sexta-feira, 1 de setembro de 2017

2º dia da novena de Nossa Senhora

Resistir o mal até o fim
A saudação angélica das 18h anunciava que mais um dia de novena teria início. Nesse mesmo horário, o atendimento de confissões no interior do Santuário fazia com que o povo de Deus se preparasse melhor para as celebrações em honra da padroeira através do sacramento da reconciliação. Confessar-se é uma forma de estabelecer um propósito novo de vida, lutando contra os instintos humanos que fazem com que os homens caiam na tentação do pecado.
Eva, mãe dos viventes disse não no jardim do Éden quando Deus traçou com os primeiros habitantes da terra os caminhos da obediência. Isso fez com que todos fossem marcados pela mancha do pecado original. Afim de preparar para o seu filho Mãe que fosse digna dele, Deus preservou a Virgem Maria de tal mancha.
A Senhora de Nazaré, festejada todos os anos em Nazareno, disse sim e fez o oposto de Eva. O Sim de Maria trouxe consigo mais que uma confirmação aos desígnios de Deus, mas também um não às obras do pecado.
Maria disse não à soberba quando subiu as montanhas para ajudar Isabel. Maria disse não à vaidade quando fez do nada de uma gruta um tudo para seu filho nascer. Maria disse não à omissão quando intercedeu pelos noivos de Caná.
As múrmuras que insistem em assombrar os homens não estiveram presentes naquela que veio ao mundo para ensinar os dons da obediência, da persistência e da fidelidade. A pregação da noite do segundo dia de novena proferida magnificamente pelo Rev.mo Padre Paulo Marcelo exaltou as virtudes da Virgem de Nazaré e foi capaz de tocar o coração de todos que ouviam suas palavras, seja no interior do Santuário ou pelas ondas do rádio.
Graças ao sim de Maria, o Verbo se fez carne e se entregou por todos e mais ainda se perpetuou no mundo pelo mistério da Eucaristia. Jesus Eucarístico se fez presente na hora da comunhão na Santa Missa presidida pelo pregador da noite e também na bênção ao final da novena.

Coincidentemente, antes da bênção do Santíssimo as orações da novena são voltadas a Maria, pois ninguém melhor que Ela para conduzir e apresentar Jesus.  


Matéria: Rodrigo Augusto
Fotos: Cássia Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário