segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Dia do Sacerdote é comemorado na Paróquia Nossa Senhora de Nazaré


Alegria, emoção e dinamismo marcaram o domingo (03), na Paróquia/Santuário de Nossa Senhora de Nazaré em Nazareno. Em todas as celebrações do dia foi lembrado com intensidade o dia do padre. Na Celebração das 10 h 30, presidida pelo Revmo Padre Rondineli Cristino, os catequistas homenagearam de forma descontraída este tão importante dia com uma encenação preparada por eles, lembrando que ser padre não é uma profissão e sim uma vocação em que um ser humano é retirado do meio do povo para evangelizar esse mesmo povo. 







Várias foram as profissões encenadas pelo grupo, mostrando que ser padre não é missão fácil, que não é qualquer pessoa que tem o dom de assumir tamanha responsabilidade. Dessa forma concluiu-se que ser padre é nobre missão.





Ao final da apresentação foi ofertada pelas crianças, ao padre Rondineli, uma orquídea como forma de reconhecimento pelo nobre trabalho que vem desenvolvendo à frente da Paróquia.


Na Celebração das 19 h também presidida pelo Padre Rondineli, uma singela homenagem foi feita pela Pascom ( Pastoral da Comunicação) em nome de todos os paroquianos.




 Assim, foram apresentados em forma de slides, momentos emocionantes da caminhada sacerdotal do pároco, desde sua ordenação em 2010 até os dias atuais, onde à frente da Paróquia de Nazaré, desenvolve com entusiasmo, firmeza e alegria sua missão.



De forma simples, mas sincera, as homenagens demonstraram quão importante é ter um sacerdote para guiar um povo, dando-lhe um norte, mostrando-lhe o caminho a seguir, dando uma palavra amiga, um gesto de amizade.
O sacerdote é aquele que continua na Terra a missão do próprio Jesus. É aquele que deixa de constituir família para se consagrar a Deus e às pessoas de que dele necessitam.
Assim, a  paróquia de Nossa Senhora de Nazaré agradece a Deus por todos os sacerdotes que deram suas vidas por este pequeno pedaço de chão abençoado pela nossa querida mãe, a Virgem de Nazaré, e agradece a presença amiga e acolhedora do Padre que está à frente desta Paróquia, pedindo a Deus e à Mãe que abençoe seu sacerdócio. Que suas mãos consagradas sejam levantadas sempre para levar às pessoas um gesto de paz, de fraternidade, de acolhida.


Padre Rondineli, que a Virgem de Nazaré interceda a Deus pelo seu Ministério, dando-lhe sabedoria, fortaleza, discernimento e sobretudo, saúde para exercer sua missão.

Um pouco da história do padroeiro dos sacerdotes:

João Maria Vianney nasceu perto de Lyon, França, no dia 8 de maio de 1786, de família de agricultores piedosos. sua instrução foi precária, pois passou a infãncia em pleno Terror da Revolução Francesa. Iniciou seus estudos eclesiásticos aos 20 anos, terminando-os aos 29.
O jovem sacerdote chegou à pequena localidade de Ars, um pequeno aglomerado de casas, na França. Lá havia um certo fundo religioso, mas com muito pouca piedade. No dia de sua chegada, o Padre Vianney deu um colchão a um pobre e deitou-se sobre uns sarmentos junto à parede, com um pedaço de madeira como travesseiro. Seu jejum era permanente, passando habitualmente três dias sem comer. Passava horas e horas ajoelhado diante do Santíssimo Sacramento, implorando a conversão de seus paroquianos. Atraía todos para o catecismo e pedia que meninos e adolescentes levassem consigo o Rosário. Pregava sobre os deveres de cada um para consigo, para com o próximo e para com Deus. Por anos a fio pregou contra trabalhos dominicais, bailes, cabarés serões e conversas obscenas; dizia: "Se um pastor quiser se salvar, precisa, quando encontrar alguma desordem na paróquia, saber calcar aos pés o respeito humano, o temor de ser desprezado e o ódio dos paroquianos [ e denunciar o mal]".
Após três anos e meio depois de sua chegada a Ars já dizia que "se encontrava numa paróquia de muito fervor e que serve a Deus de todo o seu coração".
O Cura de Ars, como era chamado, nunca pôde parar para descansar. Morreu serenamente, consumido pela fadiga, na noite de 4 de agosto de 1859, aos setenta e três anos de idade. Seu corpo incorrupto, encontra-se na igreja da paróquia de Ars. São João Maria Batista Vianney foi proclamado pela Igreja Padroeiro dos sacerdotes e o dia de sua festa, 4 de agosto, escolhido para celebrar o Dia do Padre.
Matéria: Doraci Couto
Fotos: Carmen Nogueira e Cássia Pereira
Fonte: wiki.cancaonova.com/index.php/São_João_Maria_Vianney

pt.wikipedia.org/wiki/João_Maria_Batista_Vianney


Nenhum comentário:

Postar um comentário