sexta-feira, 20 de julho de 2018

Paróquia se prepara para receber Romaria Diocesana do Terço dos Homens

No Teu Santuário, que é fonte e berço. Nasceu a missão dos Homens do Terço
A Paróquia/Santuário de Nossa Senhora de Nazaré acolherá no próximo domingo (22) a caminhada diocesana do Terço dos Homens que chega à sua 9ª edição. A programação tem início às 14h, na porta do Santuário dedicado à Virgem de Nazaré de onde sairá uma bonita procissão com a recitação do Santo terço rumo a Quadra Poliesportiva do Bairro do Rosário onde as festividades continuarão. 
O terço dos homens existe na paróquia de Nazareno há muito tempo e desde sua chegada Padre Rondineli incentiva com muito fervor essa prática que se difundiu na cidade através da devoção a Nossa Senhora. É perceptível a perseverança dos homens que se reúnem toda terça-feira para participarem da Santa Missa e da recitação do Terço, no Santuário.
A grande maioria vai ao Santuário sempre trajada da camisa azul, vestimenta típica do Terço dos Homens de Nazareno. As vozes grossas oram, louvam e cantam à Maria para que, por meio dela, possam se aproximar cada vez mais de Jesus. 
Unidos em oração, todos os movimentos e pastorais da Paróquia estão trabalhando para a realização dessa caminhada. Desde que foi anunciado, o evento já tem grandes colaboradores e uma expectativa para que os frutos das celebrações desse domingo sejam cem por um. 
Em um fim de semana especial voltado à Maria, acontecerá também, na BR 265, próximo ao trevo de Nazareno a Santa Missa e a bênção de uma linda imagem de Nossa Senhora Aparecida construída no local. A celebração acontece às 9h30min do sábado (21). 

Matéria: Rodrigo Augusto
Fotos: Pâmella Neri



terça-feira, 10 de julho de 2018

14º Domingo do Tempo Comum é marcado por homenagens e súplicas a São Cristovão

 "Eis o que diz o Senhor. Podem escutar-te ou não – porque são uma casa de rebeldes -, mas saberão que há um profeta no meio deles".(Ez 2,5)
No ultimo domingo,08, a Paróquia/Santuário Nossa Senhora de Nazaré celebrou com alegria e devoção o protetor dos motoristas, São Cristóvão. Para homenagear o glorioso santo padroeiro dos condutores foi realizada uma procissão motorizada, o largo do Rosário acolheu a chegada da procissão.
Os motoristas que acompanharam a procissão, junto a seus familiares, veículos e carteira de habilitação foram abençoados pelo pároco Padre Rondineli que presidiu as demais celebrações do dia e realizou mais uma bênção de habilitações, na Santa Missa das 19h, realizada no Santuário que findou o dia festivo. 
Mas quem foi São Cristóvão Conheça um pouco de sua vida por esse breve resumo:
Seu verdadeiro nome era Réprobo e pouco se sabe sobre a sua origem. Diz-se que ele era um homem muito alto, forte, da linhagem Cananeia e por conta disso, sua profissão era ser um guerreiro. Graças ao seu porte físico, não havia um que o vencesse. Sua presença quase sempre era sinônimo de vitória.


Mas algo um dia perturbou sua mente. Enquanto servia o Rei de Canaã, se deu conta que ele deveria trabalhar para o maior rei de todos, o mais poderoso, e saiu em busca dessa figura. Encontrou um rei mais forte e passou a servi-lo. Em uma das festas do reino, algumas cantigas e canções estavam sendo entoadas para o rei e continham em sua letra citações ao demônio. Toda vez que era citado, o rei fazia o sinal da Cruz. Intrigado, Cristóvão perguntou ao rei do que se tratava aquele sinal e ele disse que era uma proteção contra qualquer má intenção ou coisas ruins vindas daquela figura. Sendo assim, Cristóvão concluiu que o demônio era mais poderoso que o rei e por isso devia servi-lo.

Saiu em mais uma jornada atrás de seu novo “mestre” e durante sua caminhada por um deserto o encontrou. Enquanto caminhavam juntos, Cristóvão notou que o demônio ao avistar uma cruz, desvio o caminho e percorreu uma distância muito maior afim de não passar perto dela. Cristóvão, intrigado, questionou o demônio que confessou: “Houve um homem chamado Jesus Cristo que, por meio de Sua morte na Cruz, trouxe a salvação para a humanidade, e quando vejo Seu sinal, fico apavorado e fujo dele”. 

