terça-feira, 30 de agosto de 2016

Chamados para servir


Durante o mês de Agosto, a Igreja celebra as vocações que Deus inspira em cada cristão. Nessa semana, os fiéis da Paróquia Nossa Senhora de Nazaré foram chamados a refletir sobre a missão de professar a fé cristã na comunidade. Como forma de comunicar a graça divina em diferentes grupos e instituições, a vocação laical é o convite que o Senhor preparou para convocar seus filhos e filhas ao compromisso de evangelização selado no Batismo e confirmado no Crisma.
             Esta correspondência não pode se perder: a vocação laical diz respeito aos leigos e leigas que contribuem para o anúncio do Reino de Deus na família, na escola, na cidade e em vários outros contextos. Assim, ser leigo significa testemunhar no mundo o mistério da salvação, ou seja, concretizar na vivência diária os preceitos e mandamentos que levam a Cristo. Ao contrário da definição de muitos dicionários, o leigo não pode ser aquele que desconhece os dons celestiais, mas sim alguém tão mergulhado no amor de Jesus que faz de si mesmo uma oferenda viva em todas as esferas da sociedade.
            Nesse domingo, (28), na Santa Missa celebrada às 8h, os catequistas da Paróquia Nossa Senhora de Nazaré renovaram as suas promessas como servos que introduzem a comunidade na vida da Igreja. Pe. Rondineli comparou-os a cupidos que estimulam a paixão pelas coisas do Alto e sobretudo pela crença inabalável na Misericórdia do Senhor.

            Como todos sabem, a Igreja é regida por uma hierarquia que parte da atuação dos leigos até o pastoreio do Santo Padre, o Papa Francisco. Nesse ínterim, vários leigos buscam engajar-se em ministérios e movimentos para exercer atitudes concretas em prol de um mundo mais humano e cristão. Em Nazareno, estão em vigor vários Movimentos, Ministérios e Pastorais que se constituem como organizações de leigos empenhados na missão de evangelizar para além da Casa de Deus, adentrando os lares de seus filhos e filhas. Segundo as palavras do próprio pároco nazarenense, "todos são vocacionados" e, por isso, os leigos são fundamentais para a consolidação de uma fé que encontre na Palavra a verdade para efetivar suas obras.
            Diante de um altar esplendoroso ou de uma Igreja admiravelmente limpa e ornamentada, muitos irmãos ficam tão deslumbrados que se esquecem de reconhecer a vocação laical de todos aqueles que dedicaram dias e noites ao cuidado dos locais que recebem as celebrações eucarísticas e cerimônias religiosas. No silêncio dos bastidores, os pedreiros, as faxineiras e voluntários de uma reforma da Igreja, a pessoa que cede o seu lugar aos mais velhos ou auxilia-os a tomar assento são todos leigos verdadeiramente atuantes na construção terrena do mundo eterno e feliz onde nos aguarda o Cristo Ressuscitado.
            Conforme nos recorda Madre Teresa de Calcutá: "Sei que o meu trabalho é uma gota no meio do oceano, mas sem ela, o oceano seria menor."
Matéria- Guilherme Freitas
Fotos- Pastoral da Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário