domingo, 21 de agosto de 2016

Família que reza unida, busca misericórdia unida

Como todos sabem, através do convite do Papa Francisco, estamos vivendo o Ano Santo da Misericórdia. Sua Santidade ressalta a grandeza da misericórdia divina e, ao mesmo tempo, a importância de os fiéis aplicarem em sua vida a virtude da misericórdia.
Com base no significado deste Ano Santo, o qual buscava uma reconciliação geral, a CNPF (Comissão Nacional da Pastoral Familiar) apresenta este ano como tema para a Semana da Família, que teve início no último domingo, 14, e finaliza neste domingo,21, "A Misericórdia na Família:Dom e Missão".
Como o próprio Evangelho de São Lucas nos ressaltou neste último domingo, Jesus disse a seus discípulos:" 


“Eu vim para lançar fogo sobre a terra, e como gostaria que já estivesse aceso!  Devo receber um batismo, e como estou ansioso até que isto se cumpra! Vós pensais que eu vim trazer a paz sobre a terra? Pelo contrário, eu vos digo, vim trazer divisão. Pois, daqui em diante, numa família de cinco pessoas, três ficarão divididas contra duas e duas contra três; ficarão divididos: o pai contra o filho e o filho contra o pai; a mãe contra a filha e a filha contra a mãe; a sogra contra a nora e a nora contra a sogra”.
Domingo este, em que rezamos também, em especial, pela Vocação Familiar, o evangelho nos mostrou que este fogo é a força do Espírito Santo que renova e purifica. O Batismo é missão de salvar a humanidade das ações causadas pela falta de amor. As divisões que virão a acontecer, Jesus quer nos mostrar que seguí-Lo não é tarefa fácil, que o caminho até Ele é árduo, espinhoso e exige sacrifícios e que o homem deve escolher se fica contra ou a favor de Deus, pois isso muitas das vezes causa as divisões entre as famílias.
A família é o nosso primeiro momento onde podemos experimentar e viver a misericórdia.É nela que a vida acontece de forma plena junto do Pai. Papa Francisco, nos convida a olhar para a família com alegria e atenção, pois é nela que nos deparamos com grandes problemas e dificuldade que atinge todos os membros e até a sociedade.Ele traz a proposta de que o amor seja vivido na alegria e na beleza de ser família.
Partilhar a Palavra para todos os meios possíveis,seja eles escolas, associações e prédios faz com que transformemos o nosso ser e agir em um jeito melhor de conhecer a Deus.
As famílias de nossa comunidade buscam sempre essa alegria e beleza ao receber em suas casas e comunidades a visita Daquela que intercede a Deus por nós, Aquela que tem a doçura nos lábios, a mãe de todos nós, a Virgem de Nazaré.É notável a satisfação e tamanha fé daqueles que buscam ir ao encontro de Nossa Senhora de Nazaré.
Alguns, simples de coração, mas cheios de misericórdia são contemplados com a graça de , pelo menos uma noite, receber a Senhora de Nazaré em seus lares, para que a partir, talvez, daquele momento tão breve, busque a reconciliação em suas vidas, a aproximação junto a Deus, a libertação de vícios, a cura, a intensificação de seu amor e de seu testemunho de fé.

 Matéria: Cássia Pereira
Fotos:Pastoral da Comunicação







Nenhum comentário:

Postar um comentário