domingo, 29 de março de 2015

Domingo de Ramos

“Hosana, Bendito o que vem em nome do Senhor, o Rei de Israel” (Jo 12,13)

Neste domingo a Paróquia/Santuário Nossa Senhora de Nazaré celebrou o dia de Ramos, em que a Igreja relembra a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém.


Às 08h os fiéis se reuniram para a primeira celebração Eucarística do Dia, presidida pelo Padre Pedro Paulo, SCJ, no Santuário. 



Um momento muito especial do domingo iniciou-se às 10h, em frente à Igreja de São Sebastião, com a bênção dos ramos, os quais foram distribuídos aos fiéis, que seguiram em procissão rumo ao Santuário.




Inúmeros paroquianos participaram desse ato tão importante e significativo para toda a Igreja de Cristo. Ao decorrer da procissão vários cantos foram entoados e a comunidade pôde vivenciar um pouco da emoção do povo de Jerusalém, que aclamava e exaltava a figura de Jesus durante o percurso que Ele fez montado em um jumento.



 Após a procissão, foi celebrada no Santuário, a Santa Missa solene, em que a orquestra municipal se fez presente. A proclamação do Evangelho foi feita de forma diferente. Dois paroquianos, juntamente com o Reverendíssimo Padre Rondineli narraram o Evangelho, como forma de relembrar os acontecimentos vividos por Jesus.



Em sua homilia, o Reverendíssimo Padre Nelber Rodrigues, SCJ, mencionou a importância de vivermos a Semana Santa e mudarmos, de fato, o nosso jeito de ser. O sacerdote propôs uma reflexão aos fiéis, cuja pergunta era: “Quantas semanas santas cada um já participou?” Porém, o questionamento maior se referiu aos frutos que cada semana santa despertou em cada um e quais foram as mudanças que elas proporcionaram.



Além disso, o padre retomou um pouco da história de Jesus e destacou quanto amor havia em cada gota de sangue derramada naquela cruz pelo único que é e foi capaz de se doar inteiramente por toda a humanidade. Mencionando ainda, o nosso egoísmo e a nossa pobreza de humanos, o Padre falou sobre as inúmeras vezes que somos como Judas e traímos Jesus e o trocamos por coisas tão pequenas e passageiras


Por fim, a homilia foi encerrada com um propósito de se assumir o compromisso com a fé e com Deus, a fim de reconhecermos o imenso amor Dele por cada um e de abandonarmos tudo pela única e maior causa, que é Jesus. E, assim como meditou o sacerdote, Deus, a cada semana santa espera ansiosamente que compreendamos o ápice e a supremacia de seu amor por nós. Por isso, que essa semana possa gerar em nós frutos de sabedoria, sensibilidade e compreensão pelo amor de Deus. 


Na Santa Missa das 19h, presidida pelo Padre Nelber Rodrigues, os fiéis foram mais uma vez instigados a assumirem de fato o verdadeiro sentido da Semana Santa e iniciarem em suas vidas o tempo da graça que o Senhor nos oferece.



Logo após a celebração, as intensas atividades dominicais se encerraram com a celebração penitencial para os casais. Assim, os casais da paróquia puderam vivenciar fortes momentos de intimidade com Deus, reconciliação e conversão das famílias.




Matéria - Daniely Santos
Fotos - Cássia Pereira e Waldecy Junior

Um comentário:

  1. Belíssima reportagem! Abrangente, evangelizadora e de fácil entendimento. As fotos são nítidas criativas. Parabéns à Pastoral da Comunicação de nossa Paróquia!

    ResponderExcluir