sexta-feira, 21 de junho de 2019

Preparação para a Solenidade de Corpus Christi

Durante 3 dias, Maria, mãe de Deus, cede espaço para o centro de nossa vida que é Cristo Jesus, aquele que é alimento através da eucaristia, aquele que se faz pão vivo.
Durante os dias do tríduo, há a grande necessidade em reanimar o coração à graça da eucaristia. Nas noites dos dias 17, 18 e 19 de junho, na igreja do Rosário, seguiu-se o itinerário da celebração do Tríduo Eucarístico; às 18h aconteceu a adoração ao Santíssimo Sacramento e em seguida a bênção e às 19h, todos os dias,  Padre Rondineli, presidiu a Santa Missa.
Nós amamos quem conhecemos, e assim sendo, devemos buscar sempre amar mais e mais a Jesus Cristo Eucarístico. Nele não há fraquezas, Ele é perfeito, e por isso, quanto mais o conhecemos mais queremos estar em comunhão à Ele, sendo amigo, fiel e companheiro.
De forma catequética, Padre Rondineli, nas homilias, dos três dias, instruiu todos os presentes a compreenderem a grandiosidade e a sacralidade presentes na Eucaristia celebrada. É o Cristo que morre misticamente na mesa sagrada, dogma de fé, o Senhor se doa diariamente pela sua Igreja,
"[...]O que é a missa? A missa é o memória do mistério pascal de Cristo. Faz-nos participantes de sua vitória sobre o pecado e a morte e da pleno sentido à nossa vida."
Então, a missa é a celebração da memória de Cristo, que completou a sua Páscoa por todos, tirou da escravidão do pecado e apresentou a salvação eterna. Tendo na eucaristia o ápice de sua salvação, fazendo-se pão partido e derramando sobre todos sua misericórdia e paixão, exatamente como fez na cruz.
Nós, na missa estamos com Jesus e nos unimos à ELE, Cristo está em nós e nós estamos nele.
No último dia do tríduo, Padre Rondinelli finalizou a reflexão recomendando que todos amem e busquem cada dia mais conhecer a Eucaristia para que assim estejam sempre próximos de Cristo. Convidou toda a assembleia a ficar de pé, e voltados ao altar, em silêncio, que orasse fazendo a reflexão sobre uma oração que por ele foi professada, pedindo assim, que Cristo aumente sempre a fé e aproxime a cada dia mais Dele.
Quando entro no Calvário, onde Jesus deu a vida por mim, devo pensar nisso, este momento tão belo, onde Jesus triunfa sobre a morte.
É bom estarmos juntos nessa mesa do Senhor
Matéria: Francisco Miguel, Pablo Nascimento.
Fotos: Ana Luíza Oliveira, Francisco Miguel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário