terça-feira, 14 de agosto de 2018

Festa do Mártir São Tarcísio


“Eu sou o pão vivo descido do céu. Quem comer deste pão viverá eternamente.” (Jo 6, 51)
Este domingo dia 12 de agosto, não foi um dia qualquer para a Paróquia de Nossa Senhora de Nazaré. Ele teve ao mesmo tempo duas festas: o dia dos pais e a festa de São Tarcísio, padroeiro dos coroinhas, dos acólitos e dos ministros da sagrada comunhão.
São Tarcísio era acólito e pertencia à comunidade cristã de Roma. No decorrer da terrível perseguição do imperador Valeriano muitos cristãos foram presos e condenados à morte. Nas prisões eles esperavam ardentemente pela comunhão do Santíssimo Corpo de Jesus, o difícil era conseguir entrar na cadeia portando a sagrada comunhão. Foi então que o pequeno Tarcísio de apenas 12 anos se ofereceu para esta piedosa missão ao Papa Sisto ll.
Após a forte decisão de Tarcísio o Papa entregou a ele numa caixinha chamada teca as hóstias consagradas que seriam levadas à cadeia. No caminho alguns rapazes notaram seu estranho comportamento e perguntaram a ele o que levava consigo. Ele negou terminantemente a dizer. Foi então que bateram nele e o apedrejaram até a morte. Depois de morto seu corpo foi recolhido e recebeu honorífica sepultura.
Às 18:30hs aconteceu a procissão em honra ao santo mártir, depois houve uma bela celebração. Muitos cristãos se fizeram presentes.
Na homilia o presidente da celebração Padre Rondineli Cristino disse que a Eucaristia não é um pãozinho qualquer e sim o verdadeiro corpo de Jesus, é ela que sustenta o povo de Deus na caminhada e nas decaídas da vida. Quantas vezes o cristão se depara com dificuldades no caminho e por meio da Eucaristia torna a ter coragem para viver e seguir seu rumo. O presidente destacou ainda que a missão de profeta não é nada fácil. Deus caminha com seu povo, mas não lhe dá uma jornada fácil. É preciso ser firme e ter fé para conseguir chegar ao triunfo. Na segunda leitura, o profeta Elias se encontrava desanimado para com a missão e Deus o capacitou e o alimentou para que tivesse força para chegar ao Horeb, o monte de Deus.
Após a Santa Missa houve leilão de prendas organizado pelo grupo dos ministros da comunhão eucarística.

Matéria: Josiédson Expedito
Fotos: Pâmella Neri

Paróquia cria nova pastoral


Aos 11 dias do mês de agosto, aconteceu no salão paroquial Padre Francisco de Andrade, às 16h, a primeira reunião da Pastoral da Acolhida, contando com presença do pároco, Padre Rondineli e de um grande número de pessoas que se interessaram pelo carisma da pastoral.

A reunião dirigida por padre Rondineli fez refletir o carisma de que é uma pastoral, sendo essa de fundamento bíblico. Após o entendimento de pastoral foi refletido a importância de acolher, sendo um ato de amor e caridade para o próximo. Todo a reunião foi baseada no livro “Pastoral da Acolhida” de José Carlos Pereira, específico para a implantação, formação e atuação dos agentes que participam da mesma.
Padre Rondineli intensificou que para acolher é preciso conhecer sobre o assunto desde o lado espiritual ao prático e também conhecer o local que acontece o exercício da pastoral. Para isso acontecerá reuniões nos próximos dias para formação prática, espiritual e histórica. A próxima será no sábado, 18, às 14h, no mesmo local.

Um dos principais motivos da criação da Pastoral da Acolhida é em razão do Jubileu de Nossa Senhora de Nazaré, que atrai milhares de fiéis e para isso é necessário uma equipe bem formada para acolher os romeiros que por aqui passam, pois “acolher bem também é evangelizar”.
Foto e Matéria- João Vitor Abreu

terça-feira, 7 de agosto de 2018

Mês vocacional: dia consagrado aos Sacerdotes

Dar-vos-ei Pastores segundo o meu Coração
Neste mês a Igreja celebra as vocações: sacerdotal, religiosa, familiar e leiga. É um mês voltado para a reflexão e a oração pelas vocações e os ministérios, de forma a pedir a Deus sacerdotes,pais, irmãos, catequistas e missionarios que sejam verdadeiros pastores e sinais de comunhão e unidade no seio da Igreja.
O primeiro Domingo do mês e toda essa primeira semana de agosto é dedicado aos Sacerdotes.
A Paróquia\Santuário Nossa Senhora de Nazaré elevou preces especiais a Deus por seu Pastor Padre Rondineli e por tantos sacerdotes que por aqui passaram bem como os pelos padres filhos desta terra.
O mês vocacional quer nos chamar à reflexão para a importância da nossa vocação, descobrindo nosso papel e nosso compromisso com a Igreja e a sociedade. Reflexão que deve nos levar à ação, vivenciando no dia-a-dia o chamado que o Pai nos faz.Todas as vocações levam à perfeição da caridade, que é a essência da vocação universal à santidade.
Em sua paróquia o Padre é aquele que tem a missão de agir  em nome de Cristo e é seu representante dentro daquela comunidade. Ao padre compete ser pastor e pai espiritual para todos sob sua responsabilidade. Pela caridade pastoral, ele deve buscar ser sinal de unidade e contribuir para a edificação e crescimento da comunidade de forma que ela torne-se cada vez mais atuante e verdadeira na vivência do Evangelho.
Como é bom, como é saudável poder contar com o sim generoso de irmãos, que mediante a graça da Ordenação Sacerdotal, se colocam a serviço do povo de Deus!Sabemos que assim como em qualquer outra vocação, os desafios são muitos. É por essa razão que as orações e fraterna colaboração são os melhores presentes e a mais bonita expressão de gratidão para com nossos pastores. 
Que a Mãe de Nazaré zele sempre por nosso Pároco e que por suas mãos ungidas nossa comunidade seja sempre abençoada e confirmada na fé.
Carmen Nogueira 

sexta-feira, 3 de agosto de 2018

Paróquia inicia visita da Virgem de Nazaré às comunidades

Mãe admirável, ó mãe peregrina
A tua visita aquece e ilumina. Pois trazes contigo teu filho Jesus
Que é vida, caminho, verdade e luz!
A primeira visita da Mãe de Nazaré,2018, aconteceu na noite de ontem,02, na Avenida Presidente Tancredo Neves. Os devotos se reuniram com muita alegria e foram aquecidos e aconchegados pela presença da Mãe do Senhor.
Naquele local, que é de partida e chegada para os nazarenenses e visitantes, foi inaugurado um novo tempo de graça!Está aberta a porta que oferece a uns a oportunidade de sair de situações difíceis para uma vida nova. Para outros de chegada, de reencontro e gratidão por inúmeras conquistas graças ao carinho e proteção de Maria. 

Expressões de fé, confiança, devoção e carinho


Texto: Carmen Nogueira
Fotos: Cássia Pereira