domingo, 16 de junho de 2019

Imagem da Beata Nhá Chica ganha lugar de destaque nos nichos do Santuário

A imagem da Beata Nhá Chica foi entronizada em um dos nichos do presbitério do Santuário de Nossa Senhora de Nazaré na Santa Missa das 8h do domingo, dia 16 de junho.
Francisca de Paula de Jesus foi beatificada no dia 04 de maio de 2013 e desde então pode ser venerada em seu país de origem. A Paróquia de Nazareno que é repleta de devotos da Bem-Aventurada seguiu as orientações da Diocese de São João del Rei, terra onde nasceu Nhá Chica, e celebrou no dia 14 a memória da beata.
No dia 14 a imagem da Bem-Aventurada Nhá Chica foi abençoada pelo pároco Padre Rondineli, nas celebrações do primeiro dia da novena de Nossa Senhora do Rosário e foi entronizada no Santuário no domingo.
Seu lugar será ao lado da veneranda imagem de Nossa Senhora da Conceição, companheira fiel da beata a quem a mesma cultivou grande amor e seguiu o exemplo da humildade e clarevidência da Virgem Maria. 
Filha e neta de escravos, Francisca de Paula de Jesus nasceu em 1810, no povoado de Santo Antônio do Rio das Mortes Pequeno, um dos atuais cinco distritos de São João del-Rei, município do estado brasileiro de Minas Gerais, onde também foi batizada no dia 26 de abril de 1810 Pouco tempo depois sua família mudou-se para a cidade de Baependi, no sul deste estado, onde ela viveu até 14 de junho de 1895, data de sua morte. Francisca foi sepultada dia 18 de junho no interior da capela dedicada à Nossa Senhora da Conceição, mandada construir por ela.
Francisca ficou órfã aos dez anos. Mulher humilde, era fervorosa devota de Nossa Senhora da Conceição, e, a pedido da mãe, passou a vida inteira a dedicar-se à prática de caridade. Leiga, foi chamada ainda em vida de "a mãe dos pobres", sendo respeitada por todos os que a procuravam, desde os mais humildes aos homens do Império. Durante 30 anos, reuniu doações para construir a capela de Nossa Senhora da Conceição, onde hoje funciona o Santuário da Conceição, na cidade mineira de Baependi. Francisca de Paula de Jesus era conhecida por Nhá Chica, sendo que "nhá" é corruptela de "sinhá", por sua vez corruptela de senhora, forma respeitosa de se tratar aos mais velhos.

Matéria: Rodrigo Augusto
Fotos: Pablo Nascimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário