domingo, 2 de abril de 2017

Cheia de mil dores, bendita sejais

No templo sagrado, então escutais tristes profecias, bendita sejais!

Na noite de sábado,01, após a Missa Vespertina do 5º Domingo da Quaresma, a Paroquia/Santuário Nossa Senhora de Nazaré iniciou o piedoso e salutar exercício do Setenário das dores de Maria.
O Setenário das Dores é uma devoção litúrgica voltada para a reflexão sobre as dores de Maria relatadas no Evangelho.Realizado tradicionalmente nas ultimas semanas do tempo quaresmal, é um convite aos fieis a meditarem na participação materna de Maria na paixão, morte e ressurreição de Jesus.
A primeira dor desse itinerário é a Profecia  feita por Simeão quando os pais de Jesus o levaram ao Templo para cumprirem o rito da apresentação do filho e purificação da mãe,(Lc 2,25-35).
Em sua pregação Padre Rondineli convidou a comunidade a voltar o olhar para a Imagem de Maria e ser solidários e aprendizes de seus sofrimentos.Fez um paralelo entre o Sim da Mãe do Senhor e o sim dos membros da comunidade e afirmou " você que inicia  esse setenário disposto a aprender na escola de Maria, sairá dele consciente das consequências do seu sim,mesmo sendo ele frágil e limitado."
O pregador lembrou também as dores, angustias e aflições de muitas mães nazarenenses diante de situações amargas e por vezes de indignidade e morte vividas por seus filhos e filhas. Maria foi ainda lembrada como aquela que não teve seu sofrimento poupado,mas o consumou junto a seu amado filho até ao extremo daquilo que uma mãe é capaz de suportar.
O primeiro dia do Setenário foi também ocasião providencial para o ingresso de novos membros para o Ministério de Acólitos da Paroquia. Os  pre-adolescentes, diante do presidente da celebração e do coordenador do ministério, prometeram servir com prontidão ao altar, seguindo o exemplo de generosidade de Nossa Senhora.
Foram abençoados e revestidos das vestes litúrgicas prestaram seu serviço com alegria e simplicidade.      

Matéria: Carmen Nogueira
Fotos: Cássia Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário