Para esta visita levaram presentes: ouro, incenso e mirra para o menino Jesus.
O ouro pode representar a realeza, a perfeição e a imortalidade.
O incenso representa a fé, pois ele é usado nos templos para simbolizar a oração que chega a Deus assim como a fumaça sobe ao céu.
A mirra, resina anticéptica usada em embalsamamentos desde o Egito antigo, nos remete ao gênero da morte de Jesus, o martírio, sendo que um composto de mirra e aloés foi usado no embalsamamento de Jesus. 
A comunidade paroquial de Nossa Senhora de Nazaré se reuniu para celebrar a Solenidade da Epifania às 19 horas, no santuário. A santa missa foi presidida pelo Reverendíssimo Senhor Padre José Raimundo da Costa e um grande número de fieis participou da celebração.
Depois do anúncio do Evangelho, houve a proclamação das solenidades móveis do ano de 2018. (CLIQUE AQUI)
Em sua homilia o padre falou que a manifestação de Deus é universal, para todos os povos. A salvação é para todos. Destacou também que os magos deram o seu melhor ao ofertar presentes a Jesus e questionou: será que damos o nosso melhor também ou damos as nossas sobras, o que já não serve para nada? Será que temos a capacidade de dar atenção às pessoas ou a televisão é mais importante?
Às 9 da manhã houve a celebração do batizado de 11 crianças. Essa também presidida pelo Padre José Raimundo que, durante toda a celebração explicou detalhadamente sobre os principais elementos do batismo e da igreja. 
O padre convidou os presentes a pensarem em seus batismos e, sendo assim assumir o seu papel de cristão batizado na igreja, na família, na rua e também na política, que está sendo tomada pela corrupção e pela ganância.
Além disso, o sacerdote destacou a importância da colaboração dos padrinhos na vida dos seus afilhados sendo um espelho e apoio para toda a vida deles.
As Solenidades da Epifania (dia 07) e do Batismo do Senhor (dia 08) encerram o Ciclo do Natal. Na próxima terça, dia 9, terá início o Tempo Comum onde os cristãos são preparados para as grandes festas e a vinda do Salvador Jesus
Matéria: Josiédson Expedito
Fotos: Marliere Santos e Pastoral do Batismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário