terça-feira, 31 de março de 2015

Sermão do Pretório


"Recorda os dias que se foram, traz à tua memória a história das sucessivas gerações; indaga a teu pai e ele te informará, aos anciãos e lideres, e eles te esclareceram"(Dt 32,7)


A missa da 18h 30min foi presidida pelo Reverendíssimo Padre Rondineli e concelebrada pelos Padres Nelber Rodrigues,SCJ, e César Cardoso, OCD. Logo após com grande piedade aconteceu a procissão do Depósito da Imagem do Senhor Jesus para a Igreja do Rosário.






Essa tradicional procissão tem o objetivo de fazer memória do caminho de Jesus do Jardim das Oliveiras ao Pretório, da agonia ao julgamento e condenação.



No Sermão do Pretório Frei César fez uma belíssima recordação de momentos cruciais da vida de Jesus; agonia, traição,prisão,julgamento e flagelação. Disse que recordar é importante para de "um lado perceber o quanto Deus nos amou no seu Filho e, de outro lado quais os perigos que corremos, dos quais Ele veio nos livrar"



Eis alguns dos pensamentos dessa reflexão referentes ás vivencias do Senhor em seu trajeto rumo ao Clavário:



Agonia: O primeiro ensinamento nos vem da primeira cena, logo depois da última ceia. Jesus sente uma necessidade quase física de orar.Ele está num jardim, diz Simone Weil, não de delícias como o primeiro Adão onde se perdeu o gênero humano, mas num jardim de suplícios, onde o gênero humano se salvou.

Jesus provou os sentimentos humanos que os homens provam em situações adversas e perigosas, e viveu tudo na mais absoluta humanidade.


Traição: Amigo com um beijo trais o Filho do Homem? Este é o único relato dos Evangelhos de um beijo na face do Senhor. Uma mulher lhe havia beijado os pés. O beijo na face será o último que o Senhor receberá antes de morrer. Depois dele os homens só lhe darão cusparadas bofetadas e pancadas.


Traição: Aquele que privou-se de toda proteção celeste, prescinde também de todo socorro que possa vir desta terra e nos ensina, neste episódio que a violência não pode ser respondida com violência.

Julgamento: Ao final, Pilatos apresenta Jesus à multidão: '' Ecce homo!" Fixo os olhos em Jesus e nele vejo o retrato de uma humanidade doente, Na fronte os espinhos do pecado, sobre os ombros a púrpura do sangue derramado injustamente de tantas maneiras, nas mãos um cetro sem força, porque imoral, no corpo as chagas gangrenadas dos crimes da humanidade.



Flagelação: Tudo será consumado na cruz , mas na flagelação que o deixou esgotado, vertendo em sangue, tido como verme, não como homem, já era o início da consumação de tudo. A quele por meio de que tudo foi feito, fez tudo o que devia fazer, para que toda a escritura se cumprisse. Tudo fez, e nada deixou de ser feito.Nele tudo se consuma.

Que está Semana Santa possa ser para todos uma oportunidade de encontro com o infinito amor de Deus e que este encontro possa trazer a cada um uma vida renovada.

Matéria: Carmen Nogueira
Fotos: Thayline Eduarda 

Nenhum comentário:

Postar um comentário