quarta-feira, 31 de agosto de 2016

Pelo Sim de Maria, o Rosto da Misericórdia vive entre Nós

A pregação do primeiro dia da Novena em honra à Nossa Senhora de Nazaré, proferida por Padre Javé Domingos da Silva, Pároco da Paroquia Sagrado Coração de Jesus, de Minduri, se iniciou com uma bela expressão do carinho filial  do Padre para com a Mãe do Céu.
Citou São Bernardo que dizia não ser nunca demais falar sobre a Mãe Maria. Partindo do relato do Evangelista Lucas sobre a Anunciação, falou sobre Maria e o projeto misericordioso do Pai.
"Esse texto bíblico é familiar a todos os devotos de Maria. Mostra que segundos antes do Kairos, da plenitude dos tempos, soa o Sim de Maria como eco da misericórdia de Deus. Misericórdia que os profetas anunciaram e vinha sendo expressa nos cuidados de Deus para com seu povo. O sim de Maria é o ultimo grito do Antigo Testamento, inauguração de um novo tempo. Agora o próprio Deus assiste o ser humano! Agora Ele arma sua tenda entre nós, vive com os homens pelo grito de Maria: "Faça-se em mim a vontade do Senhor." O homem expulso do Jardim de Éden, vivia na escuridão, agora presente o fim da mesma por meio do sim de Maria.
Perante a gravidade do pecado, Deus responde com o perdão. Ele prepara Maria, e ela, diferente de Eva, em atitude orante responde ao amor e abre o caminho da Salvação.
E o Anjo? Ele é o mensageiro da Misericórdia, Gabriel traz o lema da salvação, ele diz: " Alegra-te porque chegou o tempo da graça, da confiança. Ele proclama Maria cheia de graça, a primeira a experimentar a misericórdia, ela não só é cheia, ela transborda a graça de Deus. Ela aponta os caminhos de Deus. Não aponta para si mesma. Seu lema é " fazei tudo o que Ele disser." Simples menina,se torna uma placa de luz indicando a pessoa de Jesus.
Nela a misericórdia se concretiza, nela Deus se concretiza, Maria não é só uma barriga de aluguel, ela é mãe que gera, educa, cuida e acompanha Jesus. Deus a cobre com sua sombra e por ela permanece conosco. Nós acreditamos que partindo daquele dia não estamos sozinhos. Deus não é uma ideia, uma teoria, Ele é uma pessoa. E como diz o Papa Francisco o Rosto da Misericórdia está no meio de nós."
Matéria: Carmen Nogueira
Fotos:Hugo Geovane      

Um comentário:

  1. primeiro dia da novena.uma benção de deus, Igreja cheia nos precisamos muito de deus,n.s senhora é a ponte que nos leva a ele,quem pode e não participa de novena,está perdendo uma grande oportunidade de encontrar deus,amem,

    ResponderExcluir