quinta-feira, 31 de agosto de 2017

1º dia da Novena de Nossa Senhora de Nazaré

E ela disse SIM 
Depois de muitos preparativos, o Jubileu de Nossa Senhora de Nazaré do ano de 2017 teve início na quarta-feira (30) com o primeiro dia do Novenário dedicado à excelsa padroeira, Virgem de Nazaré. 
Como é de costume, todos os anos o interior do Santuário fica repleto de fiéis que se ajeitam em um cantinho do banco, encostados nas paredes que rodeiam a igreja e até mesmo sentados no chão, tudo isso para não perder nenhum detalhe visível ou espiritual desse marco na vida de todos os nazarenses; a hora de festejar a padroeira. 
Muitos são os sacerdotes que passam pela cidade nesse tempo agraciando os fiéis com sábias palavras e consagrando o Pão para que o mesmo seja alimento de muitos cristãos. O primeiro deles foi Padre Paulo Marcelo Daher Gomes Filho, pároco da Paróquia de Nossa Senhora das Dores em Dores de Campo que presidiu a celebração da Santa Missa.
Após a Missa, o hino de Nossa Senhora de Nazaré foi entoado solenemente pelo coro e pela orquestra, assim como também pelo povo de Deus ali reunido que sabe de cor esse cântico tantas vezes entoado, mas que a partir de 30 de agosto tem um sentido diferente e um tom de júbilo. 
A pregação da noite esteve a cargo do Reverendíssimo Padre Paulo que com as palavras certas soube tocar o coração da assembleia. Ele ressaltou a virtude mariana de dizer sempre SIM. Maria disse sim em Belém, em Nazaré, em Caná, em inúmeras coisas boas, mas também soube dizer sim em Jerusalém no alto do Calvário quando sentiu a dor indescritível de ver seu filho morto na cruz. 
Maria de Nazaré é exemplo de persistência, o que falta a muitos cristãos. Padre Paulo em sua reflexão mencionou o exemplo Santa Mônica que orou por 30 anos para que seu filho Agostinho se convertesse e hoje ele é um dos santos mais importantes da Igreja de Cristo. A menina dos olhos de Deus entrou no Mistério de Jesus e da Igreja da qual Ele é a cabeça graças a seus atos de força e fé que a fizeram permanecer de pé. 
Durante todos os Jubileus, todos os 152 já acontecidos e nesse 153º não será diferente, as pessoas se emocionam e são tocadas em algum momento, voltando para casa com uma força a mais. 
E quando chegar em casa? Bom, chegando em casa a depressão pode ser a Missa, as tormentas de um matrimônio frustrado podem estar no mesmo lugar, a dor causada pelos filhos pode permanecer intacta, pois Deus não oferece mágica, mas sim força. 
O próprio Cristo de fez presente na Sagrada Eucaristia e a bênção do Santíssimo Sacramento concluiu as orações do primeiro dia da Novena de Nossa Senhora.

O Grupo Hulma de São João del Rei marcou presença mais uma vez e fez uma linda apresentação fazendo o desagravo e a coroação do Coração de Jesus que padece de dores pelo desrespeito ao meio ambiente. 

Matéria: Rodrigo Augusto
Fotos: Carmen Nogueira

Nenhum comentário:

Postar um comentário