segunda-feira, 9 de outubro de 2017

5º dia da Novena em Honra à Mãe Aparecida

Das águas aos sinais de Misericórdia

 

No último sábado, 07, a comunidade participou do 5º dia de Novena dedicado à Nossa Senhora da Conceição Aparecida. O tema sobre o qual meditou-se naquela noite intitula-se "Das águas aos sinais de Misericórdia". A celebração eucarística teve início às 19h e culminou com a profunda reflexão de Pe. Rondineli Cristino, as preces cantadas e as belíssimas homenagens dirigidas à Mãe Intercessora.
Nesse contexto de grande comoção em virtude das graças e bênçãos derramadas pelo Senhor, a abertura da Santa Missa foi marcada pela entrada triunfal da Imagem de Nossa Senhora Aparecida, amorosamente conduzida por dois de seus filhos e filhas espalhados pelas terras nazarenenses e pelas regiões de todo o Brasil.
 
Em sua homilia, o pároco Rondineli destacou a misericórdia como palavra-chave para a compreensão do Amor imensurável que Nossa Senhora inspira e comunica na mais pura e singela gratuidade. Assim como tantos irmãos e irmãs despedaçados pelas dores do mundo, Nossa Senhora da Conceição Aparecida foi esfacelada também pela loucura e pela fúria de um homem confuso e transtornado, a quem ela soube perdoar como a todos nós. A partir disso, para dar o exemplo da infinita bondade que transcende todo e qualquer conflito, foi restaurada e restaurou consigo mesma o coração de muitos fiéis desamparados e suplicantes. "Nossa Senhora Aparecida nos ensina a ver e ofertar um gesto solidário ao coração do miserável", afirma Pe. Rondineli. Miserável que pode ter o mundo inteiro, mas continuará pobre de espírito se não exercer em atos e palavras a misericórdia exemplar da Mãe Santíssima.
Durante a Novena, o clamor dos irmãos presentes encheu de júbilo o momento de ação de graças pela constante intercessão de Nossa Senhora em nossas vidas.
Aos pés de Nossa Senhora, alimentos doados pelos fiéis reforçaram a importância da caridade por parte de todos.
A cerimônia foi concluída com honrosas homenagens prestadas à Mãe Aparecida. Os irmãos presentes contemplaram a face misericordiosa da Mãe e depositaram flores para simbolizar a pureza da Sua bondade e enfeitar o altar de onde Ela intercede pelos caminhos de seus filhos amados.

Portanto, cabe estender os ensinamentos da Mãe Aparecida aos instantes mais decisivos, importantes e corriqueiros. Tornar cada momento um sinal de misericórdia.
  
Matéria e fotos: Guilherme Augusto

Nenhum comentário:

Postar um comentário