quarta-feira, 25 de março de 2015

Anunciação do Senhor e 5º dia do Setenário das Dores de Maria Santíssima

"Coração rasgado em provações e dores transformando uma simples mulher numa grande aliada de Deus".

Hoje o paramento roxo deu lugar ao branco mesmo neste tempo de tristeza. Em meio a triste dor de Maria, a alegria se faz presença pela Festa da Anunciação do Senhor. Inaugura o acontecimento em que o Filho de Deus se faz carne para consumar seu sacrifício e habitar entre nós para cumprir o plano de Deus.

Maria, invocada como corredentora da humanidade, mulher humilde e pura, não se esquivou o designo de Deus de ser a escolhida para ser a Mãe do Salvador, Aquela que dá carne para o verbo de Deus, que faz o eterno se tornar perpétuo no meio de nós.


Obra tão bonita este Sim, oportunidade para nós sermos colaboradores do projeto de Deus e capazes de aceitar generoso, eterno e confiante todos os momentos tanto de alegria quanto de provações.



Já na meditação da quinta dor encontramos consolo e força para nossas almas contra mil tentações e dificuldades e aprendemos a ser fortes em todos os combates de nossa vida.


Contemplando Maria aos pés da Cruz, assistindo a morte de Jesus com a alma e o coração transpassados com as mais cruéis dores, os fiéis devotos se uniram em oração para celebrar o Mistério da Paixão de Cristo.



O caminho da dor continua e levados por esse sentimento, Padre Rondineli introduziu a pregação com parte da Constituição do Conselho Vaticano Segundo: “Também a Bem - aventurada Virgem Maria progrediu no caminho da fé e conservou fielmente sua união com o Filho até a cruz, manteve- se de pé e sofreu profundamente com seu filho unigênito e com ânimo materno associou-se ao seu sacrifício consentindo a imolação da vitima por ela mesma gerada”.


Maria que não deixa seu filho Jesus caminhar sozinho é a mãe que se faz presente na trajetória de dor. Ele que viera fazer o reino de Deus para a humanidade. Como não socorrer desse triste momento? Nós nos compadecemos com Abraão exemplo de testemunho fiel, temente a Deus.
Deus poupou Abraão preservando-lhe o filho, mas o primogênito de Maria não foi poupado , foi oferecido até a consumação no sacrifício da Cruz.  Maria é a testemunha autentica, Ela que nos ensina a lidar com as experiências da morte, das perdas .


Nossa Senhora é exemplo de que devemos compreender que a nossa vida é para ser ofertada não somente vivida. Não há prova de amor maior do que dar a vida por quem amamos.
Existe tempos em nossa vida em que Deus parece não mais escutar nossas preces . Ele se desmente nas promessas de vida plena, nas derrotas. Podemos ver nas mães de hoje o exemplo de Maria em suas provações  vividas, aos sofrimentos do cotidiano envolvendo seus filhos no mundo das drogas, da violência e fazendo -se lembrar :”Meu Pai, eu não te compreendo mas mesmo assim confio em Ti.”

Finalizou sua pregação convidando os fiéis a aceitar as provações e dizer a Deus um SIM verdadeiro, de coração aberto.
Glória para nossas almas se um dia, por amarmos a Deus com todo o nosso coração, formos também perseguidos!
Aprendamos a meditar muitas vezes esta dor, que ela nos dará força para sermos humildes: virtude amada de Deus e dos homens de boa vontade.



Matéria: Cássia Pereira e Renato Garcia
Fotos : Carmen Nogueira e Everton Modesto

Nenhum comentário:

Postar um comentário