domingo, 31 de agosto de 2014

Catequistas reafirmam a sua resposta ao chamado de Deus

O catequista, vocação que hoje celebramos, assume este serviço da Palavra tornando-se porta-voz da vivência cristã de toda a comunidade e procura transmitir aos catequizandos a experiência do encontro com Jesus, fundamento de nossa fé. 


Em meio à alegria e gratidão das crianças, durante a missa das 10h 30min deste domingo, 31, os catequistas renovaram seus compromissos e receberam homenagens e gratidão da comunidade. Que este dia seja de alegria e, sobretudo de entrar em sintonia e comunhão com todos os catequistas do Brasil.



A missão do catequista é de gratuidade. É assim que cada catequista coloca em prática o ensinamento de Jesus, dedicando seu tempo para que adultos, jovens, adolescentes e crianças possam encontrar o caminho do discipulado missionário, a partir da experiência pessoal e comunitária com Jesus Cristo. É por isso que hoje queremos agradecer a Deus pelo ministério da catequese e dizer “obrigado” a cada um dos catequistas, pedindo ao Senhor que os abençoe porque fizeram a opção de ser servidores do evangelho que gera Vida em abundância.



Durante a homilia Padre Rondineli de forma dinâmica, em diálogo com as crianças, falou da importância do ministério catequético na vida da Igreja. Ressaltou o grande papel dos pais como os primeiros catequistas e evangelizadores em seus lares. Esta catequese familiar é ampliada na comunidade paroquial em sintonia com a diocese e a Igreja.



Após estes momento os catequistas presentes foram convidados a fazerem a renovação dos compromissos que envolvem sua missão e acendendo suas velas no Círio Pascal rezaram a Oração do Catequista. Este gesto simboliza o ato de levar a luz do ressuscitado ao coração dos catequizandos e da comunidade como um todo.  





Ao final da celebração foi exibido um vídeo, através do qual expressou-se gratidão aos catequistas da paróquia que se empenham no serviço de evangelização na gratuidade.


Que a experiência do encontro com Jesus Cristo, condição para exercer esse ministério, provoque sempre de novo o encantamento por esse fascinante caminho de discipulado, cheio de desafios que fazem crescer em “idade, sabedoria e graça”! 


Em entrevista, a catequista do sacramento da Crisma Nenên Braga, ressaltou justamente este aspecto da amizade e intimidade com Jesus para poder levá-lo às crianças e aos jovens. 


Matéria - Carmen Nogueira e Waldecy Junior
Fotos - Thailyne Eduarda


Nenhum comentário:

Postar um comentário