quinta-feira, 7 de junho de 2012

SOLENIDADE DE CORPUS CHRISTI

Quinta-feira,07/06, a Igreja Católica, em todo o mundo, comemorou o dia de Corpus Christi. Nome que vem do latim e significa “Corpo de Cristo”.
A festa de Corpus Christi tem por objetivo celebrar solenemente o mistério da Eucaristia - o Sacramento do Corpo e do Sangue de Jesus Cristo.



Acontece sempre em uma quinta-feira, em alusão à quinta-feira Santa, quando se deu a instituição deste sacramento. Durante a última ceia de Jesus com seus apóstolos, Ele mandou que celebrassem Sua lembrança comendo o pão e bebendo o vinho que se transformariam em seu Corpo e Sangue.


Procissão
Em nossa paróquia celebramos a festa de Corpus Christi com muita devoção. Antes mesmo da procissão, os paroquianos enfeitaram as ruas e casas por onde passaria o Santíssimo Sacramento, cada enfeite tem seu significado e devoção.

 A procissão iníciou às 16:00h saindo do Santuário. Procissão que lembra a caminhada do povo de Deus, que é peregrino, em busca da Terra Prometida. No Antigo Testamento esse povo foi alimentado com maná, no deserto. Hoje, ele é alimentado com o próprio Corpo de Cristo. Durante o trajeto da procissão tivemos três momentos onde foi realizada a bênção do Santíssimo Sacramento “Corpo de Cristo”. Primeiro em frente a mercearia do Tamiro, segundo em frente às portas da Igreja de Santo Antônio e em terceiro às portas do Santuário. As Três bênçãos significando a Santíssima Trindade.



Missa Solene

A santa missa solene com cantos animados e grande participação dos fieis iniciou após a procissão. Na solenidade de Corpus Christi celebramos a instituição da Eucaristia, que é o Corpo e Sangue de Cristo e também a instituição do sacerdócio,

 homens que deixaram tudo para seguir o chamado de Cristo para evangelizar todos os povos. Devemos muito ao sacerdote que com muito carinho através de seu “sim” somos capazes de receber o Corpo de Cristo através da transubstanciação “transformação do pão e vinho no Corpo e sangue de Cristo” que acontece sobre o altar.
Em nossa paróquia também se realizou a instituição de sessenta ministros da proclamação da palavra entre homens e mulheres, serão eles os proclamadores das leituras realizadas nas celebrações Eucarísticas.

Dez ministros extraordinários da sagrada comunhão eucarística renovaram seu ministério e doze novos ministro foram instituídos.
mais fotos no menu fotos

Nenhum comentário:

Postar um comentário