quinta-feira, 23 de maio de 2019

Dia de celebração: Festa de Santa Rita de Cássia

É preciso passar, por primeiro, pela cruz, para, depois, alcançar a vitória.
Na última quarta feira, 22 de Maio, de 2019, aconteceu na Paróquia/ Santuário de Nossa Senhora de Nazaré, a festa em honra a Santa Rita de Cássia. Festa essa que começou a ser realizada em nossa cidade, pela devoção de uma saudosa paroquiana - Dona Lenita, e que perdura até hoje, através de sua família. A devoção à santa das causas impossíveis ultrapassa os limites territoriais da cidade de Nazareno, sua festa acolhe devotos moradores de comunidades rurais e municípios vizinhos. 
A festa teve início às 18h30min com a procissão em honra de Santa Rita que percorre as ruas da cidade, fazendo uma pequena parada em frente à residência dos provedores da festa, onde reza-se uma dezena do terço. Um momento de muita fé e emoção. 
Á chegada da procissão, a imagem de Santa Rita foi acolhida no interior do Santuário com a agitação das rosas que cada devoto recebeu antes da saída da procissão e com o hino que ensina não haver rosa sem espinho, mas no canteiro de Jesus houve uma rosa preferida: Santa Rita. 
Em seguida, Padre Rondineli presidiu a Santa Missa em memória da religiosa, testemunha do evangelho; Rita de Cássia. 
Durante a homilia, o sacerdote convidou a todos a imitar sempre os exemplos de Santa Rita, que mesmo diante de tantos sofrimentos e provações, jamais perdeu a doçura e a confiança em Deus. Verdadeira seguidora do evangelho, encontrava forças, alegrias e esperança no amor de Deus e nas promessas de vida eterna.
A impossibilidade de Santa Rita está na sua resignação e perseverança diante do sofrimento. Pois, assim como as rosas, para chegar na beleza das pétalas que exalam perfumes, é preciso passar pelos espinhos.
A bênção das rosas, marcou o fim da celebração Eucarística realizada na noite do dia 22, consagrado àquela que honrou o Cristo através da fé, da caridade e da resignação. 
" Quem quiser me seguir, toma tua cruz e siga-me." ( MT 26, 24)
Matéria: Daniela Aguiar.
Fotos: Rodrigo Augusto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário