domingo, 2 de fevereiro de 2014

Apresentação do Senhor


A Igreja celebra, a cada dia 2 de fevereiro, a festa da apresentação do Senhor, que é chamada também de Purificação de Nossa Senhora, ou Nossa Senhora das Candeias, ou ainda Nossa Senhora da Candelária.

É uma das festas mais antigas da Igreja Católica. Data do século IV. É o dia em que Nossa Senhora e São José "apresentam" a Deus o filho Jesus.


O velho Simeão exulta de alegria porque Deus visitou seu povo, trazendo a salvação que ele, já de idade avançada, pôde contemplar. O próprio Deus, o Deus vivo e verdadeiro, Deus conosco para sempre na pessoa de Jesus, se compromete radicalmente com o homem. E Simeão profetiza sobre o Menino, mostrando o mistério de sua paixão, morte e ressurreição. Em outras palavras, ele afirma que, sem sangue, não haverá redenção nem remissão dos pecados.


É festa da Purificação de Nossa Senhora porque, segundo o costume dos judeus, somente 40 dias após o parto é que a mulher podia frequentar de novo o Templo. Nessa ocasião, devia cumprir a oferta prescrita pela Lei e Maria estava perfeitamente inserida na sociedade religiosa de seu tempo.


Missa às 19h presidida pelo reverendíssimo 
Frei Willian da cidade de Bom Sucesso

Na Paróquia/Santuário Nossa Senhora de Nazaré, aconteceu nas missas dominicais a bênção das velas, lembrando o rito do Natal. Assim, todos puderam reafirmar a sua fé n’Aquele que é a luz do amor, do bem e da vida. Os cristãos, portanto, são chamados filhos da luz, pois permanecendo no caminho de Deus vive-se longe de todas as trevas e escuridões malignas.




Matéria e organização – Waldecy Júnior
Texto de Dom Eurico Dos Santos Veloso 
Arcebispo Emérito de Juiz de Fora – MG

Fotos – Cássia Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário