sábado, 7 de novembro de 2015

Encontrão de Crismandos

Para concretizar tais ensinamentos de um ano todo de catequese de forma recreativa e espiritual a Equipe da Catequese de Crisma preparou com muito amor um Encontro que aconteceu no sábado, 31 de Outubro, tendo início às 9 da manhã e abordou o Ano da Paz e o amor em suas mais preciosas circunstâncias.

Recebidos com muito carinho no Prédio I da Escola Municipal Dr Walfrido Silvino dos Mares Guia os Crismandos se encontravam na reta final da catequese, com uma bagagem considerável sobre o amor ao próximo e às coisas Deus, o Encontro teve foco nas relações humanas onde podemos encontrar e manifestar o amor.


Em um primeiro momento reflexivo logo pela manhã, após o café, a catequista Vitória tratou com seriedade e entusiasmo sobre o valor que tem o sacramento da Crisma que é o sacramento que confirma o cristão na Igreja que o mesmo escolheu. Segundo ela, o serviço na Igreja quando feito com gosto não é uma obrigação, mas sim um gesto de amor que é visto pelas pessoas e recompensado pelo Altíssimo.



Jesus teve muitos amigos: Lázaro de Betânia, João Batista, João Evangelista e tantos outros e por isso perpetuou no coração do ser humano o valor da Amizade que foi apresentado no encontro de forma leve, descontraída e verdadeira pelos catequistas Rodrigo Augusto e Marcos Paulo. Os dois, que formam uma dupla na sala de catequese, fizerem com que todos pensassem no valor que é ter um amigo de verdade, seja ele como for já que amigos de verdade não são mais do que podem ser, são só isso e isso é o suficiente.


A primeira base da fé e do amor cotidiano é a família. Tal valor fora colocado em pauta sobre as belas e profundas palavras de Michelle e Waldecy. A primeira contou suas experiências pessoas da família, suas lutas, ensinamentos e o grande amor que tem pelos pais, dessa forma, a catequista questionava os alunos sobre seu comportamento diante da família. Com a música Pais e Filhos, Waldecy falou sobre a importância dos gestos de amor dia após dia com os pais, aqueles para os quais seremos sempre crianças e tudo que fazem são retratos do cuidado e do medo de perderem seus filhos para o furacão que está se transformando o mundo de hoje.

Momentos de alegria foram divididos pelos catequistas em dois momentos, no primeiro os mesmos foram testados sobre seus conhecimentos e quem errasse pagava a prenda de levar uma tortada na cara, com perguntas e curiosidades sobre a Igreja os mesmos mostravam aos jovens que servir à Igreja é prazeroso e divertido. Jovens estagiários também partilharam suas experiências e convidaram os demais a também fazerem parte da messe de Deus.


Foi sobre Um amor sincero que toque as mãos e faça a vida de cada um mudar que a convidada Nicoly Reis falou com maestria aos jovens que hoje começam a namorar precocemente. Nicoly falou da importância que é Deus participar do namoro dos jovens e que só se pode completar o outro quando cada um se completa. Falou-se também muito da valorização de si e de seu corpo, que não se deve idealizar o namorado ou a namorada perfeita, mais sim um (a) namorado (a) ser humano que será capaz de acolher seus defeitos e amá-los assim como as qualidades.



Após esse momento ouve uma apresentação de Teatro pelo Ministério das artes, o teatro falava da libertação que Deus opera na vida de cada jovem que a Ele recorrer, afinal, o preço já fora pago. Válido é destacar a profundidade com que teatros e músicas tocam os jovens e isso fora visto pela competência do Grupo de Teatro e pela maravilhosa condução musical feita pelo Ministério de Música durante todo encontro.




O ápice do Encontro iniciou às 15h, com a liturgia de Todos os Santos foi celebrada a Santa Missa pela reverendíssima pessoa do Padre Rondineli Cristino que acolheu os jovens com tamanha disposição e semeou entre eles o prazer que é estar em um encontro com Cristo. Em sua homilia, o mesmo falou sobre o convite que Deus faz à santidade e que todos que forem de coração puro, de espírito humilde e promotor da Paz encontrarão no reino dos céus a sua recompensa e estarão juntos com os 144 mil que lavaram e alvejaram suas vestes com o sangue do cordeiro.



