quarta-feira, 31 de agosto de 2016

Pelo Sim de Maria, o Rosto da Misericórdia vive entre Nós

A pregação do primeiro dia da Novena em honra à Nossa Senhora de Nazaré, proferida por Padre Javé Domingos da Silva, Pároco da Paroquia Sagrado Coração de Jesus, de Minduri, se iniciou com uma bela expressão do carinho filial  do Padre para com a Mãe do Céu.
Citou São Bernardo que dizia não ser nunca demais falar sobre a Mãe Maria. Partindo do relato do Evangelista Lucas sobre a Anunciação, falou sobre Maria e o projeto misericordioso do Pai.
"Esse texto bíblico é familiar a todos os devotos de Maria. Mostra que segundos antes do Kairos, da plenitude dos tempos, soa o Sim de Maria como eco da misericórdia de Deus. Misericórdia que os profetas anunciaram e vinha sendo expressa nos cuidados de Deus para com seu povo. O sim de Maria é o ultimo grito do Antigo Testamento, inauguração de um novo tempo. Agora o próprio Deus assiste o ser humano! Agora Ele arma sua tenda entre nós, vive com os homens pelo grito de Maria: "Faça-se em mim a vontade do Senhor." O homem expulso do Jardim de Éden, vivia na escuridão, agora presente o fim da mesma por meio do sim de Maria.
Perante a gravidade do pecado, Deus responde com o perdão. Ele prepara Maria, e ela, diferente de Eva, em atitude orante responde ao amor e abre o caminho da Salvação.
E o Anjo? Ele é o mensageiro da Misericórdia, Gabriel traz o lema da salvação, ele diz: " Alegra-te porque chegou o tempo da graça, da confiança. Ele proclama Maria cheia de graça, a primeira a experimentar a misericórdia, ela não só é cheia, ela transborda a graça de Deus. Ela aponta os caminhos de Deus. Não aponta para si mesma. Seu lema é " fazei tudo o que Ele disser." Simples menina,se torna uma placa de luz indicando a pessoa de Jesus.
Nela a misericórdia se concretiza, nela Deus se concretiza, Maria não é só uma barriga de aluguel, ela é mãe que gera, educa, cuida e acompanha Jesus. Deus a cobre com sua sombra e por ela permanece conosco. Nós acreditamos que partindo daquele dia não estamos sozinhos. Deus não é uma ideia, uma teoria, Ele é uma pessoa. E como diz o Papa Francisco o Rosto da Misericórdia está no meio de nós."
Matéria: Carmen Nogueira
Fotos:Hugo Geovane      

terça-feira, 30 de agosto de 2016

Vou ser sempre seu! Seu sorriso é meu!

Amanheceu 30 de Agosto! Dia em que os filhos de Deus se reúnem de forma carinhosa para iniciarem a preparação para a comemoração do aniversário da Mãe de Deus, a Virgem de Nazaré.
Coro e orquestra entoam cânticos que bendizem o nome do Senhor pelo nascimento da Virgem Maria, a Tota Pulchra, o lugar onde mora a perfeição entre o amor e a razão. Antes de ser predestinada desde a eternidade, Maria foi uma menina sensível, serva submissa de Deus que encontrou graça diante do Senhor.
Aplaudamos e louvemos a beatíssima Virgem Maria.
Cada detalhe realça nesses dias de Festa o carinho dos filhos do altíssimo para com aquela menina que Deus amou e escolheu, a filha de Sião, menina dos olhos de Deus, a alegria de Belém de Éfrata. A reza do terço, a saudação angélica que embala o sol a pino do meio dia e o nascer da noite às 18 horas. A Mãe da Misericórdia convidando os filhos para se encontrarem com a reconciliação. A capela do Santíssimo, o primeiro sacrário, que todos os dias às 18h30min é lembrada em memória litúrgica no sacramento da Eucaristia,

É a Mãe que traz à sua casa os filhos distantes, é a união de um povo que guarda o amor filial pela Senhora, pela rainha que se encontra à direita do Rei. É a esposa do Espírito que é temível como um exército em ordem de batalha que vem proclamar a vitória da geração que teme o Senhor sobre o mal que a serpente plantou sobre a terra. Resta a cada um pensar no motivo por celebrar o nascimento de Maria.Para os enfermos, Maria, Senhora da Saúde!Para os sofridos, Maria, Senhora da Consolação!Para os viajantes, Senhora da Guia!Para os esquecidos, Senhora de Lourdes!Para os padecentes, Senhora do Carmo!Para os brasileiros, Senhora Aparecida!Para Jesus Cristo, a Mãe!Para nós, tudo o que a ladainha canta e proclama!
SALVE MARIA
Matéria- Rodrigo Augusto
Fotos- Aquivos Pascom

Chamados para servir


Durante o mês de Agosto, a Igreja celebra as vocações que Deus inspira em cada cristão. Nessa semana, os fiéis da Paróquia Nossa Senhora de Nazaré foram chamados a refletir sobre a missão de professar a fé cristã na comunidade. Como forma de comunicar a graça divina em diferentes grupos e instituições, a vocação laical é o convite que o Senhor preparou para convocar seus filhos e filhas ao compromisso de evangelização selado no Batismo e confirmado no Crisma.
             Esta correspondência não pode se perder: a vocação laical diz respeito aos leigos e leigas que contribuem para o anúncio do Reino de Deus na família, na escola, na cidade e em vários outros contextos. Assim, ser leigo significa testemunhar no mundo o mistério da salvação, ou seja, concretizar na vivência diária os preceitos e mandamentos que levam a Cristo. Ao contrário da definição de muitos dicionários, o leigo não pode ser aquele que desconhece os dons celestiais, mas sim alguém tão mergulhado no amor de Jesus que faz de si mesmo uma oferenda viva em todas as esferas da sociedade.
            Nesse domingo, (28), na Santa Missa celebrada às 8h, os catequistas da Paróquia Nossa Senhora de Nazaré renovaram as suas promessas como servos que introduzem a comunidade na vida da Igreja. Pe. Rondineli comparou-os a cupidos que estimulam a paixão pelas coisas do Alto e sobretudo pela crença inabalável na Misericórdia do Senhor.

            Como todos sabem, a Igreja é regida por uma hierarquia que parte da atuação dos leigos até o pastoreio do Santo Padre, o Papa Francisco. Nesse ínterim, vários leigos buscam engajar-se em ministérios e movimentos para exercer atitudes concretas em prol de um mundo mais humano e cristão. Em Nazareno, estão em vigor vários Movimentos, Ministérios e Pastorais que se constituem como organizações de leigos empenhados na missão de evangelizar para além da Casa de Deus, adentrando os lares de seus filhos e filhas. Segundo as palavras do próprio pároco nazarenense, "todos são vocacionados" e, por isso, os leigos são fundamentais para a consolidação de uma fé que encontre na Palavra a verdade para efetivar suas obras.
            Diante de um altar esplendoroso ou de uma Igreja admiravelmente limpa e ornamentada, muitos irmãos ficam tão deslumbrados que se esquecem de reconhecer a vocação laical de todos aqueles que dedicaram dias e noites ao cuidado dos locais que recebem as celebrações eucarísticas e cerimônias religiosas. No silêncio dos bastidores, os pedreiros, as faxineiras e voluntários de uma reforma da Igreja, a pessoa que cede o seu lugar aos mais velhos ou auxilia-os a tomar assento são todos leigos verdadeiramente atuantes na construção terrena do mundo eterno e feliz onde nos aguarda o Cristo Ressuscitado.
            Conforme nos recorda Madre Teresa de Calcutá: "Sei que o meu trabalho é uma gota no meio do oceano, mas sem ela, o oceano seria menor."
Matéria- Guilherme Freitas
Fotos- Pastoral da Comunicação

domingo, 28 de agosto de 2016

Os filhos ficaram alegres com a visita da Mãe

Após aproximadamente um mês de peregrinação a Paroquia/Santuário Nossa Senhora de Nazaré, conclui nesse domingo,28, as visitas de Nossa Senhora às comunidades. Em seu itinerário a Mãe de Nazaré  passou por Capelas Ruais, ruas, casas e Instituições, abraçou e foi abraçada e agora, em seu Santuário, aguarda a visita dos filhos queridos, aos quais deseja apresentar Jesus, o Rosto Misericordioso do Pai.
Durante as visitas os filhos de Maria de Nazaré apresentaram suas mais ardentes suplicas em favor de si mesmos ou de pessoas queridas. Expressaram  sincera gratidão por graças e milagres alcançados por sua intercessão ou simplesmente foram para estar em companhia da Mãe do Senhor.
E todos os que acompanharam e receberam a visita de Maria, fizeram uma verdadeira experiencia de discipulado do Mestre Jesus. Isso se deu por meio da escuta da Palavra, esta a cada dia era explicada por Padre Rondineli, como um convite a deixar-se tocar pela misericórdia do Pai, tornando-se objeto e ao mesmo tempo sujeito desse amor tão grande e terno.
Caminhar por estradas empoeiradas, vencer o vento, a chuva e o frio, contemplar a beleza da lua cheia e encontrar os amigos foi, como que, repetir a experiência daqueles que caminharam com Jesus em sua missão pela Galileia. A recompensa de tal caminhada, não podia ser outra senão o encontro intino com Jesu na Eucaristia e a certeza de ter sempre o olhar atento de uma Mãe a caminhar ao lado dos seus filhos.

Espera-se que os frutos das visitas sejam abundantes e que o Jubileu seja,para todos, um tempo de crescer na fé e confiança no amor de Deus.
Matéria-Carmen Nogueira
Fotos- João Vitor e Renato Garcia 

quarta-feira, 24 de agosto de 2016

Decidi para sempre seguir-Te e não voltar atrás

Na Festa litúrgica da Assunção de Nossa Senhora aos céus, os olhos dos cristãos vigilantes se voltam para a vocação à vida religiosa e consagrada e oram por aqueles que deram o seu sim a esse chamado de Deus, lhes cotando uma brasa no peito e uma flecha na alma sendo impossível deixar de viver sem as doçuras da companhia do Senhor.
Tal vocação levou a honra dos altares muitos santos e santas que dedicaram anos de sua vida à consagração por uma ordem venerada pela Santa Igreja. Santo Inácio de Loyola, fundador da ordem dos Jesuítas, Santa Beatriz, fundadora da ordem das mensageiras da Imaculada Conceição, São João Bosco, padre que fundou a ordem dos salesianos que vivem pelo mundo para cuidar de nossos jovens.
Além dessas listamos a linda ordem dos Franciscanos, onde homens e mulheres contagiados pelo exemplo de São Francisco consagram suas vidas para ajudar os necessitados e carentes do pão da justiça e da igualdade.
Tão sublime dedicação deve ter a atenção da Igreja que dedica o 3º Domingo do mês de Agosto para unir com todos seus seguidores em oração pelos religiosos e consagrados. Terras Nazarenenses, abençoadas por Maria e Cônego Heitor entregaram à vida religiosa duas irmãs: Nazaré Nascimento e Terezinha do Vale que em suas congregações testemunham Jesus na oração e na fidelidade a seus votos.
A vida consagrada levou Rosa de Lima a deixar tudo que tinha e abrir mão de todos os homens que quisesse ter, para se ofertar ao serviço do Reino. Hoje, ela é exaltada como a Santa Padroeira da América do Sul e tem sua memória festejada no 23º terceiro dia do mês vocacional. Agradou tanto a Deus, que Ele a quis por perto tão jovem e ela, mesmo em pouca idade, contemplou a paixão de Cristo e encontrou com seu Belíssimo Esposo, exalando pelo mundo, seu perfume de pureza, castidade e obediência.
Quem também honrou a Deus desde seus 14 anos foi a Senhora de Nazaré, que não colocou empecilhos quando perguntada pelo anjo se aceitava ser Mãe do Salvador. Sua vida, toda consagrada a Deus é marcada pela castidade antes, durante e depois de conceber Jesus, pela obediência da mulher que entregou a morte o filho que concebeu em seu ventre, sabendo que isso era vontade de Deus, e também pela humildade, uma vez que a mulher que tinha ‘o rei na barriga’ foi servir sua prima Isabel necessitada de um socorro humano.
Maria e Rosa deixam para os jovens o pedido de que não caiam nessa relatividade mundana onde tudo pode e que quando ouvirem a voz do vento chamando sem cessar digam sim ao chamado de Deus, acreditando que as recompensas que Ele reserva aos seus eleitos nenhum olho humano já viu igual.
“Teresinha, cuide das minhas coisas que das suas eu cuidarei” (Relato de uma conversa de Santa Teresinha do Menino Jesus e da Sagrada Face)

Matéria: Rodrigo Augusto
Fotos:Arquivo Pascom e Internet

Como São Tarcísio amemos ainda mais a Eucaristia

 Aconteceu no dia 21 de agosto, pela primeira vez na Paróquia Santuário Nossa Senhora de Nazaré, a festa em honra ao glorioso mártir São Tarcísio, protetor de todos os acólitos, coroinhas e ministros da Sagrada Eucaristia. Ás 18h30 a imagem adquirida para a festa, foi solenemente abençoada pelo pároco Padre Rondineli. Após ser incensada e aspergida a imagem saiu do Santuário passando pelas principais ruas, sendo carregada por acólitos e ministro da Eucaristia.
Na chegada da procissão foi celebrada a Santa Missa Festiva. Em suas palavras Padre Rondineli pediu a todos que rezassem pelos ministros e acólitos, pois eles desempenham uma função muito importante, que é servir á Deus no altar e levar Jesus ao seu povo amado. O sentido de estar servindo á Deus no altar como acólito é um verdadeiro chamado. É tão essencial para o desenvolvimento da criança e do jovem, pois desenvolve sua espiritualidade e também o ensina a lidar com as dificuldades da vida, sendo sempre crentes na misericórdia de Deus.  
No final da Missa, o grupo de acólitos da Paróquia prestou uma singela homenagem á São Tarcísio, cantando o seu hino. Após a Celebração o grupo de ministros da Eucaristia, realizou um leilão de prendas.

História de São Tarcísio

Tarcísio foi um mártir da Igreja dos primeiros séculos, vítima da perseguição do imperador Valeriano, em Roma, Itália. Ele era acólito do Papa Xisto II, servindo ao altar nos serviços secundários, acompanhando o Santo Papa na celebração eucarística. 
Durante o período das perseguições, os cristãos eram presos, processados e condenados a morrer pelo martírio. Nas prisões, eles desejavam receber o conforto final da Eucaristia. O Papa Sisto II queria levar o Pão Sagrado a mais um grupo de mártires que esperavam a execução, mas não sabia como. 

Foi quando Tarcísio pediu ao Santo Papa que o deixasse tentar, pois não entregaria as hóstias a nenhum pagão. Ele tinha doze anos de idade. Comovido, o Papa S isto II o abençoou e lhe deu uma caixinha de prata com as hóstias. Mas Tarcísio não conseguiu chegar à cadeia. 
No caminho foi identificado e como se recusou a dizer e entregar o que portava, foi abatido e apedrejado até morrer. Depois de morto, foi revistado e nada acharam do Sacramento de Cristo. Seu corpo foi recolhido por um soldado, simpatizante dos cristãos, que o levou às catacumbas, onde foi sepultado. Seu corpo repousa na Basílica de são Silvestre, em Roma.  
Sua festa ocorre dia 15 de agosto. É padroeiro de todos os acólitos, coroinhas e Ministros da Eucaristia.
Matéria-João Vitor Abreu
Fotos-Helder Ramos



terça-feira, 23 de agosto de 2016

Em sintonia com o XVII Congresso Eucarístico Nacional

Desde o último dia 15 do mês de agosto, acontece em Belém (PA) o XVII Congresso Eucarístico Nacional (CEN), tendo como tema “Eucaristia e partilha na Amazônia missionária” e lema “Eles o reconheceram no partir do pão”. 
O Congresso Eucarístico quer ser a convergência de todas as pessoas que professam a fé católica na realidade da Santíssima Eucaristia e desejam dar um testemunho público de sua fé na presença real do Senhor Jesus. Para estar em sintonia com XVII CEN, a diocese de São João Del Rei propôs que todas as paróquias realizassem uma Adoração ao Santíssimo.

Na Paróquia Santuário de Nossa Senhora de Nazaré, aconteceu nessa última quinta-feira, dia 16 de agosto, ás 18h na igreja de Nossa Senhora do Rosário, a adoração conduzida pelo pároco Padre Rondineli, contando com a presença de inúmeras pessoas, em especial os Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística.
 Ao final da adoração foi dada a bênção solene do Santíssimo, e logo em seguida celebrada a Santa Missa.

Oração do XVII Congresso Eucarístico Nacional

Jesus Eucaristia, fonte de vida para todos, coração dos corações! Nós te acolhemos presente entre nós. Ao recebermos teu Corpo e teu Sangue, mostra-nos a força redentora de teu sacrifício. Tu és partilha de vida e salvação para a vida do mundo. Abre nossos corações para compartilhar com todos os nossos bens.Ensina-nos a testemunhar, amar e servir e proteger a vida, aprendendo a lição do Altar. Em ti todas as coisas foram criadas e nossas terras amazônicas são obra do amor do Pai.  
Reconhecemos estes sinais de amor, presença e providência em nossa história, e desejamos irradiar na comunhão com Deus e com todos, a missão que nos confiaste. Senhor Jesus, há quatro séculos a Boa Nova do Evangelho aportou em nossas terras, para aqui plantar raízes. Os teus missionários se alegraram, ao verem as Sementes do Verbo de Deus, que o Espírito Santo havia espalhado, precedendo seus passos, e anunciaram corajosamente a tua Palavra. A partir do Forte do Presépio, sob a proteção de Nossa Senhora da Graça, chamando-a Santa Maria de Belém ou Senhora de Nazaré, a Amazônia recebeu a mensagem da salvação. Renova hoje, Senhor, com a força da Eucaristia, o vigor missionário em nossos povos, e brotem entre nós santas vocações para o serviço do Evangelho. Cristo Senhor, ao reconhecer-te no partir do Pão, faze arder nossos corações,para que do Altar da Eucaristia nasça um novo ardor missionário em nossa Pátria.
Ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo
sejam dadas, hoje e sempre,
toda a honra e toda a glória! Amém.


 Matéria: João Vitor Abreu
Fotos: Carmen Nogueira