quarta-feira, 23 de julho de 2014

Acolhida da imagem fac-símile de Nossa Senhora de Nazaré

Renovação da fé cultivada há mais de 150 anos e explosão de emoções marcam a chegada da Mãe querida.


A Paróquia/Santuário Nossa Senhora de Nazaré vive neste ano de 2014 um momento ímpar na sua história: 150 anos do Jubileu perpétuo de sua padroeira. Assim, a pedido do Padre Rondineli Cristino o escultor nazarenense Benedito Eduardo esculpiu uma imagem fac-símile da Virgem de Nazaré. Dessa forma, uma das ações para que esse tempo seja vivido mais intensamente foi a acolhida dessa réplica da imagem primitiva de Nossa Senhora de Nazaré. Para isso, aconteceu nesta terça-feira, 22 de julho, uma grande procissão motorizada e celebração da Santa Missa, participada pelo Terço dos Homens e das Mulheres.


Bênção da imagem
Neste mesmo dia a imagem fac-símile foi abençoada pelo excelentíssimo e reverendíssimo bispo diocesano Dom Célio de Oliveira Goulart. 


A bênção aconteceu na capela do Palácio Episcopal em São João del-Rei, acompanhada pelo Padre Rondineli e pelo Padre salesiano Antídeo.


Acolhida no trevo da cidade
A imagem abençoada foi conduzida pelo Padre Rondineli até o trevo de Nazareno, onde aconteceu uma concentração de grande número de fiéis que foram acolher a preciosa escultura que comporta em si a lembrança da Mãe do céu. 


Após momentos de espera que pareciam intermináveis, orações e muita expectativa ouviu-se buzinas, vivas e aclamações que anunciavam a chegada da imagem, a qual foi colocada no carro-andor para dar início à procissão motorizada.


Procissão motorizada
Em meio a um grande buzinaço, bandeirinhas agitadas, luzes de faróis e dos fogos soltados nas fazendas do trajeto, a imagem foi solenemente se aproximando da entrada da cidade. 


Nesse local, uma nova multidão se fazia presente, animada por cantos e vivas, com muita emoção se aglomeraram em torno do carro andor para tocar a imagem, erguendo as pequenas crianças para que a Mãe santa as abençoasse. 




Continuando com grande alegria, a procissão motorizada percorreu as principais ruas da cidade, sendo saudada pelos devotos que se reuniam em suas casas e esquinas. As súplicas à Mãe do céu nesse momento pediam a sua intercessão a Deus, lançando o seu doce olhar sobre cada lar e cada família. 


Chegada ao Santuário e entronização
Esperada pelos fiéis, Ministros da Comunhão, Acólitos, Confraria Nossa Senhora de Nazaré, Terço dos Homens e das Mulheres a imagem chegou ao seu Santuário ao som de sinos, fogos de artifício e da Banda Municipal de Nazareth.


A réplica da imagem de Maria de Nazaré foi entronizada no Santuário enquanto os fiéis cantavam o seu tradicional Hino, momento especial que relembrou tantos Jubileus celebrados nesta terra.


Santa Missa
Como não podia ser diferente, a devoção mariana conduz à Eucaristia. Nessa perspectiva, a Santa Missa animada pelo coral do Terço dos Homens e das Mulheres coroou a caminhada de fé.


Em sua homilia Padre Rondineli apresentou três aspectos: a expressão de fé do povo nazarenense, devoção em Maria e os 150 anos do Jubileu.



No primeiro ponto ressaltado foi enfatizada a grande manifestação dos fiéis que se mobilizaram na acolhida da imagem fac-símile. Prosseguindo destacou que o amor dedicado a Maria é fruto das inúmeras graças alcançadas por sua intercessão. E o motivo da fé em Maria está no fato de no seu ventre ter sido gerado Jesus, o salvador do gênero humano. Falou ainda que Maria é a criatura humana que esteve mais intimamente unida a Deus e por isso pode conduzir seus filhos até Ele.



O convite especial dessa noite de graça foi para que cada devoto dessa Paróquia viva os 150 anos do Jubileu como um momento de transformação, um recomeço na caminhada de fé.

Ao final da celebração, voltados para Nossa Senhora de Nazaré, juntamente com o pároco toda a comunidade presente consagrou-se à virgem de Nazaré. Após a bênção final, todos foram convidados a visitarem a imagem em seu andor. Como gesto de devoção levaram para cada lar flores e muita paz no coração.




A Pastoral da Comunicação teve a oportunidade de entrevistar várias pessoas, as quais unanimemente declararam ser este momento inexplicável, de muita alegria e único na vida de cada um e da paróquia. 



Matéria- Carmen Nogueira e Waldecy Junior
Fotos - Guilherme Carvalho, Lucas Silveira e Thailyne Eduarda

Nenhum comentário:

Postar um comentário