segunda-feira, 14 de julho de 2014

Sementes Lançadas aos Corações


A liturgia celebrada por toda a Igreja neste 15º Domingo do Tempo Comum, 13 de julho, descortina preciosos valores, revelando a dinâmica do Reino dos Céus através da Parábola do Semeador (Mt 13,1-23).


Nesse sentido, durante as celebrações eucarísticas dominicais na Paróquia Nossa Senhora de Nazaré, Padre Rondineli direcionou sua reflexão aos fiéis reunidos em torno da Mesa da Palavra. Explicou a importância e o valor da Palavra de Deus, um tesouro do Pai deixado aos seus filhos. Convidou os presentes a pensarem sobre qual solo cada um cultiva em seu coração e como se encontra a semente lançada nele. Assim, diante da infertilidade, da aridez e da espinhosidade de cada terreno é preciso que se realize uma verdadeira metanoia, mudança contínua que começa a acontecer no momento em que o homem aceita a fé que lhe foi pregada.


Na Santa Missa direcionada às crianças da comunidade a passagem bíblica narrada por São Mateus foi recontada de uma forma muito pedagógica, divertida e atraente.


A Equipe de Catequese preparou uma apresentação, na qual encenou-se os momentos ápices da parábola, representando as intempéries dos lugares onde as sementes caíam, aquelas que os pássaros comeram, que o sol secou e finalmente aquela que germinou e gerou muitos frutos.



O momento foi intercalado por cânticos e diálogos com as crianças presentes na assembleia. Dessa forma, a história pôde ser importante instrumento de edificação cristã na vida destes pequenos.



Outro momento especial nas celebrações deste final de semana foi a apresentação de mais uma formação sobre o Jubileu perpétuo de Nossa Senhora de Nazaré, o qual completa 150 anos. As exibições mensais preparadas pela Pastoral da Comunicação têm o objetivo de inteirar os paroquianos sobre esta bela história de devoção e fé, de forma que se prepare espiritualmente para a grande festa da Mãe da Igreja. 




Desta vez, foi apresentada a iconografia de Nossa Senhora de Nazaré, mostrando as diversas formas que as imagens da padroeira são representas pelo Brasil. Jubileu de Nossa Senhora de Nazaré: 150 anos de expressão de fé e graças derramadas.


Isto diz o Senhor: 10“Assim como a chuva e a neve descem do céu e para lá não voltam mais, mas vêm irrigar e fecundar a terra, e fazê-la germinar e dar semente, para o plantio e para a alimentação, 11 assim a palavra que sair de minha boca: não voltará para mim vazia; antes, realizará tudo que for de minha vontade e produzirá os efeitos que pretendi, ao enviá-la”.

Is 55,10-11

Matéria - Waldecy Junior
Fotos - Waldecy Junior e Guilherme Carvalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário