sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Missa de encerramento do Mês Rosa

Outubro, mês dedicado à conscientização contra o Câncer de mama


“Outubro Rosa é um movimento que nasceu nos Estados Unidos na década de 1990 para estimular a participação da população no controle do câncer de mama, essa data é celebrada anualmente com o objetivo de promover a conscientização sobre a doença e compartilhar informações sobre o câncer de mama.”


Como de costume na Paróquia Nossa Senhora de Nazaré, Nazareno-MG, às 18h30m, da última quinta-feira de cada mês, é dedicada à Novena de São Peregrino Laziose, celebrando-se a também a Sagrada Eucaristia.



Nesta última quinta, 30 de outubro, o pároco, Reverendíssimo Pe. Rondineli Cristino, conduziu a celebração, direcionando suas palavras especialmente à conscientização na prevenção do câncer de mama.


Lembrou a todo o momento que, em cada idade é preciso haver um controle de prevenção contra o câncer de mama através dos métodos preventivos, como: exames, toques e mamografias. Além disso, faz-se essencial, a aqueles que sofrem com a doença, a presença da família, fundamental no tratamento.




O celebrante destacou a importância da comunidade paroquial e igreja. “Além da nossa manifestação de fé em Deus que é nosso Pai, Senhor, Criador, Autor e Princípio de toda vida. Como igreja devemos partilhar sempre algumas experiências de solidariedade, por ser esse um lugar de oração, onde nós alimentamos a nossa força através da fé”. Assim, a Igreja é lugar onde Deus propicia a conscientização do grande bem valioso que é vida.


Em sua homilia, Padre Rondineli exortou o costume de reunir às quintas-feiras para rezar por esse grande Santo e aprender dele as suas virtudes de resignação e confiança em Deus junto ao bom filho Jesus Crucificado. São Peregrino foi homem de muita perseverança na fé diante da sua limitação enferma, e quando estava prestes a acontecer o pior em sua vida ele sentiu valer em Deus sua perseverança e fidelidade.


Durante a celebração realizou-se uma emocionante homenagem de uma filha a sua mãe, diagnosticada com a doença há dois anos. Retratou-se os medos e as angustias sentidas durante o tratamento. Estefany declarou todo seu amor por Dirce, disse que mesmo quando lhe faltava forças, Deus se fazia presente, ela então se tornava mais forte.



Ao final da celebração todas as pessoas que se solidarizaram com a causa e trajavam rosa foram convidadas a se dirigirem ao altar, registrando o momento tão especial que a paróquia vivenciou participando na prevenção contra câncer de mama.


Todos os presentes puderam então receber a benção e serem ungidos com o óleo de São Peregrino.



“A minha vida está nas mãos de Deus e se ele quiser que eu viva, não há câncer que mate.” 
(José Alencar)



PDF com as sete formas de prevenir o câncer de mama oferecido pelo INCA (Instituto Nacional do Câncer): http://www1.inca.gov.br/inca/Arquivos/folder_rosa3.pdf
Matéria: Thailyne Eduarda

Fotos: Gustavo Henrique

Nenhum comentário:

Postar um comentário