quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Dezembro de 2012




Aniversário Sacerdotal

A noite de terça-feira, 4 de dezembro de 2012 foi marcada por uma linda missa festiva em comemoração aos dois anos de vida sacerdotal de nosso querido sacerdote Rondineli Cristino.
No momento de Ação de Graças os paroquianos puderam retribuir o carinho e gratidão para com nosso pároco que vem desempenhando de forma encantadora em nossa paróquia, a tão sublime missão a ele confiada, de evangelizar e guiar este rebanho para Deus.

O nosso desejo é de felicidades e saúde. Que a Luz Divina continue iluminando-o para poder lançar em cada coração sementes de fé, perseverança e amor a Deus e aos semelhantes.


A Coroa do Advento e o Presépio

A simbologia e a representatividade são predominantes no catolicismo. Desta forma as criações realizadas nas igrejas correspondentes a determinadas épocas e festividades nos levam a reconhecer realidades, tomar exemplos e perceber valores os quais transformam e modificam vidas.


No tempo do advento é comum se encontrar na igreja uma coroa  composta por três velas roxas e uma vela rósea, formando assim a chamada coroa do advento.

A cada domingo se acende uma vela sendo que no 3º domingo é acesa a rósea simbolizando a alegria que exulta pela proximidade do nascimento do Salvador do mundo.

No dia 25 de dezembro as quatro chamas formam uma grande luminosidade que demonstra a grande luz que desceu dos céus para guiar os passos da humanidade.

Além da coroa do advento pode se ver também na maioria das vezes o presépio, uma maravilhosa representação do nascimento do menino Jesus. Assim são despertados em nossos corações valores edificadores como o amor, a bondade, a fraternidade e a solidariedade.

Contemplando o menino Jesus na manjedoura percebemos o mistério da humildade e da simplicidade, afinal Deus deu-nos seu filho por amor, e este em meio a pobreza e simplicidade veio para guiar as ovelhas no caminho divino, crendo na mais bela verdade e seguindo rumo a vida eterna.

Sendo assim vemos que a coroa do advento e o presépio são como modelos que devem ser refletidos em nossas vidas, sendo profundamente vivenciados no cotidiano de forma que haja um pouco de sensibilidade para reconhecer valores e convertê-los em grandes ações.

Envio das coordenações da Novena de Natal

No dia 15 de dezembro de 2012 (sexta feira) foi realizada no Santuário Nossa Senhora de Nazaré a santa Missa, marcada pelo envio das coordenações da Novena de Natal.

A celebração foi presidida pelo reverendíssimo Padre Rondineli Cristino que durante a homilia destacou a importância de assumirmos o verdadeiro sentido do Natal, fazendo que o nascimento e a vida do menino Jesus se façam constante em nossos corações.

Após a Eucaristia houve o envio dos coordenadores que de frente ao presépio com uma vela acesa nas mãos comprometeram-se em levar a cada comunidade a chama e a luz de Cristo que aquece, ilumina e guia os passos do povo de Deus.




Padre Rondineli encorajou e fortificou as coordenações com a sua bênção, confiando no fiel compromisso de atenderem essa divina e maravilhosa missão. 


Bodas de Prata do Reverendíssimo Padre Sílvio 

A paróquia de Nazareno prestou homenagens ao reverendíssimo Padre Silvio Firmo do Nascimento com uma bela missa festiva que aconteceu no Santuário, às 19h no dia 16 de dezembro, em comemoração às suas bodas de prata.

A missa foi cocelebrada pelo Padre José Francisco e pelo nosso pároco Padre Rondineli Cristino o qual deu boas vindas ao padre jubilando e no momento da homilia enfatizou sobre a importância do pastor que guia as ovelhas rumo ao caminho do Pai, baseando no lema de Padre Silvio: “Eu sou o bom Pastor” “O bom Pastor dá a vida pelas ovelhas”.



No final da celebração  o jubilando agradeceu a todos que o ajudaram no decorrer da sua vida, lembrando de forma especial o saudoso Padre Francisco de Andrade, que em sua época tanto fez pela educação e juventude nazarenenses.


Padre José Francisco fechou o momento dirigindo a palavra ao Padre Sílvio, ressaltando que os caminhos por eles percorridos foram muito parecidos e que ambos são como irmãos gêmeos.

Após a missa os fiéis foram cumprimentar o jubilando, todos com um mesmo intuito: que sua missão seja a cada dia abençoada pelo Divino Espírito Santo e que Nossa Senhora de Nazaré seja sua mãe para que ele possa, com sabedoria conduzir seu rebanho como Bom Pastor.
Parabéns e felicidades, Padre Silvio!




Missa de Encerramento da Novena de Natal

A Santa Missa das 19h deste domingo que antecedeu o Natal (23 de dezembro) foi marcada pela presença das comunidades que celebraram a Novena de Natal e pela grande participação dos fiéis.

Cada comunidade teve como representatividade um estandarte, este foi decorado durante os nove dias pelas pessoas que rezaram a novena, fixando nele objetos de devoção e enfeites natalinos, deixando assim sua marca e a expressão de sua fé.



O presidente da celebração, Pe. Rondineli Cristino concluiu o último dia da novena ressaltando o quanto é importante preparar nossos corações para a chegada do Grande Salvador do mundo. Além disso, destacou que devemos assumir o verdadeiro sentido do Natal e não nos deixar levar pelas luzes artificiais que cintilam nos pisca-piscas e pelos enfeites brilhantes, afinal o nosso maior presente é a grande LUZ do Menino Deus.

Dessa forma no final da celebração foi invocada a bênção de Deus sobre todos os presentes e sobre as belas bandeiras que cobriram a escadaria do altar.





Solene Missa do Natal do Senhor

A solenidade do nascimento do Menino Jesus iniciou-se às 22h 30min do dia 24 com a presença da Orquestra Nossa Senhora de Nazaré abrilhantando a Santa Missa.


 A celebração foi intensamente marcada por grandes emoções e momentos maravilhosos de fé e devoção. A igreja iluminada apenas pelas velas que os fiéis traziam, estava cuidadosamente ornamentada, assim em meio a um ambiente aconchegante foi surgindo na procissão de entrada o Menino Jesus nos braços do presidente da celebração,  Padre Rondineli Cristino.





 O tema central da celebração foi a LUZ de Cristo, luz que guia e ilumina os passos da humanidade, o clarão do Senhor que vem ao mundo acabando com a escuridão, os raios resplandecentes que dissipam as trevas, a luz do bem que vence o mal, do amor que supera o ódio e a luz da vida que derrota a morte.

Dessa forma no momento que se glorificou a Deus pelo seu amor e bondade por nos conceder seu filho Deus e homem para nos salvar, acenderam-se as luzes do santuário, as luzes de Deus que aquecem e iluminam nossos corações.

O Natal é uma data perfeita para reflexão e contemplação, pois percebemos o mistério da humildade e da simplicidade com que Jesus veio ao mundo. Além disso, é importante ver o quanto é sublime o AMOR que se manifesta de diversas formas: Deus amou seus filhos e deu-nos o Salvador; Maria confiou e amou a Deus para dar a luz ao Senhor da vida; José acreditou em Maria por intermédio do Anjo Gabriel e a amou; Jesus amou cada um de seus discípulos e toda a humanidade, mostrando-lhes o caminho certo que leva ao Pai.

Assim queremos sempre caminhar pela trajetória Santa e Iluminada de Cristo, a fim de tomarmos como exemplos valores tão divinos e essenciais. Vivendo sobre a perspectiva de que Deus é o Senhor de todas as coisas e que ao lado dele a vitória da vida sobre a morte é certa. 









Nenhum comentário:

Postar um comentário