quarta-feira, 6 de junho de 2012

Sagrado Coração de Jesus

Junho: mês dedicado ao Sagrado Coração de Jesus

Junho é o mês dedicado ao Sagrado Coração de Jesus. Essa maravilhosa devoção, praticada em nossa comunidade pelo Apostolado da Oração e por muitos fiéis, teve origem com Santa Margarida Maria Alacoque (conheça sua vida). Nosso Senhor apareceu 3 vezes para esta santa, e em suas aparições (ocorridas em 1673, 1674 e 1675), Ele incumbiu a ela a missão de propagar pelo mundo a devoção ao Seu Sagrado Coração. Jesus também deixou 12 grandes promessas à humanidade em suas aparições. Clique aqui para conhecê-las.


O coração para nós representa o centro dos sentimentos. Temos ele como origem de nossas emoções, e principalmente como origem do Amor. Quando estamos felizes, dizemos que nosso coração está alegre. Quando estamos tristes, chateados, dizemos que nosso coração está machucado. Temos ele como o símbolo de nossa vida emocional. Cientificamente, o coração é a "bomba" que mantém nossos órgãos funcionando corretamente. Ele bombeia o sangue para cada pedacinho do nosso corpo, para que nossos tecidos sejam nutridos com oxigênio e estejam sempre em harmonia funcional. Ele também tem o papel de "renovação" do nosso sangue. Por ele passa o sangue "sujo", que já foi utilizado pelas nossas células, para ser enviado aos pulmões e, novamente, serem enriquecidos de oxigênio para nutrir nossos tecidos. Ele bate cerca de 60 a 100 vezes a cada minuto. Está em constante funcionamento, até mesmo quando dormirmos.

O coração é um órgão muito importante para nós. E, simbologicamente, representa nossos sentimentos. Jesus quis estabelecer no mundo a devoção ao Seu Sagrado Coração por que nEle encontramos toda a fonte de amor e caridade. É dele que tiramos nossa inspiração para praticar o Bem. Ele é o maior exemplo de Humildade que toda a Terra já pôde conhecer. Seu amor não é o amor humano, cheio de imperfeições e exigências. É diferente. É o amor Ágape, aquele que é incondicional e sem limites. Generoso e compassivo. Nós humanos muitas vezes não somos capazes de compreender esse amor. Mas é necessário que sintamos ele. O que as palavras não conseguem expressar, nosso coração é capaz de sentir. Que neste mês nós possamos estar em forte sintonia com o Sagrado Coração de Jesus para recebermos dele graças e bênçãos abundantes, e também para agradecermos a Ele por Sua bondade e complacência para conosco.

E, para que possamos compreender ainda mais o significado do amor incondicional que Nosso Senhor sente por nós, temos uma ótima oportunidade de aprofundar nosso conhecimento e elevar nosso pensamento a Deus com o site do Apostolado da Oração, no qual todo domingo é publicada uma reflexão que nos ajuda a sermos cada vez melhores e a praticar o Bem. Confira: www.apostoladonazareno.blogspot.com .


Que o Sagrado Coração de Jesus nos abençoe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário