segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Romaria Nacional do Terço dos Homens



A Paróquia/Santuário Nossa Senhora de Nazaré participou pela 2ª vez da romaria do Terço dos homens neste sábado, 22, em Aparecida do Norte – SP. Os homens devotos de Maria junto às suas famílias partiram em três ônibusna sexta-feira, cheios de fé e devoção.
Homens chamados a continuar a Missão de Jesus proclamando o Reino de Deus. É na unidade que somos Igreja, vivendo a vida de Comunidade e de solidariedade entre os irmãos e, particularmente, dentro das famílias.
Assim, logo após a chegada na casa da Mãe querida, homens de família vindos de todos os lugares do Brasil participaram da Santa Missa, às 9h, presidida pelo Arcebispo de Juiz de Fora (MG), Dom Gil Antônio Moreira, bispo referencial da CNBB para o Terço dos Homens no Brasil.


A missa foi concelebrada pelo bispo emérito de Pinheiro (MA), Dom Ricardo Pedro Paglia e pelo bispo auxiliar da Arquidiocese de Aparecida, Dom Darci José.
Em sua homilia, Dom Gil ressaltou que o movimento Terço dos Homens é uma bênção de Deus.
“Esta é a 6ª edição da Romaria do Terço dos Homens e fico imensamente feliz por acompanhar o crescimento deste movimento no Brasil. Nos reunimos na casa da Mãe de Deus, na festa da Cátedra de São Pedro, festa de grande importância para a vida da Igreja”, afirmou.


Dom Gil explicou a riqueza do significado da Cátedra, do assento, da cadeira de São Pedro.
Sobre a oração do Terço, o Arcebispo afirmou que é um momento de reunir a família na companhia de Nossa Senhora.
“Quando você reza o terço, você não faz apenas um louvor a Nossa Senhora, mas uma contemplação dos mistérios de Jesus Cristo. Rezamos o terço professando a nossa fé em Jesus Cristo. Quem reza o terço tem o seu coração em sintonia com o coração de Jesus Cristo”, ressaltou.
Aos milhares de homens que acompanharam a celebração, Dom Gil dirigiu uma mensagem de perseverança no amor de Deus e no poder da oração.
“Continuem rezando em companhia de Maria e aprendendo com ela a estar junto de Deus. O terço é uma oração que edifica o católico. Queridos homens que rezam o terço, vocês são missionários e vivem o amor de Nossa Senhora”, enfatizou.
Logo após a celebração, os coordenadores se dirigiram para o Auditório Noé Sotillo para Assembleia e ao mesmo tempo, os homens participaram de encontro com música, reflexão e partilha de experiências na Tribuna Bento XVI.

Estendendo a mão direita em direção à imagem de Nossa Senhora Aparecida, os homens rezaram o Santo Terço e se consagraram a Padroeira do Brasil, por volta das 14h. A oração fez parte da programação da VI Romaria Nacional do Terço dos Homens, que foi conduzida por Dom Darci José e por Dom Gil Antônio Moreira.



Dom Darci agradeceu a presença de Dom Gil no Santuário e ressaltou como é importante a oração para todos. “Quem reza vence! Quem não reza é vencido”, enfatizou.
Ao final da Consagração, Dom Gil Antônio Moreira lançou dois desafios aos homens presentes na Casa da Mãe Aparecida.
“Primeiro desafio: Além de rezar no grupo semanalmente, reze também o terço todos os dias em casa com a sua família. Segundo desafio: Seja um missionário e convide alguém que esteja afastado da Igreja para fazer parte do movimento”, concluiu.
Neste ano de 2014 a Romaria Nacional do Terço dos Homens reuniu 31 mil pessoas na Casa da Mãe Aparecida.


Adaptação – Waldecy Junior
Fotos – Waldecy Junior

Nenhum comentário:

Postar um comentário