terça-feira, 26 de junho de 2012

Divulgadas as primeiras imagens do retiro do clero

O encontro começou com o almoço no início da tarde dessa segunda-feira, 25, no Retiro das Rosas, em Cachoeira do Campo, local situado a 75 km de Belo Horizonte e a 19 Km de Ouro Preto.

Segundo o assessor diocesano da Pastoral da Comunicação, padre Rondineli Cristino, que também participar do retiro, a programação da tarde contou com um momento de oração preparado pelos sacerdotes da Forania de Andrelândia. “O objetivo deste momento na capela foi o de nos situar no clima de retiro, oportunidade de rever nossas "relíquias" e valorizá-las, pois elas formam nossa história”, relatou padre Rondineli.


Após esse momento, aconteceu o primeiro encontro com o pregador do retiro, Dom Célio de Oliveira Goulart. O bispo diocesano expôs a dinâmica e a importância do retiro. “Nos apresentou também o método da leitura orante da Palavra que nos ajudará nas reflexões durante o retiro. 
Às 18h, também na capela, houve a Missa do Espírito Santo, para que o mesmo possa guiar a todos neste retiro. Já às 20h, no mesmo local, aconteceu na capela o Lucernário da Vigília de Pentecostes. Essa celebração, com luzes de vela, recorda os apóstolos que permaneciam unânimes aguardando a vinda do Espírito Santo. Neste retiro, também os padres da diocese, em oração, invocam as luzes do Espírito Santo para um bom êxito espiritual do encontro.

Neste momento do Lucernário, alguns padres da diocese partilharam suas experiências na Festa de Pentecostes, como Pe. Dirceu, em Jerusálem; Pe. Álisson, na inauguração da Capela do Espírito Santo; Pe. Bittar, no Jubileu do Divino; Pe. Nacif, que acompanhou e celebrou para um grupo de jovens na Serra de Tiradentes e Dom Célio, contando suas duas experiências vividas no mesmo dia, já que celebrou na Catedral do Pilar e também no Santuário de Matosinhos, quando pode perceber as diferentes maneiras de ação do Espírito Santo.
O Lucernário terminou com a participação do padre Fábio Damasceno, que destacou a mensagem daquele célebre sermão de Pentecostes do padre Antônio Vieira, quando este disse que de nada adiantaria longos sermões, palavras bonitas e profundas, se o Espírito Santo não os iluminasse por dentro.
Rezemos para que o Espírito de Deus ilumine a todos afim de que aconteça um novo Pentecostes! E a cobertura completa deste retiro espiritual do clero, que termina na quinta-feira, 28, você acompanha na próxima semana aqui mesmo no site da Diocese de São João del-Rei.

Colaboração e fotos – Padre Rondineli Cristino (assessor diocesano da Pascom)
Redação – Alisson Reis (Dedicom)
Texto: site da diocese

Nenhum comentário:

Postar um comentário