segunda-feira, 10 de abril de 2017

Hosana ao Filho de Davi

O Domingo de Ramos abre solenemente a Semana Santa, com a da entrada de Jesus em Jerusalém. Jesus é recebido em Jerusalém como um rei pelo povo, mas nessa mesma cidade as autoridades o condenaram à morte. Jesus é recebido com ramos de palmeiras. 
O Domingo de Ramos é a festa litúrgica que celebra a entrada de Jesus Cristo na cidade de Jerusalém. É também a abertura da Semana Santa. Nesse dia, são comuns procissões em que os fiéis levam consigo ramos de oliveira ou palmeira, o que originou o nome da celebração. Segundo os Evangelhos, Jesus foi para Jerusalém para celebrar a Páscoa Judaica com os (discípulos). Entrou na cidade como um Rei, mas sentado num jumentinho - o símbolo da humildade - e foi aclamado pela população como o Messias, o Rei de Israel. A multidão o aclamava: "Hosana ao Filho de Davi!" Isto aconteceu alguns dias antes da sua Paixão, Morte e Ressurreição.
Na Paróquia de Nossa Senhora de Nazaré esse dia Litúrgico foi celebrado com  Missa às 8h no Santuário, Procissão de Ramos às 10h, saindo da Capela de São Sebastião para, missa na Comunidade Rural do Coqueiros e celebração da Palavra na Jaguara.
O dia foi concluído no Santuário com celebração Eucarística e logo em seguida momento penitencial para casais com absolvição sacramental.
As homilias enfatizaram aspectos muito humanos da vida de Jesus como o choro perante a rejeição das autoridades e a incredulidade de amigos e discípulos. A comunidade foi exortada a cultivar uma fé de vivencia capaz de ir além das praticas devocionais e transformar a vida.
Ao final da celebração das 10h foram apresentados à comunidade os membros da pastoral ecológica, instituída há alguns dias na paróquia como atitude concreta dos propósitos da campanha da fraternidade do ano de 2017, cujo tema é “Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida”. Além disso, esses membros atuaram no recolhimento dos envelopes destinados à coleta da solidariedade, que é sempre realizada no Domingo de Ramos e cujo dinheiro arrecadado nas missas desse dia é dividido entre o Fundo Diocesano de Solidariedade (FDS) e o Fundo Nacional de Solidariedade (FNS), sendo que o FDS fica com 60% dos recursos, que são destinados a todos os projetos sociais da própria comunidade diocesana, já os outros 40%, o FNS reverte no fortalecimento da solidariedade entre as diversas regiões do país.
Por fim, a mensagem deixada por toda a Igreja de Cristo é de que tudo aquilo que se celebra durante essa semana nos introduz na vida nova que Cristo trouxe-nos pela Sua Páscoa e, por essa razão, devemos estar sempre atentos aos chamados e ensinamentos do Senhor. 

 Matéria: Carmen Nogueira e Daniely Santos
Fotos: Cássia Pereira e Carmen Nogueira

Nenhum comentário:

Postar um comentário