domingo, 26 de outubro de 2014

Encontrão de Crismandos

“Só porque você veio é festa no céu é festa aqui!”
“Cada crismando é um tijolo que faz a Igreja.”


“Momento ímpar na vida de cada crismando.” Foi como se definiu o Encontrão de Crisma, ocorrido no último sábado (25), no Centro Municipal de Educação Infantil.


Com grande alegria, entusiasmo, fé e em clima de confraternização, os crismandos se reuniram por volta das 08h em preparação para receber a confirmação do sacramento do Batismo, o Sacramento da Crisma, um momento de intimidade com Deus.


Grande foi a alegria ao adentrar aquele local, onde todos puderam agradecer a Deus pelo momento especial do qual estavam participando.

No primeiro momento reunido, agradeceram a presença de cada irmão e louvaram ao Senhor, pedindo que o Espírito Santo transformasse suas vidas dando-lhes um renascimento.

Logo após, deu-se início as dinâmicas, as quais de alguma forma levaram cada um a perceber o quão importante é Jesus em nossas vidas, pois "Quando oramos sozinhos somos bons, mas quando oramos juntos somos melhores ainda".

Assim, os jovens perceberam também que devemos amar nós mesmos em primeiro lugar, pois dentro do coração de Deus, todos nós temos o mesmo reflexo. Reflexo este, do Amor e da beleza do Senhor.

Com a presença do seminarista Reuler, os crismandos puderam meditar sobre o amor à Igreja, o chamado de Deus a ser cristão. “A Igreja não é uma obra dos homens, mas sim uma obra de Deus, e fora dela dificilmente encontraremos a Salvação e encontraremos Cristo” (São Inácio de Antioquia). Quem não ama a Igreja, não ama Deus, pois Ele é quem demonstra seu amor a todo o momento das nossas vidas e é através Dele que a Eucaristia nos dá a força espiritual.


Em um teatro feito pelos jovens da paróquia, todos puderam refletir que Deus nunca desampara nenhum de seus filhos. Mesmo quando por muitas vezes alguns O abandonam, Ele sempre os recebe de braços abertos.


Por volta das 12h, os jovens se colocaram em reflexão sobre as virtudes marianas, momento de se unir, àquela que disse SIM a Deus para ser a Mãe de Jesus: “Eis-me aqui, faça-se em mim segundo a Tua palavra”. Nesse cenário de aconchego no colo da Mãe, Nossa Senhora adentra o local e com seu manto azul do céu, cobre todos os jovens, que se colocaram em oração, pedindo que Ela sempre os guarde debaixo de seu manto sagrado.


Logo após, Cristo Jesus se fez presente em corpo, alma e divindade na Sagrada Eucaristia. Conduzindo este momento, Padre Rondineli Cristino refletiu sobre o impulsionamento do Filho de Deus no comprometimento de ser Igreja.



Cada crismando teve seu momento particular de adoração ao Santíssimo Sacramento, parte sublime do Encontro, marcada por grande emoção. Cada um dos presentes adentrou na pequena casa de oração, onde se encontrava o Cristo. O local simbolizou a dificuldade de entrar no Reino dos Céus, possível somente para aqueles que se reclinarem e se fazerem pequenos. 





Após esses instantes de intimidade com o Senhor aconteceu a bênção do Santíssimo Sacramento, entregando a vida desses jovens e a nova missão poe eles assumida. 



No encerramento do Encontro, por volta das 14h, os crismandos se confraternizaram na partilha de um delicioso bolo, sinal de festa e alegria pela realização de tão importante etapa na vida de cada um.


Matéria e fotos - Cássia Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário