quarta-feira, 12 de abril de 2017

Terça-feira Santa: No caminho do Calvário um encontro solidário


Foi na solidão sua maior dor, suor e sangue, angústia e amor
Lá estavam os três, Mãe solidária, Madalena arrependida e o Discípulo amado.
A  Paróquia/Santuário Nossa Senhora de Nazaré celebrou a Terça-feira Santa em clima de fé e penitência.Às 8h na Capela de Santo Antônio Padre Adeny  presidiu a Santa Missa com participação da APAE, logo em seguida, às, 9h, juntamente com Padre Rondineli, ministrou o Sacramento da Penitencia com confissão e absolvição individual dos pecados.
Às 18h30min a comunidade se reuniu mais uma vez para Celebração Eucarística na Igreja do Rosário e logo em seguida Procissão do Encontro com a pregação dos Sermões do Encontro e do Calvário.
Ao longo do itinerário realizaram-se meditações nos passinhos marcadas por pedidos a Deus para que olhe pela humanidade em suas muitas necessidades. O cortejo foi abrilhantado por motetos fúnebres executados pelo Coro e Orquestra e suavizado pela luz da primeira lua cheia do outono, a qual ali está sinalizando que essa marcha não terá seu termino no calvário. 
Na Entrada da Praça Nossa Senhora de Nazaré, Padre Paulo Marcelo G.Filho, proferiu o Sermão do encontro. "Encontro de corações na rua da amargura" onde a Mãe vem prestar sua solidariedade para com seu Filho.
Mediante esse encontro relembrou tantos outros encontros ocorridos na trajetória do Filho de Deus. Em todos os encontros,como no caso da Samaritana ou da adultera que ia ser apedrejada,a solidariedade partiu do coração de Cristo; nesses encontros "o pecado estava aos pés da Misericórdia", o homem Jesus erguendo o frágil pecador, na subida para o Calvário o apoio vem do olhar de compaixão da Mãe e da presença silenciosa, mas fiel de Madalena e do Discípulo João.
Nessa cena comovente o pregador retratou os tantos encontros vazios, marcados pelo relativismo, vividos em nossa sociedade. Tais encontros produzem prazer e sensação  de felicidade enquanto conduzem para a morte. A multidão presente na praça foi convidada a confiar no Senhor, em sua fidelidade e amizade, pois "nada está perdido perdido para Cristo".
Após o encontro os fiéis foram convidados a prosseguir na caminhada, mesmo abatido Jesus continuou sua subida para o calvário Ele estava ciente do seu destino, lembrou o pregador.
No Sermão do Calvário a comunidade ouviu palavras de incentivo à mudança de atitudes e comportamento, a fim de que a o poder atrativo da cruz possa de fato exercer sua eficácia sobre os corações.
"Deixe despertar essa pessoa adormecida ai dentro de você.Ela está gritando para sair,é preciso voltar e recomeçar. E ao voltar para as coisas triste, para os problemas, leva a fé e a esperança.Saiba que Cristo sempre te busca de novo onde quer que você esteja perdido Ele vai te encontrar.Mas que ao sair daqui hoje seu coração esteja pleno de Deus como esteve o coração de Maria."     

 Matéria- Carmen Mogueira
Fotos-Cássia Pereira e Helder Ramos 


    

Nenhum comentário:

Postar um comentário