Na mesma hora, Cristóvão entendeu que era a Jesus Cristo era mais poderoso e por isso saiu em uma busca incansável ao seu novo Senhor. Durante a caminhada, encontrou um senhor e perguntou como poderia encontrar Jesus. O velho eremita disse que ele deveria jejuar e orar, mas Cristóvão disse que não seria possível. Sendo assim, o eremita pediu que ele se instalasse a beira de um rio que existia ali perto, de travessia difícil, para ajudar a todos que quisessem passar por ele e por amor a Jesus Cristo iniciou a sua missão.


Dia e noite ajudava as pessoas a atravessar o rio, até que em uma noite escutou uma criança chamá-lo para ajudá-la a atravessar a margem do rio. Cristóvão colocou a criança nos ombros e iniciou a travessia. A criança era tão pesada que Cristóvão, mesmo forte, temeu se afogar e por várias vezes pensou estar carregando o mundo nas costas. Ao deixar a criança do outro lado do rio, comentou sobre o seu peso e eis que teve a sua revelação: “Bom homem, respondeu-lhe o menino, não te espantes, pois não só carregaste o mundo inteiro como também o dono do mundo. Eu sou Jesus Cristo, o Rei que estás a servir neste mundo, e, para que saibas que digo a verdade, põe teu cajado no chão junto à tua casa e amanhã verás que ele estará coberto de flores e de frutos”. 
No domingo em que a Liturgia da Palavras apresentou um forte apelo à missão profética a vida desse seguidor de Cristo se constitui como um exemplo concreto de como ser profeta em favor da vida partindo de uma busca incessante pelo conhecimento do Mestre Jesus e seus encinamentos.
Bênção dos veículos: 
Matéria: Carmen Nogueira
Fotos: Rodrigo Augusto

terça-feira, 3 de julho de 2018

Solenidade dos apóstolos Pedro e Paulo

A Santa Igreja dedica o dia 29 de junho a um dos maiores santos da história do cristianismo; São Pedro, apóstolo. O primeiro papa era um pescador rude que ao ser olhado nos olhos por Jesus não recusou o convite daquele que o chamou para segui-lo. Sua trajetória de fé foi marcada pelo andar sobre as águas ao segurar ao mão do mestre, pela declaração de que Jesus era o Messias, Filho do Deus vivo, assim como pela negação e a declaração de amor: "Sim, mestre, Tu sabes que eu te amo." 
Festejado com igual veneração de São Pedro, Paulo apóstolo é celebrado junto com o já mencionado, primeiro papa. Paulo é exemplo da ação transformadora de Cristo na vida do ser humano. Ele, não conheceu fisicamente o Salvador, mas testemunhou ao redor do mundo as graças e bênçãos daquele que vivia em Paulo e para o qual o apóstolo preferia morrer. Anunciador ímpar do evangelho, São Paulo de Tarso é autor de inúmeras cartas bíblicas que exaltam a caridade, a fortaleza, a vida cristã e os bens que Deus reserva para aqueles a quem Ele ama. 
Pedro e Paulo experimentaram o martírio. O primeiro crucificado de cabeça para baixo e o segundo foi morto à espada. Ao derramarem o Sangue pelo amor a Jesus são dignamente celebrados com todo júbilo na data 29 de junho e no domingo posterior à esse dia. A cor vermelha destaca o modo com que honraram o Cristo Senhor. 
Os paroquianos do Santuário de Nossa Senhora de Nazaré se reuniram na última sexta de Junho (29) para festejar o apóstolo Pedro manifestando sua fé pública na intercessão junto a Jesus daquele que foi escolhido pelo próprio Cristo para ser a pedro sobre a qual sua Igreja seria edificada, com uma bonita procissão saindo do Santuário às 18h30min. 
Padre Rondineli presidiu a celebração da Santa Missa que aconteceu logo em seguida, após a acolhida na imagem de São Pedro no Santuário. 
Durante a celebração o presidente e a assembleia rezaram pelo ministério sacerdotal do sumo pontifície, o Papa Francisco que perpetua o pastoreio de Pedro na Santa Igreja. 

As leituras próprias dos santos apóstolos marcaram a celebração e exaltaram como Deus os livrava de todos os temores. A primeira leitura ressaltava a oração da Igreja para com Pedro e a segunda a magnífica mensagem deixada por São Paulo: "Combati o bom combate, completei a corrida, guardei a fé". 
Destaca-se na festa de São Pedro o legado e lembrança deixadas pelo Senhor Dorgival que permanecem vivos toda vez que essa celebração acontece. A Santa Missa foi rezada em sufrágio de sua alma e sua família esteve presente mantendo viva a tradição dessas festividades. Após a Missa foi abençoada uma fogueira que queimou durante a noite em louvor a São Pedro. 
"Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela." (Mt 16,18)