quinta-feira, 14 de agosto de 2014

A Eucaristia Dominical: expressão maior de espiritualidade



    Havia aí seis potes de pedra de uns cem litros cada um, que serviam para os ritos de purificação dos judeus. Jesus disse aos que serviam: “Encham de água esses potes.” Eles  encheram os potes até a boca. Depois Jesus disse: “Agora tirem e levem ao mestre-sala.” Então  levaram ao mestre-sala.

Jesus nos exorta, nesse trecho do Evangelho a realizar a nossa tarefa habitual com fé e esperança, quando Ele pede aos serviçais para encherem as talhas de água. Os serviçais pedem vinho e é água que Ele lhes diz para colocar nas jarras. Os criados não criticam, eles têm confiança; “Eles encheram-nas até em cima”, Esta confiança dá o seu fruto: a água transforma-se em vinho e em vinho excelente. Nada é impossível a Deus. A intensidade e ardor com que respondermos aos apelos de Deus serão o tanto que Ele poderá nos conceder em graças. “Nos dá água conforme o copo”. Ele respeita nossa liberdade.

     Na nossa vida, Deus só nos pede a mesma atitude, de conduzir a nossa existência tal qual ela é, em todas as suas dimensões, à luz da Sua Palavra, e para entregá-la na Sua ação recriadora. ( Jo 2, 6-8)

A autêntica e profunda espiritualidade cristã conjugal e familiar tem a sua expressão máxima na missa dominical, porque ela é a fonte própria do matrimônio cristão, na qual nasce a graça e a exigência de uma vida familiar conforme o Evangelho. O sacrifício eucarístico, de fato, renova e sela a aliança do amor de Cristo com a Igreja. No sacrifício da nova e eterna Aliança, as famílias cristãs encontram a raiz da qual brotam, onde é interiormente plasmada e continuamente vivificada a aliança conjugal e o ideal de família. Eucaristia é o coração do domingo e o núcleo central da espiritualidade cristã; nela celebra-se a morte e a ressurreição do Senhor, centro de toda a história e fonte da qual brota toda graça salvadora. Assim foi entendido e celebrado pelos Apóstolos e pelas primeiras comunidades cristãs, e é celebrada até hoje pela Igreja.

A participação na Eucaristia é, para cada batizado, o centro e uma das melhores formas de santificação do domingo. É um dever irrenunciável e feliz, não só para cumprir um preceito, mas para obedecer a uma necessidade intrínseca de cada cristão e cristã, verdadeiramente consciente e coerente com o projeto de realização humana cristã.E ainda, Jesus eucarístico, como representação do sacrifício de amor de Cristo pela Igreja. A Eucaristia é fonte de caridade, e neste dom eucarístico, a nossa família cristã encontra o fundamento e a alma da comunhão e da missão; o Pão eucarístico faz-nos um único corpo, revelação e participação na mais ampla unidade da Igreja.

Assim, queremos como família cristã, pela participação ao Corpo dado e ao sangue derramado de Cristo, fonte inesgotável do dinamismo missionário e apostólico, assumir a cada dia a nossa vocação de Igreja Doméstica.



 Matéria: Marcos Leite
Imagens e referências: Internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário