terça-feira, 31 de janeiro de 2017

Ibituruna celebra Santa Missa de Abertura do Setor Juventude na Forania de Nossa Sra de Nazaré

No último domingo, 29, a Paróquia de São Gonçalo do Amarante, da cidade de Ibituruna , encerrou as festividades em honra ao Santo Padroeiro acolhendo inúmeros fiéis devotos, juntamente com os jovens da Forania de Nossa Senhora de Nazaré, a qual inclui vários municípios da Diocese de São João Del Rei.
As celebrações, presidida pelo pároco Silvio Firmo, iniciaram-se às 19 horas com a adoração ao Santíssimo Sacramento, seguida da procissão em honra à São Sebastião e, por fim, a Santa Missa de encerramento da festa.
Várias demonstrações de fé foram percebidas e todos puderam ser agraciados com as bênçãos de Deus provindas da intercessão de São Gonçalo do Amarante.
Além disso, houve a apresentação da Abertura do  Setor da Juventude à comunidade,  representado naquele momento pelo secretário do Setor, o paroquiano Luiz Guilherme e como Santo Padroeiro o glorioso São João Bosco, patrono da Juventude.

Muitos jovens estiveram presentes nas celebrações e , ao buscarem as graças do Altíssimo, voltaram-se para o chamado do Senhor de seguir servindo e amando a Cristo, por meio do testemunho do seu infinito amor por cada um de seus amados filhos e filhas.

Matéria: Daniely Santos
Fotos: Cássia Pereira

terça-feira, 24 de janeiro de 2017

Salve nosso Santo Padroeiro, São Sebastião guerreiro!

 A Paróquia Santuário Nossa Senhora de Nazaré celebrou nos dias 19, 20, 21 e 22 de janeiro a tradicional festa em honra aos santos intercessores São Sebastião, São Bento e Nossa Senhora Aparecida. Nos três primeiros dias das festividades, foram feitos os tríduos preparatórios, com orações e súplicas pela intercessão do mártir São Sebastião.
A festa é tradicionalmente participada por toda a comunidade paroquial e por inúmeros visitantes. Ela é conhecida também como a festa dos homens do campo, uma vez que São Sebastião é tido como o intercessor contra a fome, a peste e a guerra. Além disso, São Bento, o intercessor contra os males, juntamente com a Virgem Aparecida, a mãe rainha e fiel intercessora também foram celebrados e venerados pelos fiéis nas celebrações.

Além das procissões, Santas Missas e tríduos preparatórios, a paróquia realizou também leilões de prendas e animais, todos doados pelos fiéis devotos de São Sebastião e de todos os outros santos. Mais que isso, as festividades foram também um tempo oportuno de intimidade com Deus e aprendizado com a vida de todos esses santos rememorados.
As reflexões proferidas nos dias dos tríduos voltaram-se para as lutas humanas e diárias contra a fome, a peste e a guerra. Cada uma dessas lutas foram amplamente inseridas na realidade do mundo atual, como por exemplo a fome de paz e de justiça, a peste do pecado e a guerra das violências, desordens e falta de amor.
No último dia do tríduo, o seminarista Marcos Vinícios mencionou a importância da fé, palavra esta extremamente pequena, mas cheia de intensidade e que, acima de tudo, é dádiva imensa daqueles que a possuem. Assim como o glorioso mártir São Sebastião soube vivenciar a sua fé através de obras a favor de Cristo, o convite é feito a cada cristão, a fim de que a vivência da fé seja verdadeira e real, praticada cotidianamente e alicerçada no amor do Pai.
As batalhas, as fomes, as pestes e as guerras só poderão ser vencidas e suportadas se a fé for a base. Quando há fé, há esperança, há certeza da vitória, há certeza do cuidado e amparo de Deus para com cada um de seus filhos em suas mais diversas situações. A fé é o alicerce. Ela foi vivida por inúmeros santos e mártires a partir de um chamado do Senhor e hoje ela continua sendo um chamado para todos aqueles que se decidem a amar Cristo e a se voltar para o seu serviço. Fé é doação, é entrega total, é a plenitude da crença de que Deus é por todos e jamais abandona os seus escolhidos.

Não lhe tiraram o estandarte da fé. 

O testemunho de cristão autêntico e corajoso e o sangue derramado por amor ao Senhor Jesus Cristo levaram à dignidade dos altares o soldado Sebastião cuja memória litúrgica é celebrada no dia 20 de janeiro. A Paróquia/Santuário Nossa Senhora de Nazaré festejou São Sebastião de forma jubilosa entre os dias 19 e 22 do primeiro mês do ano.
A devoção ao Santo mártir é antiga nas terras nazarenenses, percebe-se isso nas imagens de São Sebastião que podem ser encontradas na maioria das casas e, predominantemente, nos ranchos e moradias da área urbana. A fé do povo se baseia na proteção do mártir pelos animais e criações de gado.
Para retribuir a constante intercessão do santo, agropecuaristas abrem mão de uns réis do gado para ofertar a São Sebastião. Graças a essa generosidade, acontece todos os anos o tradicional leilão de gados e suínos que atrai sitiantes da cidade e da redondeza. Esse ano o leilão aconteceu na tarde do dia 22 no Parque de Exposição de Nazareno.
O Tríduo em honra a São Sebastião aconteceu no dias 19, 20 e 21 e, todos os dias, a Igreja dedicada ao santo estava repleta de fiéis. Durante todos os dias pode-se ouvir ecoar na voz dos devotos a história do homem que ao voltar para casa do trabalho foi atormentado por um ladrão e que ao rezar pedindo salvação viu na sua frente o bandido morto por uma flecha sem saber quem atirou, ao visitar a igreja mais perto ninguém explicava uma flecha que faltava na imagem de São Sebastião. Essa canção popular se é extremamente conhecida do povo que a canta todos os anos revivendo essa emoção.

Outro detalhe que marca a Festa do mártir de Cristo é a Missa sertaneja, celebrada pelo pároco no domingo dia 22, às 10h contou com a participação afetiva dos sitiantes. Nesse mesmo dia, a Banda Municipal despertou o povo de Deus para o dia festivo com a alvorada às 6h.
Liturgicamente celebrado no dia 20 de janeiro, São Sebastião é um dos santos mais populares da Igreja, pois traz com sua poderosa intercessão o livramento dos males da peste, da fome e da guerra. Além disso, Tertuliano diz uma grande verdade: “O sangue dos mártires é a semente dos cristãos”. Não há que não se sinta tocado pela bravura e pela fé do soldado romano que desafiou as autoridades para ser de Cristo.
O Evangelho do 3º domingo comum trouxe a disponibilidade de Pedro, André, Tiago e João em seguirem Jesus, essa mesma disposição pelo Reino marcou a história de São Sebastião como ditas nas belas palavras do seminarista Marcos Vinícius: “Viva São Sebastião, que no meio daquela gente desumana resolveu ser um cristão”
Uma flecha não bastou pra calar a sua voz. Salve nosso Santo padroeiro. 
Matéria- Daniely Santos e Rodrigo Augusto
Fotos- Rodrigo Augusto, Marliere Santos, Cássia Pereira e Carmen Nogueia

quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

São Sebastião é festejado no Palmital


O mês de janeiro traz para os católicos a  memoria de um Santo muito querido, São Sebastião.  Muito admirado e invocado pelo povo nazarenenses o Santo foi festejado no último domingo no povoado do Palmital, cuja capela se encontra sob a proteção do Santo Mártir.
A programação contou com procissão,Celebração Eucarística, leilão e muita alegria entre os moradores e visitantes.
 Na próxima quinta-ferira dia 19, terá inicio a Festa de São Sebastião com tríduo  que incluí procissões, Santa Missa e orações suplicando a intercessão do Servo de Cristo, protetor contra os males da fome, da peste e da guerra.
São Sebastião, rogai por nós!
Fotos-Guilherme Carvalho





segunda-feira, 2 de janeiro de 2017

Solenidade da Mãe de Deus: Com Maria somos mais fortes!


As celebrações que encerraram o ano de 2016 e deram início ao ano de 2017 tiveram Maria Santíssima como a figura em destaque, juntamente com Jesus e o Deus criador. A bênção e a paz do Altíssimo se estenderam por todo o ano que se passou e é promessa e esperança para mais um ano que se inicia, instituído pelo Papa Francisco como o ano Mariano, cheio de graça, fé e da proteção maternal da Virgem Mãe.
      Maria guardava no coração e meditava a grandeza do amor do Pai em seu Filho Jesus. Diante do mistério da encarnação do Filho de Deus, reverenciamos Maria, a Mãe bendita do Senhor. Ela é a totalmente santa, e o amor eterno encontrou nela sua morada. Junto dela e de seu Filho Jesus, a humanidade inteira é amada e pode alcançar a paz. Em Cristo está o projeto de nossa vida e a esperança verdadeira neste ano que iniciamos. A Mãe de Jesus é a Rainha da paz e nossa Mãe.
         Maria, pobre, pequena e simples foi amada por Deus de um modo especial. Por graça ela recebeu dons espirituais que a fizeram única, acima de todas, livre de toda a maldade. Alegrarmos com ela e por ela nos torna mais íntimos da graça divina, pois o amor de Deus se faz presença real através de Maria.
      Na Paróquia Santuário Nossa Senhora de Nazaré, as santas missas aconteceram às 20 horas no sábado, 31 de dezembro de 2016 e também no domingo, às 10h30 e às 20h. Além das orações pela paz e fraternidade universais, as preces estenderam-se também em ação de graças ao dia da Santa Mãe de Deus. Inúmeros fiéis devotos reuniram-se para celebrarem o término de um ano e o nascimento de outro, sempre com o foco no mistério da Santa Eucaristia.
        O primeiro dia do ano foi direcionado também às orações pelos novos administradores das cidades de todo o país. Dia de posse e, mais ainda, dia de assumir compromissos com os valores do Reino e de todo o conjunto social de cada cidade.
      Desse modo, agradecer a Maria por seu sim e obediência a Deus e pedir sua intercessão são virtudes de verdadeiros cristãos autênticos que lutam pela santidade. Através da ajuda da Santa Mãe de Deus nos tornamos mais fortes. Por meio dela temos o privilégio de estarmos mais perto do Salvador e conseguimos caminhar em mais um ano de paz, amor e infinitas bênçãos do céu.
Matéria- Daniely Santos
Fotos- Rodrigo Augusto

segunda-feira, 26 de dezembro de 2016

E o Verbo se fez carne e habitou entre nós

Aquele espírito natalino tão falado, tão bem vindo é incontestável e sempre inunda o coração dos homens de bem seja pela poesia ou seja pela harmonia que rodeia lares e pessoas que se colocam sempre na busca pelo encontro do Amor Maior.
A festa do Natal do Senhor é a concretização desse encontro, é o Deus uno e trino, rico em amor e misericórdia, muito além de um homem sentado em uma nuvem, que se encontrou com os homens na figura frágil e pequenina de uma criança cheia de luz, simplicidade e com lindos olhos. Como canta o salmo de Davi: “hoje um menino nos foi dado, que é Cristo, o Senhor”
A noite santa do Natal foi marcada pela tradicional Missa do Galo presidida pelo pároco e celebrada por toda comunidade paroquial, a partir das 22h30min, no Santuário Nossa Senhora de Nazaré. Assim como o Galo que desperta os homens para o dia que acaba de raiar, tal celebração chama todos os povos para contemplarem que nasceu o Senhor.
Os panos que cobriam a imagem do Menino Deus foram retirados fazendo com que o povo contemplasse de verdade o momento tão importante para o cristianismo: o Natal.
O Anjo Gabriel foi aquele que acompanhou de perto a anunciação, a gravidez e a realização do nascimento e cantou o hino de Louvor "Glória a Deus nas alturas e paz aos homens de boa vontade", foi nesse momento da celebração que as luzes foram acessas e os sinos voltaram a badalar, o coro em festa entoava cânticos de alegria.
Ao fim da celebração, a imagem do Menino Jesus foi transladada até o presépio montado em um lugar especial no interior do Santuário. Lá todas as pessoas que por ali passassem poderiam entrar, literalmente, no mistério daquele momento que marcou o início da salvação.
O dia 25 de Dezembro santificado como o Natal de Nosso Senhor Jesus Cristo trouxe consigo uma beleza simples e encantadora para o coração daqueles que viveram as celebrações natalinas. Na Paróquia/Santuário Nossa Senhora de Nazaré aconteceram três Missas, às 8h, às 10h30min e às 19h, sendo a das 10h30min na Igreja do Rosário.
Na casa de Maria, Senhora do Rosário, todo espírito natalino e tudo que pode ser usado para descrever o encanto foi transformado em música, essa capaz de penetrar todos os corações. Durante toda a celebração os lindos cantos serviram para proclamar a profundidade do Pão dos Anjos que serve de alimento a todos que irem ao encontro do Redentor, o Hallelujah é como no coro dos santos que se junta aos cristão a caminho da porfia cantando a maravilha desse dia feliz.
Padre Marcelo Martins presidiu a celebração da noite e pediu a toda a assembleia que celebrasse o natal todos os dias, sem se esquecer de que ele não é só um rito, um costume, um simples “bater ponto” na cerimônia, mas é doação.
Havia tanto amor entre a Santíssima Trindade que esse amor quis ser distribuído com a humanidade semeando no ventre de uma jovem a encarnação do Cristo Senhor. Jesus, é a simplicidade da realeza de Deus, é a humanização do divino, é a concretização do plano de salvação.
Hoje nasce o Cristo, não só em Belém, não só na manjedoura, mas em cada lar, em cada fiel, em cada coração que abrir as portas.

Matéria: Rodrigo Augusto
Fotos: Carmen Nogueira, Cássia Pereira e Rodrigo Augusto

sábado, 24 de dezembro de 2016

Na casa da Mãe, encerra-se o novenário em preparação do Natal

Neste último dia 23, aconteceu no Santuário de Nossa Senhora de Nazaré, ás 19h, o encerramento da novena em preparação do Natal. Como acontece nos últimos anos, os grupos de novena se encontram e rezam o último dia todos juntos, formando uma só família. A acolhida iniciou-se ás 18h30 e contou com a participação de mais de 20 grupos, que trouxeram os seus estandartes representando o grupo inteiro.
A novena foi dirigida pelo pároco Padre Rondineli, que destacou as importantes palavras do Papa Francisco em relação à família, e firmou o pensamento de que o Natal é tempo de festa, mas festa pelo nascimento do Menino Jesus. Na partilha várias pessoas deram depoimentos de como foi importante e inovador esse tempo de novena, pois levou em destaque a família, mostrando os vários tipos e apontando soluções para tornar-las mais felizes, tendo como base o amor, o diálogo, a paciência e a oração.
Também aconteceu neste ano, na Igreja de Nossa Senhora do Rosário, a novena com a participação especial dos Acólitos, dos Ministros da Eucaristia e moradores da região. A iniciativa foi dos acólitos, e por meio disso percebe-se que além de servir a Deus no Altar, precisa-se da oração para mantê-los perseverantes e fortes na fé.  
Matéria- João Vitor Abreu
Fotos- Marliere Santos