quinta-feira, 8 de novembro de 2018

Saudade: um sentimento inventado?

Celebrações da memória dos fieis defuntos 
Esta palavra comum, presente no dia-a-dia, chamada de saudade, só existe por causa das perdas que tivemos. E as perdas mais insuportáveis que tivemos foram aquelas que não poderão ser jamais substituídas, e sim, somente poderão ser aceitas. É o que acontece com as pessoas que amamos e faleceram. Quantos gostariam de ter a oportunidade de dizer algo que não foi dito em vida. São perdas que só resta aceita-las.
Segundo o escritor e poeta Rubem Alves a saudade se traduz como um sentimento coletivo em todos nós: Que “na saudade descobrimos que pedaços de nós já ficaram para trás. E descobrimos, na saudade, uma coisa estranha: desejamos encontrar, no futuro, aquilo que já experimentamos como alegria, no passado” (Rubem Alves).
Posso afirmar que “saudade” é um sentimento que inventamos, para continuar amando as pessoas que passaram por nós, e que fazemos questão de manter presente em nosso pensamento e até cultuamos, seus gestos, falas, atitudes e fé, para conservar a influência profunda deles em nós. Por que isso acontece? Por que, ouvir a noticia do falecimento de uma pessoa que amamos profundamente, cria em nós um mecanismo de defesa chamado negação: “não, não, não, isso não pode ter acontecido”.
Muitos já ouviram ou disseram essas palavras, ou internamente dizemos a nós mesmo. Negamos aqui, a realidade da perda, numa tentativa quase que louca de afastar a dor, por ser uma dor profunda que o enlutado passa, negando para si que isto jamais aconteceu. Numa esperança viva de afastar a dor.
Para algumas pessoas, as perdas jamais serão reparadas. Por instalarem em si mesma aquela sensação de desamparo e tristeza, por ter sido deixada “sozinha”, gerando raiva ou mágoa, não com a pessoa amada falecida, mas com outros. Mas, sentir magoado por estar vivendo este momento delicado da perda, é apenas a prova de que todos nós somos vulneráveis, é algo extremamente humano, por sentir aquilo que sem permissão nos foi roubado (tirado).
“A mágoa é a reafirmação da capacidade do humano de formar vínculos, e de se tornar emocionalmente revestido do mundo e de achar sentido nisso. A pessoa que vive imune à mágoa vive imune à alegria. Não há maneira de evitar a dor se se quiser ficar aberto ao prazer” (David Viscott).
“Por que a morte, como a vida, não é problema para quem parte, mas sim para quem fica”, escreveu Evaldo da A. D’Assumpção em seu livro “Sobre o viver e o morrer”. Concluindo, a saudades foi uma forma que encontramos para elaborar melhor as perdas de quem nos marcou profundamente na vida. Logo, “só podemos amar (sentir saudade) o que um dia já tivemos” (Rubem Alves).
A Paróquia/Santuário de Nossa Senhora de Nazaré celebrou o dia de Finados com as tradicionais Missas nos cemitérios paroquial (às 8h) e no Rosário (às 10h30min). A última celebração do dia foi às 19h, no Santuário, todas presididas pelo pároco que em suas homilias exortou os fiéis para com a brevidade da vida e a necessidade da conversão, uma vez que deve-se caminhar na terra esperando a morada eterna no reino do céu. 
Artigo: Padre Clayton Nogueira
Fonte-http://diocesedesaojoaodelrei.com.br/saudade-um-sentimento-inventado/
Fotos: Ana Luíza, Cássia Pereira, Pamella Neri, Rodrigo Augusto

sexta-feira, 12 de outubro de 2018

1ª Romaria a pé do Santuário Nossa Senhora de Nazaré à Imagem de Nossa Senhora Aparecida, BR265

"Em Jesus,com Maria, restauramos a vida!"
"Pelas estradas da vida, nunca sozinhos estas, contigo pelo caminho, Santa Maria vai!"
A Paróquia\Santuário Nossa Senhora de Nazaré, realizou nesse dia 12 de outubro, a primeira romaria a pé em direção à Imagem de Nossa Senhora Aparecida,na BR265. Centenas de romeiros saíram do Santuário Nossa Senhora de Nazaré às duas horas da manhã e se juntaram as dezenas de outros romeiros de São Sebastião da Vitória, Itutinga, Palmital e Jaguara. Aos pés da Imagem da Padroeira do Brasil a grande multidão celebrou a Eucaristia, presidida por Padre Rondineli, idealizador desse ato de fé.
Esse evento de Espiritualidade Mariana foi preparado em sintonia com o Santuário de Aparecida por Meio da celebração da Novena, com o tema tão sugestivo :" Em Jesus com Maria, restauramos a vida!" 
Durante todo o trajeto, o povo de Deus pode refletir sobre as muitas divisões que marcam a própria vida e a vida da sociedade. E cada um em seu ritmo de caminhada ia expressando fé, gratidão e muita solidariedade uns para com os outros.Ao termino da peregrinação os fiéis  amarraram suas fitas nas cercas presente no local, deixando ali a marca da fé, um sinal de que a vida tem suas cores, suas lutas, divisões,mas um destino certo une todos no Coração de Deus.
Na homilia Padre Rondineli usou as experiencias da peregrinação para falar sobre sobre a caminhada do cristão e sua missão na sociedade. Ressaltou a importância da união, da ajuda fraterna e do testemunho para a construção de cada sujeito, cada pessoa de fé e de bem."A peregrinação só foi possível, porque foi feita em conjunto, sozinho, com certeza nenhum de nós se aventuraria por esses caminhos!" 
Após a participação na Mesa da Eucaristia foi servido a todos um café da manhã solidário, fruto do gesto concreto da novena. 
A Paróquia agradece a todos os peregrinos e a todos que colaboraram com doações e os muitos serviços de saúde, segurança, organização e tantos outros. E que a Mãe Aparecida vele sempre por nossa Pátria, nossas famílias e nossas amadas crianças. E sob o titulo de Senhora do Pilar continue protegendo e guiando a Diocese de São João Del Rei!
Matéria e fotos- Carmen Nogueira    

terça-feira, 9 de outubro de 2018

Há 63 anos nasceu para a vida eterna Heitor Augusto, um santo homem.

Passados 63 anos da fatídica data 08 de outubro de 1955, a Paróquia/Santuário de Nossa Senhora de Nazaré se reuniu novamente para rezar em sufrágio da alma do Reverendíssimo Cônego Heitor Augusto da Trindade Nacif, alguém que passou não de passagem pelas terras nazarenenses, mas para regar esse chão com o suor do sacerdócio, para deixar seu legado de humildade e servidão estampado em seus imitadores, para difundir a devoção para com a Senhora de Nazaré e impregnar por todos os tempos seu exemplo de santidade. 
O Santuário de Nossa Senhora de Nazaré acolheu uma grande multidão de devotos que lotaram a casa de Deus para a Santa Missa das 8h, presidida pelo pároco Padre Rondineli. Em sua homilia, o presidente da celebração pediu que os que conheceram fisicamente o Cônego Heitor levantassem a mão e esse número marcava a minoria dos fiéis presentes, a grande maioria ouviu falar de Heitor Augusto e são prova viva que por esse abençoado torrão seu nome se perpetuou.
Durante a Missa, o testemunho de uma graça alcançada por intermédio da oração à virtuosa alma do Cônego Heitor se tornou público: o pequeno Paulo Vitor tinha dificuldade para engolir e passou por inúmeros tratamentos com especializados em fono, mas sem efeito; em um dia, a mãe do menino, Mara. colocou junto à sua sopa um fio da batina do Cônego Heitor e desse dia em diante ele nunca mais teve problemas na digestão.
Além do fio da batina, muitos devotos procuram a cidade para conseguirem a água benta que sai, milagrosamente, da sepultura onde jaz Heitor Augusto. O cemitério paroquial acolheu esses devotos durante todo o dia que traziam consigo pedidos e agradecimentos. 
Às 10h, uma outra Santa Missa aconteceu no Santuário, essa solene com a participação do Coro e da Orquestra, presidida pelo filho da terra Padre Sílvio e concelebrada pelo Padre Admilson. Após a Santa Missa, os devotos se dirigiram ao cemitério paroquial para as orações diante o abençoado túmulo do Cônego Heitor.
O tempo não conseguiu apagar o amor que Nazareno guarda pela inesquecível pessoa do Cônego Heitor. Isso é perceptível pelos testemunhos colhidos e, principalmente, pela presença de diferentes gerações nas celebrações do decretado feriado municipal 8 de outubro. Moradores da cidade e do campo, de perto e de longe, idosos, jovens e crianças, leigos engajados ou não, todos oram com fervor para que do céu, o santo homem continue a abençoar essas terras que com muita gratidão e júbilo celebram seu aniversário de morte. Os paramentos roxos, as coroas, a missa com liturgia fúnebre recordam que a Igreja ainda não canonizou e nem entregou à honra dos altares a ilustríssima figura de Heitor Augusto, mas as preces, as graças e o grande amor dessa gente faz com que todos almejem a realização do sonho de poder proclamar santo o homem mais importante que a cidade de Nazareno já ousou conhecer. 
Salve ó Virgem de Nazaré
Cantamos em vosso louvor
As glórias que levaram ao céu
O inesquecível Cônego Heitor
Matéria e fotos: Rodrigo Augusto

terça-feira, 2 de outubro de 2018

Peregrinação das imagens de São João Bosco e Nossa Senhora do Pilar

No último domingo de agosto deste ano de 2018, a Paróquia/Santuário de Nossa Senhora de Nazaré acolheu em seu território paroquial as imagens peregrinas de São João Bosco e Nossa Senhora do Pilar, ele padroeiro da juventude diocesana, uma vez que fundou a ordem dos salesianos e ela, senhora e padroeira da Diocese de São João del Rei. As imagens estão peregrinando na forania de Nossa Senhora de Nazaré com intuito de convidar os jovens de todas as paróquias para comparecem a celebração do DNJ a acontecer no próximo dia 21 de outubro em Itumirim. 
Durante todo esse tempo, as imagens visitam as casas dos jovens da cidade participantes do Grupo Jucc e/ou aqueles que com alegria acolheram as imagens. Ao passar por essas casas, as imagens deixaram a importante recordação que a Diocese faz muita questão dos jovens que foram eleitos durante o pastoreio de saudoso Dom Célio como prioridade dos trabalhos diocesanos.
São João Bosco e Nossa Senhora do Pilar percorreram todos os cantos da cidade de Nazareno levando a cada família o apelo para olharem e orarem pelos jovens do município, da diocese e do mundo. Também estenderam o convite para ingressarem nas atividades paroquiais e marcarem presença no Grupo Jucc que realiza grupos semanais de oração e edificação na fé.
Padre Zezinho canta em uma de suas músicas que "jovem custa muito pouco, pouco de muito amor". Que nunca, nenhuma das pastorais fechem suas portas para acolher os jovens que anseio pela oportunidade do engajamento na vida da Igreja.
As imagens se despediram de Nazareno no Grupo de Oração realizado no último sábado (29). O DNJ acontece na diocese no dia 21 de Outubro na paróquia de São José em Itumirim, para mais informações sobre esse encontro, basta entrar em contato com o JUCC em sua página no facebook, clicando nesse link: GRUPO JUCC
Matéria: Rodrigo Augusto
Fotos: Integrantes do Grupo JUCC