Com um bolo e a oração final o encontro foi encerrado e a Missão de levar o amor e a paz aos quatro cantos do mundo seja no namoro, na amizade ou na família continua.
Que Deus os proteja, guie, confirme e os fortaleça. Amém!




Matéria - Rodrigo Augusto
Fotos - Luan Braz e Marcos Soares

São Judas Tadeu – Apóstolo de Cristo, companheiro do povo

Aos 28 dias do mês de Outubro devotos do santo dos desesperados se juntaram em uma sublime festa, fazendo memória a São Judas Tadeu, apóstolo de Cristo e venerado na por muitos na Paróquia/Santuário Nossa Senhora de Nazaré.

          Os relatos da tradição da Igreja nos apresentam Judas Tadeu como o primo de Jesus, filho de Maria de Cléofas e nascido em Caná da Galileia. Foi Chamado pelo Cristo a ser um dos 12 apóstolos, era um homem temente a Deus, justo e fiel ao ensinamento de seu mestre. 


O repique dos sinos anunciava que às 18h 30min saia do Santuário a solene procissão em honra a São Judas, pelo caminho orações eram feitas e as sinfonias entoadas pela banda em louvor a Deus pela vida do Santo e pela sua intercessão junto a Jesus pelo povo que padece as necessidades aqui na terra. Após a acolhida na imagem no interior do Santuário aconteceu a recitação do Santo Terços nos mistérios da Glória.


          O Reverendíssimo Monsenhor Juvenal presidiu a Celebração da Eucaristia em honra a São Judas Tadeu e seu companheiro apóstolo e mártir, São Simão; o zelote. Tanto no andor, quanto nos paramentos litúrgicos destacavam a cor vermelha simbolizando o martírio dos santos celebrados, ambos a machadadas morrendo pelo nome de Jesus e que hoje são dignos dos altares, sinal que o testemunho de Deus vale a pena até o fim. 


          O Evangelho do dia ressaltava a eleição dos 12, momento de suma importância para a Santa Igreja e convida a cada cristão para o perpétuo serviço para o Reino de Deus. A homilia proferida pelo Monsenhor Juvenal foi capaz de tocar o coração de todos ali reunidos, suas sábias palavras mostravam o quão valioso foi perseverar até o fim; feito esse ocorrido na vida de São Judas.


“Se escandalizarem a Igreja não temos de abandoná-la, mas sim perseverar e cuidar dela como se cuida de uma mãe, afinal ninguém abandona uma mãe ferida e, além disso, meu irmão, nossa fé está em Deus, em Jesus, e não nas pessoas” (Monsenhor Juvenal)
        
         Em uma passagem da Sagrada Escritura pode-se encontrar uma frase dita por São Judas: “Mestre, por que razão hás de manifestar-te a nós e não ao mundo?” (Jo 14,22). Tal frase gera um pensamento lindo e peculiar sobre o Santo festejado; seu desejo era que Jesus fosse manifestado pelo mundo todo e que seu nome fosse conhecido em todos os cantos dessa terra, sua preocupação com o mundo faz-se conforto, pois é sinal que sua intercessão será fiel e constante por todo aquele que o invocar.

          Alimentados pela Eucaristia todos voltaram para suas casas com o ardor do testemunho, mesmo que seu preço seja a morte. 


 “Por que teremos medo, é Jesus quem disse ‘Eis que estou convosco até o fim’ (Mt 28,20)’” (Monsenhor Juvenal)

Matéria - Rodrigo Augusto
Fotos - Marcos Soares e Waldecy Junior

terça-feira, 13 de outubro de 2015

Dia de Nossa Senhora da Conceição Aparecida: Rainha e Padroeira do Brasil.


"Salve a padroeira do Brasil, Mãe do redentor a Senhora Aparecida, nossa Mãe de amor".

Aconteceram nesta última segunda-feira, dia 12 de outubro, as comemorações em honra a nossa amada mãe, a Virgem Maria, Senhora da Conceição Aparecida, a qual apareceu nessa terra brasileira há mais de 250 anos e hoje reflete a fé de nosso povo, o qual mesmo cansado pelas inúmeras dificuldades da vida, crê e tem esperança em nossa amada mãe, que nos cobre com seu manto de amor e aquieta nossa alma.


