terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

São Brás - médico e protetor espiritual


Na Paróquia/Santuário Nossa Senhora de Nazaré - Nazareno MG a celebração da Santa Missa em honra a São Brás foi realizada às 19h, pelo reverendíssimo padre Admilson Heitor de Paiva, da Paróquia de Ijaci, onde pôde notar a presença de muitos fiéis que foram suplicar e agradecer as bênçãos de tão venerado santo da Igreja Católica.


  Foi comentado sobre o Mau que habita no mundo; esse que  não pode fazer morada no coração  humano. No coração do homem, que é templo do Espírito Santo, somente o Bem deve reinar.
No momento das preces pediu-se pelo pároco desta paróquia, Rondineli Cristino, que passou por uma cirurgia.  


Foi pedido também por todos aqueles que sofrem os males da garganta, os males do câncer; que através de São Brás, Deus tenha misericórdia e lhes conceda a saúde.


Após a Celebração, os fiéis receberam a tradicional bênção da garganta.


Conheça um pouco a trajetória de vida desse santo tão querido:

São Brás nasceu na cidade de Sebaste, Armênia, no final do século III. Primeiramente, foi médico, mas entrou numa crise, não profissional, pois era bom médico e prestava um ótimo serviço à sociedade. Mas, providencialmente, foi evangelizado e encontrou em Deus a mudança para sua vida. Esta mudança não foi somente no âmbito da religião, sua busca por Nosso Senhor Jesus Cristo estava ligada ao seu profissional e muitas pessoas começaram a ser evangelizadas através da busca de santidade daquele médico.


Houve uma época em que São Brás se retirou em penitência, na oração, na intercessão para que muitos encontrassem a verdadeira felicidade como ele a encontrou em Cristo e na Igreja. Mas, na verdade, o Senhor o estava preparando, porque, ao falecer o bispo de Sebaste, o povo, conhecendo a fama do santo eremita, foi buscá-lo para ser pastor. Ele, que vivia naquela constante renúncia, aceitou ser ordenado padre e depois bispo.

Sucessor dos apóstolos e fiel à Igreja, era um homem corajoso, de oração e pastor das almas, pois cuidava dos fiéis na sua totalidade. Evangelizava com o seu testemunho.
São Brás foi preso e sofreu muitas chantagens para que renunciasse à fé. Mas por amor a Cristo e à Igreja, preferiu renunciar à própria vida. Em 316, foi degolado.

Conta a história que, ao se dirigir para o martírio, uma mãe apresentou-lhe uma criança de colo que estava morrendo engasgada por causa de uma espinha de peixe na garganta. Ele parou, olhou para o céu, orou e Nosso Senhor curou aquela criança.

Peçamos a intercessão do santo de hoje para que a nossa mente, a nossa garganta, o nosso coração, nossa vocação e a nossa profissão possam comunicar esse Deus, que é amor.

São Brás, rogai por nós!

Adaptação: http://santo.cancaonova.com/santo/sao-bras/
Texto e organização: Doraci Couto
Fotos: Carmen Nogueira

Nenhum comentário:

Postar um comentário