sexta-feira, 18 de julho de 2014

Comunidade da Jaguara celebra o Dia Maior de suas festividades

Senhora do Carmo, Rainha dos anjos, canal das mais ternas mercês de Deus para com os homens


O tão esperado dia da padroeira da Comunidade da Jaguara foi comemorado com júbilo nesta última quarta-feira, 16 de julho. As festividades em honra à Senhora do Monte Carmelo se iniciaram logo pela manhã com uma víspora beneficente.


Às 13h o pároco, Reverendíssimo Padre Rondineli Cristino presidiu a Santa Missa na qual concelebrou Monsenhor Juvenal. A Eucaristia contou com uma coroação realizada pelas crianças da comunidade. Ao final da celebração houve a bênção sobre os escapulários de Nossa Senhora Carmo e sobre os fiéis presentes.



Durante a tarde, por volta das 14h aconteceu um animado leilão de gados e prendas, contando com grande participação do povo de Deus.

Às 18h, iniciou-se a procissão luminosa em honra à Senhora do Carmo. No trajeto, os fiéis demonstraram seu amor à Mãe querida através de queima de fogos e homenagens nas ruas da comunidade. A Banda Aquiles Rios de São Sebastião da Vitória abrilhantou o cortejo.


Na chegada, iniciou-se a Santa Missa novamente celebrada por Padre Rondineli e Monsenhor Juvenal, contando com a participação do coral Nossa Senhora do Carmo. Em sua homilia, Padre Rondineli enfatizou sobre a importante presença de Maria na vida do Cristo. Lembrou sobre a passagem das Bodas de Caná, onde Jesus realizou seu primeiro milagre por intermédio de sua mãe. Assim, como naquele casamento Nossa Senhora está sempre presente na vida de seus filhos, quando percebe que o vinho está a faltar ela pede a Jesus, sempre atenta as necessidades dos filhos de Deus. Que Maria Santíssima, através de seus exemplos e constante proteção, ajude seus filhos no tortuoso e difícil caminho da cruz rumo aos céus.


Após a celebração, as festividades na comunidade se encerraram com a queima de uma grande fogueira ao som da Banda Aquiles Rios, além de um animado leilão de prendas.


História de Nossa Senhora do Carmo

 Nossa Senhora do Carmo tem origem no século XII, quando se um grupo de eremitas começou a se formar no monte Carmelo, na Palestina, terra Santa, iniciando um estilo de vida simples e pobre, ao lado da fonte de Elias, que se estendeu ao mundo todo.
A palavra Carmo, corresponde ao monte do Carmo ou monte Carmelo, em Israel, onde o profeta Elias se refugiou. A palavra carmo ou carmelo significa jardim.

História de Nossa Senhora do Carmo e os carmelitas
A ordem dos carmelitas venera com carinho o profeta Elias, que é seu patriarca, e a Virgem Maria, venerada com o título de Bem Aventurada Virgem do Carmo. Devido ao lugar, esse grupo foi chamado de carmelitas. Lá, esse grupo de eremitas construiu uma pequena capela dedicada a Senhora do Carmo, ou Nossa Senhora do Carmelo.
Posteriormente os carmelitas foram obrigados a ir para a Europa fugindo da perseguição dos muçulmanos. Aí se espalhou ainda mais a Ordem do Carmelo.

Devoção a Nossa Senhora do Carmo
Com a expulsão dos carmelitas de Israel, a devoção a Nossa Senhora do Carmo começou a se espalhar por toda a Europa. Também foi levada para a América Latina, logo no começo de sua colonização, passando a ser conhecida em todos os lugares. E não somente no Carmelo. Foram construídas várias igrejas, capelas e até catedrais dedicadas a Senhora do Carmo.

Aparição de Nossa Senhora do Carmo a São Simão
São Simão era um dos mais piedosos carmelitas que vivia na Inglaterra. Vendo a Ordem dos Carmelitas ser perseguida até estar prestes a ser eliminada da face da terra, ele sofria muito e pedia socorro a Nossa Senhora do Carmo.
Sua oração, que os carmelitas usam até hoje, foi a seguinte: Flor do Carmelo, vide florida. Esplendor do Céu. Virgem Mãe incomparável. Doce Mãe, mas sempre virgem. Sede propícia aos carmelitas. Ó Estrela do mar.
Então Maria Santíssima, rodeada de anjos, apareceu para São Simão, entregou-lhe o Escapulário e lhe disse: Recebe, meu filho muito amado, este escapulário de tua ordem, sinal do meu amor, privilégio para ti e para todos os carmelitas. Quem com ele morrer não se perderá. Eis aqui um sinal  da minha aliança, salvação nos perigos, aliança de paz e amor eterno. A partir desse milagre, o escapulário passou a fazer parte do hábito dos carmelitas.

Milagre de Nossa Senhora do Carmo
A partir da aparição de Nossa Senhora do Carmo a São Simão, a Ordem do Carmelo começou a florescer na Europa e em vários lugares do mundo, permanecendo firme até os dias de hoje.

O Escapulário de Nossa Senhora do Carmo, tradição do Carmelo
A palavra escapulário, vem do latim, escápula, que significa  armadura, proteção. O escapulário é uma forma de devoção a Maria Santíssima. O uso do escapulário é um sinal de confiança em Nossa Senhora do Carmo. A pessoa que o usa, é coberta com a proteção e as graças da Virgem Do Carmo.
O escapulário, segundo o Concilio do Vaticano II é um Sacramental, um sinal sagrado, obtendo efeitos de proteção da Igreja Católica. É uma realidade visível que nos conduz a Deus. Santa Tereza dizia que: portar o escapulário, era estar vestida com o hábito de Nossa Senhora.

Oração a Nossa Senhora do Carmo
Senhora do Carmo, Rainha dos anjos, canal das mais ternas mercês de Deus para com os homens. Refúgio e advogada dos pecadores, com confiança eu me prostro diante de vós, suplicando-vos que obtenhais a graça que necessito, ( pede-se a graça). Em reconhecimento, solenemente prometo recorrer a vós em todas as minhas dificuldades, sofrimentos e tentações, e farei de tudo que ao meu alcance estiver, a fim de induzir outros a amar-vos, reverenciar-vos e invocar-vos em todas as suas necessidades.
Agradeço as inúmeras bênçãos que tenho recebido de vossa  mercê e poderosa intercessão.
Continuai a ser meu escudo nos perigos, minha guia na vida e minha consolação na hora da morte. Amém. Nossa Senhora do Carmo, advogado dos pecadores mais abandonados, rogai pela alma do pecador mais abandonado do mundo. Ó Senhora, rogai por nós que recorremos a vós.
Fonte: http://www.cruzterrasanta.com.br/historia/nossa-senhora-do-carmo


Matéria: Waldecy Junior / Colaboração: Guilherme Carvalho e Marcos Vinícius Leitte
Fotos - Guilherme Carvalho e Jovino Romão

Nenhum comentário:

Postar um comentário