No Santuário Nossa Senhora de Nazaré houve a celebração da Santa Missa às 10h 30min e às 19h, ambas presididas pelo nosso pároco Pe. Rondineli Cristino, que tão bem falou em sua homilia. Às 10h 30min, a missa foi dedicada às criança,  o futuro de nosso país. A missa foi abrilhantada pelo pelo coral MEJ (Movimento Eucarístico Jovem) que cantou louvando a Maria e ao seu filho Jesus.



Aconteceu ainda, uma encenação com a participação das crianças da catequese, representando o surgimento da mãe Aparecida, nas águas do Rio Paraíba.




"Ás 12h os ponteiros apontam para o infinito", palavras do saudoso Pe. Vitor Coelho, que foi grande propagador da fé à Vigem Aparecida. Nesse horário, em grande festa, foi repicado os sinos, e rezado o Angelus, em seguida consagrou-se o município à Nossa Senhora enquanto os fiés demonstravam sua fé com inúmeros fogos.



Na Missa das 19h, muitos chegavam mais cedo para pedir e agradecer sua interseção. Na homilia, foi falado que Maria é como a rainha Ester: bela, no entanto, mil vezes mais bela, não uma beleza física, mas sim, o seu belo coração, a sua bela bondade e o seu belo amor por Deus.




No final da celebração, rezou-se a consagração e seus fiéis foram em paz, com a esperança de que a Virgem Aparecida os seguem como ela seguiu Jesus até o Calvário.



Matéria - João Vitor
Fotos - Carmen Nogueira

Cônego Heitor: Baluarte da fé nas terras Nazarenenses

"Deixou na terra a saudade"


Maravilhoso é observar no povo de Nazareno a tradição e a piedade em santificar um dia na oração pela alma de grandes homens que por suas terras passaram, não é diferente com um dos maiores nomes da cidade, aquele que difundiu a fé em Maria de Nazaré e que hoje com Ela se encontra no Reino dos Céus. Mais de meio século de vida sacerdotal e 60 anos de vida junto de Deus, Salve oh Virgem de Nazaré a memória do Reverendíssimo Cônego Heitor.



Na quinta-feira, 08 de Outubro devotos de Nossa Senhora de Nazaré, sejam de Nazareno ou das demais cidades vizinhas se uniram em oração pela virtuosa alma do saudoso Cônego Heitor que é tido como santo pelos que o conheceram e àqueles que já receberam, por intermédio de seus benignos feitos, graças findas do céu.


A celebração matutina, às 8 horas foi presidida pelo Monsenhor Juvenal e contou com uma grande quantidade de fiéis que lotaram a Igreja para saudar o grande homem, Heitor Augusto. Monsenhor Juvenal presenteou a assembléia com uma linda e enriquecedora homilia contando a história do saudoso padre e mostrando o quão válido é trilhar aqui na terra o caminho de Deus.




Logo mais, às 10h 30min, no Santuário, houve mais uma celebração da Santa Missa e novamente teve Monsenhor Juvenal como o presidente. Assim como na primeira celebração do dia, a igreja estava lotada, eram nazarenenses, romeiros de Ibituruna, Itutinga, Conceição da Barra de Minas e demais cidades vizinhas, todos atraídos pelo exemplo que fé do Cônego Heitor que se difundiu entre os homens e já se impregnou na eternidade.





Em mais uma pregação Monsenhor exaltou as qualidades do falecido sacerdote, dentre eles a humildade, a paciência e o perdão. Cônego Heitor era um homem humilde que era do povo, cumprimentava a todos e ia ao encontro de todos, esperava com paciência tantos e tantos trabalhadores que vinham para suas celebrações e atendia confissões com muita piedade atendendo a necessidade dos homens à procura do perdão de Deus.


Se fosse perguntado aos presentes poucos eram os que viram, face a face e conheceram Cônego Heitor, muitos ou a grande maioria ouviram falar daquele que guiava os desesperados nos caminhos, ascendia a fé dos descrentes, e enfrentava com fé e maestrias as provações que lhe eram entregues. Já dizia Monsenhor: “foram muitas as vezes que Cônego Heitor veio em silêncio e segredo diante de Nossa Senhora de Nazaré pedir a proteção para o povo seu, foi muitas as vezes que ele se colocou diante do sacrário para buscar seu sustento, sua razão de existir, sua força para continuar”



Após a Missa, os fiéis; que podem ser chamados de devotos, formaram cortejo para o cemitério paroquial onde em frente ao túmulo onde jaz os restos mortais do Revmo sacerdote levado para junto de Deus há 60 anos, Monsenhor Juvenal realizou o rito da encomendação da alma e suplicou ao Pai celeste que desse ao querido Padre Heitor o descanso eterno.




Ainda a noite, às 19 horas, houve mais uma Santa Missa com o mesmo presidente das demais e com intenção em comum que as anteriores; pela virtuosa alma do Baluarte da fé em Nazareno.
É nítida a fé do povo e a esperança que estejam todos vivos para ver o dia em que toda a Igreja ainda chamará o eterno sacerdote de Santo.






"Salve oh Virgem de Nazaré, cantamos em vosso louvor, as glórias que elevaram ao Céu, o inesquecível Cônego Heitor" 


 Matéria - Rodrigo Augusto
Fotos - Cássia Pereira, Luan Braz e Waldecy Junior

quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Dia Consagrado à Virgem do Rosário


Louvemos devotos, as pias memórias

Foi em 07 de Outubro de 1571 que, suplicando a intercessão da Virgem pelo Santo Rosário, os cristãos venceram os turcos na batalha de Lepanto; os navios da Turquia se confundiram no mar e se perderam oceano adentro não ameaçando o povo Cristão. 444 anos depois, na mesma data a Paróquia/Santuário de Nossa Senhora de Nazaré festejou a Rainha do Céu intitulada Virgem do Rosário após os feitos em favor de seus filhos. 



Às 18h 30min teve início, saindo do Santuário, a procissão com a veneranda imagem de Nossa Senhora do Rosário. No caminho longo até a Igreja do Rosário pode ser vista a fé do povo que, com o terço na mão e o hino de Maria nos lábios clamava e louvava Aquela que tantas graças já pediu a Deus para os que a Ela recorrem. As marchas da Banda eram de festa e na face do povo resplandecia a gratidão, a ação de graças e a alegria.



Pelo coral Nossa Senhora do Rosário foi entoado o Hino à Virgem que tanto já ecoou na voz do povo, um marco das Festas de Junho e Outubro. Tal canto serviu de acolhida para Imagem na praça principal do Bairro que leva o nome da Senhora do Rosário em frente a Igreja que está passando por reformas, prestes a ser reinaugurada. Nesse local o Revmo Monsenhor Juvenal presidiu a Celebração da Santa Missa festiva que contou com a participação dos membros dos Terços dos homens e das mulheres.

A Liturgia exaltava a escolha, a obra de Deus e a perseverança de Maria agraciada pelo Criador que nela fez grandes maravilhas. Em sua homilia Monsenhor Juvenal destacou muito que o maior devoto de Maria é aquele que é fiel a Jesus, aquele que resiste às provações lutando com força e oração, ainda ressaltou que a maior certeza que pode-se ter é a fiel intercessora que Maria e que a maior festa que o povo há de celebrar não é nem 08 de Setembro, nem 07 de Outubro, mas sim o dia que será apresentado por Maria no Reino dos Céus.


Após a Santa Missa, foi feito o rito cultural e tradicional da descida dos mastros dos santos festejados com Nossa Senhora, são eles: São Benedito o Negro, Santa Efigênia, São João Batista o precursor e a Virgem Maria, Senhora do Rosário. O momento foi abrilhantado pela Congada de Nossa Senhora do Rosário que demonstrava sua fé na simplicidade do toque da sanfona e do reco-reco.



Que a força de Maria jamais seja esquecida e sua paz seja cantada por toda a vida de cada filho seu.



Lá nos céus os filhos, Dai-nos,doce Mãe, Que a Jesus louvemos, para sempre. Amém!


Matéria - Rodrigo Augusto
Fotos - Marcos Leitte